Qual é o tamanho da sua bagagem?

  • Adilson Batista Amelio

Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós.

1 Pedro cap. 5 vers. 7

Uma das coisas mais curiosas desta vida é que, quando a vida começa, nós temos apenas uma pequenina bagagem na mão. À medida que os anos vão passando, a bagagem vai aumentando. Porque existem muitas coisas que nós passamos a recolher pelos caminhos da vida. Coisas que, no início da nossa caminhada, não faziam parte do nosso dia-a-dia. Essas coisas podem ser facilmente identificadas como preocupações, angústias, expectativas exageradas, frustrações, decepções, entre tantas outras coisas.

Acontece que chega um determinado ponto do nosso caminho em que começa a ficar insuportável carregar tantas coisas desse tipo porque acaba ficando pesado demais. E diante de tal situação, nós nos vemos obrigados a escolher: ficar sentado à beira do caminho, esperando que alguém nos ajude, (o que é difícil, pois todos os que passarem por ali já terão sua própria bagagem) ou nós podemos aliviar este peso, esvaziando a nossa bagagem. Mas o que tirar?

O texto bíblico acima nos mostra claramente o que mais tem contribuído pra aumentar o peso da nossa bagagem pelos caminhos da vida; é a ansiedade. Ela nos desvia do foco, além de sugar a nossa energia e a nossa disposição de enfrentar os desafios desta vida. A ansiedade corrói a nossa alma e adoece o nosso espírito.

Existe ainda a questão da raiva e dos ressentimentos ruins que acumulamos ao longo desta vida e, isso sim, acaba aumentando e pesando demais dentro da nossa bagagem. Mas existem ainda algumas outras coisas, tais como a incompreensão, o medo, o pessimismo...

E quando refletimos sobre isso, somos dominados por uma espécie de desânimo que nos acorrenta sonhos e expectativas, nos bloqueando e também contribuindo para aumentar ainda mais o tamanho e o peso da nossa bagagem.

Para diminuir o tamanho e o peso da bagagem que carregamos na vida, existem algumas coisas que precisam ser retiradas da nossa bagagem, tais como; tristeza, decepção, angustia, ilusões, amarguras e, acima de tudo, a tão conhecida ansiedade. E só tem um jeito de nos livrarmos disso de uma forma definitiva; lançando tudo isso diante de Jesus. Não existe outra saída melhor do que essa! Saber que Ele cuida de nós é o grande segredo capaz de acalmar o nosso coração, diminuindo o tamanho e o peso da nossa bagagem emocional.

Além disso, precisamos contar com a ajuda de Jesus para nos ajudar a substituir os ingredientes da nossa bagagem por itens mais leves e mais saudáveis, tais como; força, esperança, coragem, entusiasmo, equilíbrio, responsabilidade, tolerância, bom humor...

Você deseja mesmo ter uma vida mais saudável e mais feliz? Aprenda a se livrar da preocupação, pois, afinal de contas, ansiedade e preocupação são, na verdade, uma espécie de irmãs gêmeas que servem apenas para aumentar o tamanho e o peso da nossa bagagem. O segredo da nossa felicidade depende de nos livrarmos dessas coisas, com a ajuda de Jesus!

  • Adilson Batista Amelio (Pastor, Advogado, Escritor e Professor).

Email: [email protected]