Para sugerir alguns brinquedos para os bebês é importante saber que inicialmente a principal ocupação da criança de poucos meses é dormir, a partir dos três meses já começa a fixar o olhar em objetos que chamem atenção, principalmente os de forma redonda e luminosos. Por volta do 4° ao 5° mês o bebê se diverte em olhar ao seu redor, e fazer novas descobertas. Com 6 meses, acontece outra grande evolução: o bebê começa a olhar o mundo sentado, adquirindo assim uma nova perspectiva das coisas, aos 8 meses começam a engatilhar, adquirindo progressivamente as habilidades necessárias. À medida que as semanas passam, sua curiosidade aumenta e ele começa a explorar com interesse tudo ao seu redor, então cabe a nos professores ofertar uma ambiente que favoreça o desenvolvimento da criança.

Para que ocorra o desenvolvimento motor grosso sugerimos brinquedos como: bolas coloridas; boneco e pancada (João bobo); balanço; móbiles coloridos, túnel para engatilhar, cadeira de balanço; barco de balanço; caixa grande de papelão para passar por dentro e sentar, brinquedos para puxar e empurrar e bolas grandes para jogar e procurar.

Já para o desenvolvimento motor fino sugerimos: chocalhos; barris e formas para empilhar; bola; argola com chave; painel de atividades; argola para morder; bonecas e bichos de borracha, brinquedo de plástico para a água; brinquedos simples como martelo para bater; bonecos para vestir; almofadas com formas presas, com zíper, botões grandes; quebra cabeça de madeira com pinos para segurar em bloco.

Para que a criança construa podemos entregar para ela brinquedos como: blocos de caixa para empilhar e derrubar; vasilhas de plásticos de varias formas pra encher e esvaziar; bolas de borracha grande e média; brinquedo para areia: pás, baldinho, vasilha, moldes; blocos grandes e macios, blocos grandes de papelão cobertos com tecidos; materiais que empilha, com encaixe: cubos, barris ; cestos plásticos usados para lavanderia.

Já a parte sociemocional orientamos, brinquedos como: almofada macias, bonecas bichos em uma peça só e sem enfeites soltos, fantoche de face feliz, triste; jogos sociais, livros e brinquedos; fotografias grandes de pessoas da família ou objetos /animais; vasilhas com tampas; dois telefones de brinquedo; animais de borracha.

Quando queremos incentivar para que a criança desperte a curiosidade, indicamos brinquedos como: bichos com recheio; bola com multi-textura; bola com reentrâncias; vários tipos de chocalho; xícara plástica para beber; livros com varias textura: veludo, cetim, renda, pelúcia e pano de toalha; colheres de madeira grande e pequena; livros de pano e papelão grosso; cubos e formas que empilham e quebra cabeça de uma a três peças, de papelão duro ou madeira com pinos para pegar.

Já para desenvolver a linguagem podemos utilizar: álbum de fotografia, objetos com movimento que estimule a fala; carrinhos, caminhões, barcos, ônibus em uma ou duas peças; vídeo com musica de ninar, rimas ou vozes de animais; avental grande com bolsos para objetos familiares e livros cm pequenas rimas e sons;

Através do brinquedo a criança estará aprendendo e aperfeiçoando seu desenvolvimento em diversos aspectos, sendo elas: físico, psíquico; cognitivo e social, o docente age como mediador nesse processo, oportunizando aos pequenos a imaginação, o prazer e ajudando a criar a sua identidade, através de uma simples atividade proposta.

 

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected]. JONER DAVI GOETTERT (2) graduado em: Geografia: Especialista em Educação Infantil e professor na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.  RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em: Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. RENATA RODRIGUES DE ARRUDA;  Especialista em Educação Infantil. Email: [email protected] ROSILENE NUNES DA SILVA - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis

Baseado no livro CPT- do nascimento ao primeiro ano do bebê- Prof° Luciana Fiel