Qual é o seu maior sonho?

Indagou-lhe Jesus: “Que queres que Eu te faça?” Rogou-lhe o cego: “Raboni, que eu volte a enxergar!” Marcos cap. 10 vers. 51.

Através deste texto, hoje eu quero refletir, com você, sobre esta importante pergunta que pretendo usar como título deste artigo. O sonho de Bartimeu era voltar a enxergar e ele conseguiu. E você? Já conseguiu identificar qual é o seu sonho e como fazer pra transformá-lo em realidade? É justamente sobre isso que  eu quero escrever aqui e desejo muito poder te ajudar, de alguma forma, não somente na identificação dos seus sonhos, mas também na realização de todos eles, independente do tamanho dos desafios que você tenha de enfrentar. O objetivo principal aqui não é focar o aspecto religioso deste episódio, mas sim, as importantes lições de vida deixadas por este homem quando se viu próximo de Jesus.

Esta narrativa bíblica descrita acima tem muito a nos ensinar, pois traz, de forma implícita, o segredo que pode nos tornar capazes de transformar qualquer um dos nossos sonhos em realidade, independente das circunstâncias ou dificuldades enfrentadas ao longo da nossa caminhada.

Hoje eu não pretendo, neste breve artigo, discorrer sobre o contexto histórico e nem sobre a vida pregressa de Bartimeu. Vamos nos deter apenas no exemplo de foco, garra e determinação que ele deixa pra cada um de nós. Neste momento do texto bíblico, ele estava mendigando como única forma de sobrevivência. Imagino eu que ele estava sofrendo com as dificuldades e também com toda forma de preconceito social de sua época. Mas, independente de todas as dificuldades que ele pudesse estar enfrentando, ele nunca perdeu o seu foco; ele estava determinado em querer voltar a enxergar; desejava isso de forma intensa, só não sabia como poderia conseguir. Mas, quando percebeu que Jesus ia passando por ali, ele identificou que aquela era a sua grande e única oportunidade.

Neste exato momento, Bartimeu começou a colocar o seu plano em prática e é sobre isso que devemos aprender hoje.

Em primeiro lugar, ele parou de mendigar e passou a investir todo o seu tempo, esforço e dedicação na busca pela realização do seu sonho; a saber, voltar a enxergar. Muitos de nós, não conseguimos realizar os nossos sonhos porque não nos dispomos a seguir este princípio básico e elementar; investir tempo, esforço e dedicação em uma única coisa; a realização dos nossos sonhos. Muitos preferem não focar em nada de específico e passam pela vida desperdiçando seu precioso tempo “atirando” pra todas as direções sem perceber que, dessa forma, estão apenas perdendo a própria “munição”. Fala a verdade; quantas vezes eu e você nos encontramos exatamente nesta triste situação; desejando tanto uma coisa (voltar a enxergar), mas sobrevivendo igual a Bartimeu (esmolando) e fazendo apenas aquilo que não vai nos levar a lugar algum?  

Em segundo lugar, quando ele se dispôs a realizar o seu grande sonho, logo percebeu que não seria nada fácil chegar até a presença de Jesus. E é exatamente assim que acontece com cada um de nós; sonhar e desejar coisas boas e lindas, todos as pessoas desejam mas transformar isso em realidade não é tão fácil quanto se deseja. Mas, diante da dificuldade, o cego nos deixa mais um grande exemplo que precisamos seguir; ele persistiu! Já reparou que a grande maioria das pessoas até se dispõem a iniciar algum novo projeto de vida, mas, diante das dificuldades, acabam preferindo desistir? Nunca se esqueça desta importante lição deixada por Bartimeu; diante das dificuldades, persista e nunca desista!

Em terceiro lugar, uma forte “oposição se levantou contra ele”. Mas, como Bartimeu acreditava no seu sonho, ele escolheu resistir e enfrentar, sem desanimar. Se você estudar a biografia dos grandes vencedores, vai perceber claramente que foco, garra e determinação é uma marca comum à todos eles. E é justamente isso que aprendemos também através do exemplo de Bartimeu.  

Finalmente, esta é a conclusão que precisamos refletir neste momento: Qual é o seu maior sonho? Você quer transformar este sonho em realidade? Então se prontifique a identificar qual é este sonho. Pare de desperdiçar tempo e energia fazendo tantas coisas diferentes sem focar em nenhuma dela de forma específica. Saiba que dificuldades existem e sempre existirão diante de todo e qualquer desafio que a vida possa oferecer. Oposição é uma dura e triste realidade que eu e você também enfrentaremos ao longo do caminho, mas, se nós soubermos exatamente o que queremos, com certeza, vamos enfrentar corajosamente, sabendo que este é o segredo do sucesso diante de toda e qualquer situação, isto é; sempre persistir sem nunca desistir, além de nunca abrir mão da importância de não perder o foco diante das dificuldades do dia-a-dia.

Se este artigo foi importante, de alguma forma, na sua vida, não se esqueça de compartilhá-lo com seus amigos nas redes sociais e também deixar aqui abaixo o seu comentário.

No Amor de Cristo,

Seu Amigo e Pastor Adilson Batista Amelio.