RESUMO

As transformações políticas e econômicas ocorridas no mundo a partir da década de 1980, geraram profundas mudanças no modo de vida da população. Estes fenômenos podem ser conhecidos como neoliberalismos e/ou globalização. Para compreender esse processo, optei pela leitura da obra de Milton Santos: “Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal” (2003). Nesta obra, o autor analisa com profundidade as transformações das técnicas/tecnologias/aparatos que estão paralelamente ligadas ao cenário do capitalismo, que ao mesmo tempo, são conduzidas pelo grande capital econômico, apoiadas por muitos Estados, primeiramente, de países ditos desenvolvidos e, posteriormente, pelos Estados de países subdesenvolvidos. A difusão da globalização através das políticas econômicas utilizou-se de crescentes e novas técnicas de informação e comunicação para alcançar as mais distantes áreas do Planeta. Tais políticas econômicas se sobrepuseram aos Estados Nacionais. Consequentemente, atingiram povos, economias, culturas, enfim, a vida das pessoas em escala global. Uma das características da globalização foi a privatização de muitos setores públicos e a passagem do estado de bem estar social para o estado mínimo, isto é, menos Estado na intervenção da economia e mais marcado. Esse processo de globalização foi denominado pelo geógrafo Milton Santos de globalitarismo. Segundo este intelectual, o consumo passou a ser o grande fundamentalismo da sociedade contemporânea. Metodologicamente, realizei a leitura da obra supracitada. Após, realizei uma análise descritiva sobre o assunto. A oportunidade de estar em contato com está obra e com a exposição ideológica do autor, possibilitou-me, uma melhor compreensão do que foi, e do que ainda é, o processo de globalização, e seus efeitos perversos implicados sobre a maioria da população mundial e os bens naturais.  A leitura desta obra possibilitou-me a reflexão sobre a sociedade que temos e consequentemente, sobre a necessidade de uma outra organização societária possível e necessária.

Palavras chaves: Globalização, capitalismo, consumo, reflexões

DESENVOLVIMENTO

O que é globalização? E como chegamos a esse cenário? Essa e outras perguntas são objetos de estudos de Milton Santos, vinculados a ciência que diz respeito ao homem e as técnicas por ele produzida/criada/desenvolvida, entretanto ele relacionaa produção de “aparatos” a partir das necessidades “exageradas” e dofrequente consumo. Na verdade nem sempre o homem esteve tão preocupado com a produção e consumo como atualmente. Nos séculos passados a produção acontecia de forma mais pacifica, se produzia e se consumia sem a preocupação de uma produção em grande escala. Nos dias atuais a produção acompanha oconsumismo de maneira exagerada, onde ao mesmo tempo, o cidadão “comum”não consegue nem se quer abeirar-se das técnica mais simples presentes na sociedade.

Neste contexto, Milton Santos, em seu livro “Por uma outra Globalização”, dialoga sobre o progresso das técnicas/tecnologia vinculados ao capitalismo. De forma crítica e argumentativa, nos permite adentrar neste “universo” globalizado onde a globalização pode ser vista como fábula, como perversidade e ao mesmo tempo como uma possibilidade de abertura para um futuro e/ou para uma nova civilização planetária.

Milton Santos, nos faz refletir quando ele afirma que as técnicas da informação e da comunicação atingiram uma escala global generalizada, através dessa, participamos ativamente no compartilhamento de informações, que antes nos eram restritas. Nem sempre foi possível acompanhar os acontecimentos dos mais diversos países, mas nem por isso, podemos dizer que essas informações estão ao alcance de todos.

De forma lógica, se entende que nos quatro cantos do mundo, toda a população do planeta se encontra integrada a técnica da informação, mas essa ideologia está longe de ser verdade. Milton Santos afirma que vivemos num mercado dominador/escravizador, quedestaca uma homogeneização planetária da tecnologia, mas as diferenças são gritantes eprofundas e que nunca estiveram tão vivas nesse cenário tanto dentro como fora do próprio território.

Neste contexto, Milton Santos nos traz que, se retrocedermos historicamente ou cronologicamente, vamos perceber que na história da humanidade é a primeira vez que um conjunto de técnicas, sendo essa a tecnologia, envolve o planeta como um todo e faz sentir, instantaneamente, sua presença e, essa de forma totalitária, acaba que envolvendo a cada pais de forma direta ou indiretamente, permitindo conhecer o acontecer dos outros espaços/países/territórios.

Porém, nessa técnica, nem tudo está ao nosso alcance, nos é liberado restritamente as informações do qual a classe hegemônica e/ou hierárquica acredita ser necessária, por isso de forma seletiva as grandes empresas divulgam as informações, de modo que eles terão o controle de quais informações os demais indivíduos da sociedade estão tendo acesso. [...]