Fernando Domingos Fernando Gamboa

Licenciado em ensino de filosofia com habilitação em ensino de história pela universidade pedagógica de Moçambique

Mestrando em ciências políticas e relações internacionais pelo instituto superior de ciências e tecnologia Alberto Chipande em Moçambique

Contacto electrónico: [email protected]

Beira Moçambique -2017

Psicopedagogia e o seu impacto na prática docente

Resumo

 

O presente trabalho intitulado, psicopedagogia e o seu impacto na prática docente tem como objectivo analisar o impacto da psicopedagogia dentro da actuação de docentes nos estabelecimentos de ensino e aprendizagem, acentua-se demonstrar a psicopedagógica como instrumento de actuação de profissional da careira docente todavia, importa referenciar acções psicopedagógicas de docentes no processo de ensino aprendizagem. Daí que importará a aplicabilidade de método de pesquisa bibliográfico e hermenêutico com vista a construir e desconstruir literaturas que visa abordagem em desenvolvimento. Nos últimos dias, tem si verificado um grande desastre sobretudo no aproveitamento de estudantes no processo de ensino aprendizagem e uma ignorância na aplicação de conhecimentos psicopedagógicos dos docentes para com seus estudantes. Entretanto, esta problemática sublinha um problema a seguir. Ate que ponto a psicopedagógica torna útil na prática docente? Através desta questão, somos submetidos a um a variedade de suposições que no acentua na concepção de que o desempenho de docente profissional deve ser medido com a formalidade de aplicabilidade dos princípios da psicopedagogia. Assim como o sucesso de um docente profissional deve ser medido com o reflexo da aplicabilidade de conhecimentos da psicopedagogia.

Palavras-chave: psicopedagogia, útil, docente, profissional e o desempenho

 

 

 

 

 

 

 

Introdução

O artigo que toma como titulo psicopedagogia e o seu impacto na prática docente que está virado a pesquisa sobre a psicologia da educação; parte da concepção de que nos últimos momentos as práticas docentes não se consolida com os fundamentos da psicologia da educação. Razão pela qual se vive a situação de inexistência de qualidade de ensino. Tendo observado isso, nos motivou com clareza no sentido de abordarmos o tema em curso.

Portanto, a existência de alguns professores sem a formação psicopedagógica bem como a existência de professores sem experiencias psicopedagógicas são aplicações que subscreve a ausência de um produto que a sociedade seja acolher. Assim, diante deste cenário.

 Ate que ponto a psicopedagógica torna útil na prática docente? Esta questão, submete-nos a objectividade de analisar o impacto da psicopedagogia dentro da actuação de docentes nos estabelecimentos de ensino e aprendizagem; demonstrar a psicopedagógica como instrumento de actuação de profissional da careira docente bem como referenciar acções psicopedagógicas de docentes no processo de ensino aprendizagem como factores determinantes do progresso de estudantes.

Ao percurso historio, a psicopedagogia é encarada como um instrumento indispensável sobretudo nas práticas docentes. A psicopedagogia se apoia em resolução dos problemas recorrendo uma diversidade de campos de saberes como a Pedagogia, a Psicologia, psicologia da educação, e outras variedades de saber com vista a, dignificar-se como um campo de conhecimento sólido e construtivo com pospositivo de criar um diagnóstico sobre os estudantes que tem transtornos de aprendizagem. Importa referir que o trabalho está estruturado de seguinte modo: Psicopedagogia como instrumento de prática docente; o compreender a psicopedagogia, actuação metodológica, crise da actuação psicopedagógica nas escolas, avaliação de desempenho do profissional docente (psicopedagogo) e a função da psicopedagogia na pratica docente, Considerações finais e bibliográfica

 

 

 

1.psicopedagogia e o seu impacto na prática docente

No decurso histórico, o homem se sentiu motivado em se especializar na psicopedagógica no sentido de resolver os problemas que lhe inquietava no processo de aprendizagem. Com isso, no campo de formação de docentes, verificou-se a introdução da psicopedagogia como um elemento chave no estágio da preparação. A psicopedagogia na docência, reveste-se no conteúdo científico que visa uma preparação sólida e construtiva dos profissionais formados na área de docência. Entretanto,

Nesses últimos tempos, percebe-se o acréscimo de profissionais buscando compreender melhor esse processo. O espaço profissional da Psicopedagogia reúne diversos profissionais como psicólogos, pedagogos e psicopedagogo, cuja actividade está relacionada com a maneira como as pessoas, que têm dificuldades de aprendizagem, aprendem e se desenvolvem. Buscam-se intervenções por meio de actividades que são pensadas e elaboradas individualmente de acordo com a necessidade de cada sujeito, com o objectivo de ajudá-lo a superar suas dificuldades, (Braga &Buzzi, 2009,p.3806).

Assim a psicopedagogia passa a tomar uma objectividade de analisar todos os procedimentos que visa um atraso na aprendizagem. Com isso o docente tende como elemento que lida os discentes, importa-lhe em adquirir estes conhecimentos no sentido de conseguir levar acabo a esta tarefa nobre de fazer um a acompanhamentos a todas as crianças que ao longo do processo educativo demonstrar os sintomas de dificuldades de aprendizagem.

A falta de conhecimento a respeito das dificuldades de aprendizagem fez e, ainda faz, com que os alunos com dificuldades sejam encaminhados para profissionais das mais diversas áreas de actuação. Isso fez com que se criasse uma consciência da necessidade de uma formação mais globalizante onde uma única pessoa fosse apta para actuar de forma mais objectiva, eficaz e fazer com que os atendimentos se centralizassem num só profissional, facilitando o vínculo do aluno com o processo de aprendizagem e assim resgatar o prazer de aprender. Vê-se então, que o papel da Psicopedagogia, que é a área que estuda e trabalha com o processo da aprendizagem e suas dificuldades, deve englobar vários campos do conhecimento. O atendimento psicopedagógico que antes era restrito a clínicas particulares, começa a contribuir aos poucos, para a diminuição dos problemas de aprendizagem nas escolas e assim reduzir os altos índices de fracasso escolar (Braga &Buzzi, 2009,p.3808).

A psicopedagogia como ciência, vem necessariamente corresponder a problemática de aprendizagem que certas crianças apresentam. A partir deste ponto, a psicopedagogia se afasta de um atendimento clínico onde outrora prestava serviço e passa a dedicar-se exclusivamente ao processos que dificultam a aprendizagem.

1.2. Compreender a psicopedagogia

Falar da psicopedagogia hoje é referir uma ciência que tem como objecto de estudo aprendizagem. Psicopedagogia surgiu numa tentativa de analisar os procedimentos que visa uma compreensão sobre o processo de ensino aprendizagem em relação aos problemas que os discentes apresentam sobretudo no domínio epistemológico. Entretanto, de uma forma geral a psicopedagogia recebe alguns auxílios de outros saberes como forma de fundamentar e resolver as problemáticas que ao decorrer da aprendizagem das crianças se identificam.

Desta forma a escola passa a ser lugar privilegiando em resolução destas problemáticas que se vive. A psicopedagogia se objectiva que todos os profissionais docentes se devem interessar em monitorar as dificuldades da criança e os vários procedimentos s envolvidos numa situação de aprendizagem. Entretanto,“crianças com dificuldades de aprendizagem necessitam de atendimento específico, o que evidencia que em certos casos a escola não consegue resolver todos os problemas desta ordem sozinha, necessitando de ajuda de um profissional especializado”(Braga &Buzzi,2009,p.3810).

Assim sendo, os psicopedagogo,

Alegam que muitos dos problemas apresentados por seus alunos ocorrem devido a uma patologia, um distúrbio e este para ser diagnosticado necessitam de um psicólogo. Por conta desse pensamento esses professores recorrem a esse profissional e reclamam da ausência deste na escola, pois acreditam que os alunos necessitam de um tratamento psicológico. De acordo com isso visam o psicopedagogo como o profissional adequado a suprir essa ausência, pois este possui conhecimentos psicológicos e pedagógicos entendendo melhor as dificuldades, os distúrbios de aprendizagem apresentados por esses alunos (Marques, (s/d),p.14).

Significa que a aquisição de conhecimentos psicopedagógicos constitui um valor importante na vida dos estudantes que apresentam problema de aprendizagem. Dai torna-se obrigatório que todos os elementos que incorpora a prática de ensinar, são chamados a possuir conhecimento da psicopedagogia no sentido de conseguir se lidar sobre os transtornos de aprendizagem. Entretanto, a psicopedagogia na prática docente constituí conhecimentos que na verdade o profissional da careira docência se deve importar-se de tais conhecimentos no sentido de saber se lidar com os estudantes que realmente padecem alguns transtornos que impede uma aprendizagem significativa.

 De acordo com Bossa, (2011, p.48) citado por Anjos e Dias (2015),

A psicopedagogia surgiu com o intuito de ajudar as pessoas com problemas de aprendizagem, e seus ramos de actuação situam-se, sobretudo, nas acções preventivas em instituições e na clínica com atendimentos individualizados. Portanto, a psicopedagogia propõe-se a buscar uma resposta para os conflitos na aprendizagem com técnicas de trabalho que podem ser desenvolvidas de maneira individual ou em grupo, para assim resgatar a vontade de aprender, de modo a observar quais factores, possivelmente, podem contribuir ou não para a processo de ensino-aprendizagem.

Entretanto, a psicopedagogia se interessa em resolução de problemas de impede de certa forma o processo de aprendizagem. A psicopedagogia deve ser compreendida como uma ciência que da relevo as respostas das dificuldades ou seja questões ligadas ao processo de aquisição de conhecimento no processo de ensino aprendizagem.

O interesse em resolução ou seja de dar respostas aos problemas ligados ao processo de aprendizagem, foi um veículo que ate então circunda a existência do saber psicopedagógico como uma ciência.Com isso, hoje a psicopedagogia leva ao cabo todos os problemas que os estudantes de qualquer grau de ensino apresentam no intuito de solucionar meios alternativos que visa a satisfação de desenvolvimento sadio e construtivo da aprendizagem.

Por isso, torna-se importante para o psicopedagogo compreender como acontece a aprendizagem. E alguns teóricos, sobretudo, da área da psicologia podem auxiliar no entendimento de algumas dessas questões. Para o estudo foram seleccionadas algumas das teorias que subsidiam a psicologia, dentre as quais destacamos o behaviorismo, o humanismo e o materialismo-histórico (Anjos & Dias, 2015, (s/p)).

Daí que o docente indispensavelmente é chamado a adquiri conhecimentos psicopedagógicos. No sentido de corresponde e de se adaptar sobre a realidade que as crianças vive com vista a dar uma satisfação coesa e coerente sobretudo nas problemáticas de aprendizagem. Entretanto, a psicopedagogia torna ate certa ferramenta importadíssima de aprendizagem.

A psicopedagogia tende ser olhada como uma solução de todos os problemas que ao longo da vida dos estudantes poderão ser seleccionados. A psicopedagogia torna-se nesse contexto chave de sucesso para todos os problemas apresentados por pessoas que realmente padecem alguns distúrbios e outros problemas que impede uma aprendizagem. Daí que a aquisição de conhecimentos a respeito de a psicopedagogia constitui uma vantagem meramente significativa no homem como ser ensinante.

1.3.Actuação metodológica

A grande questão que pode ser levanta é: como de forma metodológica, o docente pode corresponder a essência da psicopedagogia?

[…] Envolvimento da Psicopedagogia com o processo de normalização, na medida em que os saberes psicopedagógicos constituem estratégias para reinserção e readaptação de alunos desviantes e, ao mesmo tempo, legitimam a permanente necessidade de intervenção junto a esses alunos. Trata também do envolvimento da Psicopedagogia com a gestão do risco social, destacando o fracasso escolar como materialização, no campo da educação, do risco social. E por fim, trata do envolvimento da Psicopedagogia com o deslocamento do ensino para a aprendizagem retomando o conceito de fracasso escolar primeiro na pedagogia curativa e depois nos três enfoques que orientaram os discursos e as práticas pedagógicas: organicista, cognitivista e terapêutica (Braga &Buzzi,2009,p.3812).

Entretanto, fica claro que aquisição do saber psicopedagógico e sua aplicabilidade no processo de aprendizagem constitui uma acção metodológica interessante. Com isso queremos referir que um docente na medida em que observa um aproveitamento negativo do estudante, deve constituir uma preocupação. Daí tende interferir no sentido de apurar as causas que impede na verdade a sua aquisição do conhecimento aprendido na sala de aula. De salientar que acção metodológica observa-se na medida em que o docente com seguem gerir de forma inteligente os processos que impede as crianças aprender.

A assessoria pode acontecer também junta aos pais ou familiares de alunos que apresentam dificuldades de aprendizagem. Nesse caso, geralmente, o atendimento acontece fora do ambiente escolar e assim, dificilmente o psicopedagogo irá criar vínculos com o grupo, já que seu trabalho, na maioria das vezes, acontece semanalmente, quinzenalmente ou até mesmo mensalmente. Outra vertente é quando o psicopedagogo é contratado pela instituição para compor o quadro de sua equipe de trabalho, juntamente com o director, coordenador, orientador educacional, professores, alunos, pais, familiares e outros segmentos e, assim tem oportunidade de interagir directamente com o cotidiano das acções desenvolvidas na instituição (Braga &Buzzi,2009,p.3816).

Actuação metodologia do docente munido com conhecimento psicopedagógico, envolve de certa forma os encarregados dos discentes que apresentaram problemas de aprendizagem. com isso pretende-se dizer que n a medida em que docente detecta uma anomalia na aprendizagem de uma determinada criança, acção metodológica envolve a participação de encarregado de educação da criança no sentido de  adoptar mecanismos em comum para suprir a problemática.

Para a efectividade deste processo é necessário que haja um

delinear a trajectória percorrida para garantir a presença do psicopedagogo no espaço escolar para que através de saberes próprios da área, integrados as áreas afins, possam actuar na prevenção e na intervenção apropriada a fim de entender e minimizar os problemas de aprendizagem. Para tanto, porém, é necessário que se lute pela implantação de fato, do que já está estabelecido em lei (Braga &Buzzi,2009,pp.3816-3817).

Em Moçambique verifica-se a inexistência de especialistas da área psicopedagógica que possa corresponder as problemáticas de aprendizagem que as crianças ao longo do processo escolar apresentar. Neste contexto, o docente passa a tomar um lugar de especialista, uma vez que ao longo da usa formação adquiriu conhecimentos que visa a psicopedagogia com intuito de saberem se lidar com essas questões de transtornos de aprendizagem.

Com isso, acção da docência deve ser interventiva, projectado e planificado e reconhecido pela escola e a comunidade no sentido de demonstrar que o professor para além de ensinar, também lhe cabe a tarefa de sobrecarregar as dificuldades da aprendizagem que certas crianças vão apresentar ao longo do seu processo aprendizagem.

Acção metodológica visa ao docente minimizar e dinamizar todos os procedimentos que impede uma aprendizagem de uma criança. Acção metodológica no contexto psicopedagógica chama o docente a ser um activo nos estudantes, isto poderá possibilitar a detectar certos problemas de aprendizagem que as crianças irão apresentar ao longo do percurso estudantil. Todavia, toda a problemática que os estudantes vão apresentar no que concerne a aprendizagem para uma

recuperação desses alunos e a superação das dificuldades a psicopedagogia necessita integrar-se com os saberes de outras áreas de conhecimento como a psicologia, a neurologia, a psicolinguística, a psiquiatria, a fonoaudiologia e outros. Cremos que, actualmente, a psicopedagogia começa a escrever uma nova página na sua trajectória histórica, pois a necessidade de inserção de um psicopedagogo nas escolas se faz cada vez mais necessária frente aos problemas da educação (Braga &Buzzi, 2009,p.3817).

De salientar sempre é importante na acção metodológica o docente, pedir a intervenção de outras especialistas no sentido de ajudar as crianças que apresenta transtornos na aprendizagem.

Numa época em que os alunos estão sendo vistos como indivíduos sem motivação, que acreditam na escola como um lugar para resolver seus problemas e inclusive interferir directamente em sua aprendizagem e seu crescimento enquanto indivíduo o docente fica perdido, pois se encontra envolvido nos diferentes papéis que a escola passa assumir nesse momento. Com as implicações existentes no processo de aprendizagem dos indivíduos surge a necessidade do docente verificar se sua actuação em sala de aula promove ou não aprendizagem tornando-se uma preocupação geral. Para que o professor valorize e acredite no processo de aprendizagem de seus alunos é necessário que o mesmo compreenda qual conhecimento possui sobre sua prática, buscando alternativas que auxiliem na correcção de determinadas posturas e problemas de actuação em sua rotina educativa passa ser uma necessidade. Uma das primeiras alternativas que se deve buscar é relacionar as práticas docentes com a actuação psicopedagógica, pois essa relação contribuirá na ampliação do espaço de actuação do psicopedagogo nas instituições de ensino e auxiliará na superação dos desafios educacionais vivenciados actualmente. Um dos grandes desafios que se apresenta na actualidade é compreender qual aprendizagem é adequada para formar indivíduos participativos, activos, críticos e conscientes de suas atitudes nessa sociedade moderna (Marques, (s/d),p.8).

Entretanto, fica a ideia de que o professor tende ser capaz de auxiliar os conhecimentos da prática docente com conhecimentos psicopedagógica. Olhando a sala de aula como um espaço desejável para relacionar os seus conhecimentos como docentes e como psicopedagogo. Desta maneira poderá corresponder com os desafios que a educação de forma geral enfrenta.

Entretanto, na aplicabilidade de fundamentos psicopedagógicos o docente tende ser activo e consciente na tentativa de criar uma mudança na aprendizagem. Assim com que os seus próprios alunos sejam, críticos, activos e maduros na aprendizagem. Contribuindo para o desenvolvimento da sociedade. Entretanto, o docente é chamado a pautarem por um profissionalismo significativo. Com isso, todas as estratégias metodológicas tende ser empenhadas e deve ser levado a cabo no sentido de fazer um acompanhamento serio que resulta na actual situação das crianças que padecem transtornos de aprendizagem.

1.4.Crise da actuação psicopedagógica nas escolas

 Em Moçambique, os docentes formados e não formados com conhecimentos psicopedagógicos não aplicam e nem desempenham suas tarefas e elevando os conhecimentos psicopedagógicos nas salas de aula.

A preocupação de docentes moçambicanos a pena se restringe no transmitir o conteúdo programado e não preocupação de saber se o aluno demonstra algum problema de carácter de aprendizagem ou não. Isso significa que os docentes não desinteressam em compreender a vida dos seus estudantes.

O docente deve compreender os estudantes quer, como seres humanos, são seres instáveis. Assim sendo, existe também neles a possibilidade do melhor e do pior, quer dizer, uns com melhores possibilidades do que os outros (Mazula, 2013, p.62).

Na perspectiva de Mazula, os docentes devem actuar como psicopedagogo que conseguem aglutinar as diferenças de aprendizagem. Desta forma, serão capazes de identificar estudantes que não têm problema de aprendizagem e estudantes com problema de aprendizagem.

Para tal, Mazula, fundamenta que é necessário que o docente conheça os seus estudantes e que os compreenda no sentido de solucionar todos os problemas que visa dificultar a aprendizagem. Todavia, é importante, sabermos que actuação psicopedagógica nas escolas é meramente importante por que

Pode-se inferir que o psicopedagogo actua na escola de modo a fomentar o pensamento sobre as diferentes demandas que surgem no âmbito escolar. Seu trabalho pauta-se na possibilidade de desenvolver no aluno a capacidade de tornar-se mais consciente e activo no seu próprio processo de aprendizagem. Para isso, faz-se necessário que o psicopedagogo tenha uma escuta e um olhar diferenciado sobre cada sujeito, cada grupo, e cada contexto. Com o estudo, foi possível levantar e reunir uma gama de conhecimentos sobre a história, as principais influências e as áreas de actuação da psicopedagogia (Anjos & Dias, 2015, (s/p)).

Portanto, a ilustração de Anjos e Dias, versa quão é importante a pratica psicopedagogia na docente nas instituições de ensino. A psicopedagogia possibilita a existência de uma aprendizagem exaustiva e significativa. a crise de actuação psicopedagógica nas escolas  causa um efeito extremamente negativo no aproveitamento pedagógico dos estudantes. Moçambique hoje discute sobre a questão de qualidade ensino.

 Mas não se reflecte compreensão os factores que advêm ou seja que contribuiu para uma má qualidade de ensino. A crise da actuação psicopedagógica nas escolas pode contribuir significativamente na ausência de qualidade ensino no nosso país.

Razão pela qual, todos os mecanismos que visam uma aprendizagem devem ser analisadas e debatidas no sentido de contribuir significativa para uma mudança de cenário que vive em Moçambique no que diz respeito a inexistência de qualidade de ensino. Chamamos crise de actuação psicopedagógica na medida em que se verifica a existência enorme de crianças com problemas de ordem de aprendizagem sem nenhum acompanhamento e nem assistência. Como resultado se afastam de aproveitamento pedagógico positivo.

Alegam que muitos dos problemas apresentados por seus alunos ocorrem devido a uma patologia, um distúrbio e este para ser diagnosticado necessitam de um psicólogo. Por conta desse pensamento esses professores recorrem a esse profissional e reclamam da ausência deste na escola, pois acreditam que os alunos necessitam de um tratamento psicológico. De acordo com isso visam o psicopedagogo como o profissional adequado a suprir essa ausência, pois este possui conhecimentos psicológicos e pedagógicos entendendo melhor as dificuldades, os distúrbios de aprendizagem apresentados por esses alunos (Marques, (s/d),p.14).

O conhecimento de problemas que afecta aprendizagem nas crianças é o resultado de implementação ou seja de aplicação de conhecimentos psicopedagógico na sala de aula. Nas escolas moçambicanas temos um número muito considerável de crianças com distúrbios e outras patologias que dificultam o processo de aprendizagem.

Todavia, a inexistência de actuação ou seja de acampamento a essas crianças, chega-se a uma concepção de que temos perante a uma de actuação psicopedagógica nas escolas. Entretanto Isso leva a uma qualidade de ensino não desejável. Em muitas vezes os transtornos de aprendizagem contribui com a taxa elevada de desistência dos alunos no processo de ensino aprendizagem.

A crise de actuação psicopedagógica é o reflexo de existência de professores sem competências que diz respeitos a psicopedagogia. Com isso é necessário que haja um treinamento regular de conhecimentos psicopedagógicos que visa suprir a tal crise.

1.5.Avaliação de Desempenho do profissional docente (psicopedagogo)

 Quando se fala de avaliação de desempenho do profissional docente (psicopedagogo) refere-se o resultado da aplicabilidade de conhecimentos psicopedagógicos na parte de docentes.

 De acordo com Moraes (2010,p.4) citado por Anjos e Dias (2015, (s/p)) fundamenta que

A avaliação psicopedagógica é um processo que o psicopedagogo deve cumprir e têm que envolver diferentes actividades, é nesse momento que o psicopedagogo decide quais serão as estratégias de intervenção. Na avaliação psicopedagógica é feita uma análise sobre a aprendizagem do sujeito tentando compreender como e quando começou o problema. Para fazer uma avaliação é preciso que sejam realizados alguns procedimentos como uma entrevista inicial, com o motivo da queixa, análise do material escolar, diversos modelos de actividades em diferentes disciplinas, testes que verificam o nível de desenvolvimento e sondagens.

Neste contexto, a avaliação de desempenho do profissional docente como psicopedagogo é observado pelo resultado de uma avaliação psicopedagógica. A avaliação psicopedagógica quer exige uma intervenção de estratégias que visa diagnosticar os alunos que apresentam problemas de aprendizagem. De seguida a avaliação de despenho é medido nas mudanças observadas nos alunos que outrora apresenta problemas de aprendizagem.

Para os professores proporcionarem essa aprendizagem necessária, precisam compreender que eles também são corresponsáveis nesse processo de actualização da sua prática pedagógica. Os docentes acreditam que existe uma receita, seguem rotinas antigas e antiquadas, suas posturas e ações não permite mudanças, acreditam que se essa prática diária dava certo no passado proporcionando aprendizagem neste momento actual continuará surtindo o mesmo efeito (Marques, (s/d),p.7).

A avaliação do desempenho do profissional docente é o reflexo de suas actividades diárias na sala de aula. Na verdade ser um profissional visa uma transformação d sociedade através de princípios e fundamentos adquirido ao longo do percurso da sua formação. Todavia, a má preparação na formação, resulta de um, desempenho cada vez mais negativo.

Geralmente, esses tipos de indivíduos a maior preocupação está na aquisição do capital no final do mês. Não se preocupa em perceber se os seus estudantes estarão a estudar alguma coisa ou não. Não apresenta um interesse pelos seus estudantes. És a razão da existência de um número considerável de crianças com problemas de saber ler e escrever. Em suma pretende-se reafirmar a uma ausência significativa de qualidade no ensino. 

1.6.A função da psicopedagogia na prática docente

A psicopedagogia na prática docente é indispensável, visto que tratasse de uma ferramenta de carácter tão relevante no contributo de desenvolvimento da aprendizagem nas crianças. Entretanto,“A colaboração do professor, pois o psicopedagogo faz um estudo sobre as necessidades do grupo, mas precisa da ajuda de todos da escola. Para que o aluno volte a ter prazer em aprender o professor tem que se esforçar para auxiliar e gerar a integração” (Anjos & Dias, 2015, (s/p)).

Com isso a função da psicopedagogia reside em resolve os problemas que as crianças apresentam ao longo o processo de aprendizagem. És a razão, que a intervenção de professor no sentido de fazer um acompanhamento de criança com dificuldades de aprendizagem é extremamente importante e como não bastasse a sua intervenção serve de uma motivação objectiva para a integração do aluno no processo de aprendizagem normal. Mas para tal o professor é chamado a vestir-se de saber gigante de psicopedagogia.

Nesse caso, o psicopedagogo passa a realizar um trabalho em conjunto com outros profissionais contribuindo em diversos aspectos como metodologia, avaliação, relacionamentos entre outros. O psicopedagogo pode também actuar junto aos pais na busca de melhorias nas relações entre pais e filhos frente aos desafios de um mundo em constante mudança. Outra vertente ainda é a presença do professor que também é psicopedagogo, ou seja, o professor-psicopedagogo que irá actuar directamente com seus alunos em sala de aula, o que favorece o relacionamento de proximidade, de confiança, propiciando um melhor conhecimento das possíveis dificuldades de aprendizagem dos alunos e intervindo no sentido de prevenir ou minimizar possíveis dificuldades de aprendizagem (Braga &Buzzi,2009,p. 3816).

A psicopedagogia na prática docente contribui para aquisição de conhecimentos que visa ao mesmo tempo o professor ser capaz de identificar, diagnosticar crianças com c problemas de aprendizagem e posteriormente fazendo-as um acompanhamento significativa junto aos outro profissionais com intuito de uma integração normal de actividades de aprendizagem de crianças. A psicopedagogia contribui para os docentes na meteria de ajustamentos de conhecimentos didácticos para com crianças necessitada.

2.Considerações Finais

            Após uma abordagem sobre a psicopedagogia e o seu impacto na prática docente, sobre chega-se a ideia de que há uma relevância muito enorme dos profissionais de docência na medida em que os tais conhecimentos lhe levam a ser um ser aprendente e ao mesmo a ser um ser ensinante no círculo de coordenadas de modalidades de aprendizagem. A psicopedagogia contribui significativa na prática pedagógica docente na sala de aula.

A psicopedagogia tona útil na prática docente na medida em que se ocupa nas estratégias de detecção e acompanhamento de crianças com dificuldades de aprendizagem numa determinada sala. De igual modo consideramos que na medida me que o professor vai detectando crianças com dificuldades de aprender, deve pedir outras interveniente no sentido de criar um reforço que visa trazer a criança no ambiente normal da aprendizagem.

 Em Moçambique aplicabilidade de conhecimentos psicopedagógicos na prática docente ainda constitui um desafio enorme. Visto que grande parte de docentes se preocupa muita mais com o salário do que com o próprio rendimento do aluno no processo de aprendizagem.

Todavia, tende haver uma mudança na consciência, porque na verdade, a psicopedagogia constitui ferramenta indispensável no processo de ensino aprendizagem. O resultado de aplicabilidade de conhecimento da psicopedagogia reside na melhoria de qualidade de educação, numa aprendizagem significativa e notória nos estudantes. Os conhecimentos da psicopedagogia possibilita aos docentes a se lidarem com problemas de aprendizagem que irão encontram nas salas.

Portanto, a psicopedagogia tende ser encarada como uma chave para aprendizagem de crianças com dificuldades. Neste âmbito, o professor é visto como um individuo psicopedagogo que de certa forma possui essa chave para reactivar e fazer aprender as crianças com dificuldades no contexto de aquisição de conhecimentos. Com isso recomendámos que os docentes sejam cada vez mais activo, criativos, honestos, e sérios e que aplique os seus conhecimentos psicopedagógicos na sala de aula com dignidade, coesa e precisão no sentido de ajudar as crianças com poderão demonstrar dificuldades de aprendizagem.

 

Bibliográfica

Anjos,E.K.O.Dos & Dias, J.R.A (2015). Psicopedagogia: sua história, origem e campo   

         de actuação. Recuperado em

https://www.fals.com.br/revela20/ed18/elza_anjos.pdf

Brasa, C.A.R.F & Buzzi, E.R. (ori) (2009). O Estado do conhecimento a cerca da

Psicopedagogia escolar no Brasil. Recuperado em

https://midia.unit.br/enfope/2013/GT8/A_PRATICA_DOCENTE_SOB_UMA_PERSPECTIVA_PSICOPEDAGOGICA.pdf

Marques, A.P.C. (s/d). Aprática docente sob uma perspectiva psicopedagógica.

Recuperado em

https://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2009/anais/pdf/3172_1632.pdf

Mazula, B. (2013). Utopia de Pensar a Educação. Maputo, Moçambique: Alcance

Editor