Reflexão em torno da Educação em Moçambique 

Wiltony Domingos Antamigo

            [email protected]   

Universidade Pedagógica – Delegação de Quelimane

1. Introdução

A educação é um processo de transmissão e aquisição de conhecimentos, princípios e valores morais de uma geração para a outra. Todavia, nos tempos actuais, diversos são os desafios por que passa. Senão vejamos. Os pais e encarregados de educação deixaram de desempenhar, efectivamente, o seu papel; os professores, entre outras dificuldades, não se dedicam e não trabalham condignamente; os alunos, por sua vez, não se dedicam aos estudos e à sua formação e por fim, os que definem as políticas educativas, fazem-no sem consultar as bases, elaboram e introduzem currículos que não se adequam à nossa realidade, criando, assim, um total desfasamento entre o ideal e o real.

De todos estes factos, o perigo reside, essencialmente, na separação dos actores responsáveis para a construção e produção de um processo educativo sólido e saudável. Diante deste cenário, a questão que se levanta é a seguinte: que estratégias serão levadas a cabo para a melhoria da qualidade de educação em Moçambique?

Para responder a esta questão, definiu-se como objectivo geral, o seguinte: reflectir em torno da actual situação da educação no país; e o seguinte objectivo específico: identificar as estratégias usadas pela sociedade na melhoria da qualidade de educação no país.