Introdução:

Através do desenho da criança podemos fazer uma observação detalhada pode ser até um pequeno rabisco.  A criança pode demostrar no desenho suas emoções, sentimentos, a criança transmitir no desenho o mundo que ela vive tristezas alegrias traumas vividos dentro de casa ou fora do convívio com seus pais. 

Desenvolvimento: É por isso a importância do olhar clínico da professora e da psicopedagoga clínica da psicóloga nos atendimentos psicológicos e da professora na sala de aula. Por isso em cada desenho as crianças reflete sua simbologia do que eles querem passar para a pessoa quando a criança faz um desenho muito escuro está demostrando com os seus pais vivem dentro do lar, ou seja, é óbvio que no desenho eles representam seu emocional, afetivo, social segundo o psicanalista Lacan é preciso observar a posição dos desenhos dentro do seu contexto linguagem desenhada para rever se a criança está tentando regatar sua infância aos três anos ou provavelmente as crianças sempre gostam de relembrar aos seus pais como eles eram quando bebê ai eles costuma desenhar eles para a professora, psicopedagoga clínica, psicóloga.  

Conclusão: O Desenho é essencial para o desenvolvimento infantil, além de ser uma atividade muito divertida, é uma forma de expressão e também de socorro dependo do que a criança está passando na lacuna que se encontra sem falar que o desenho é o divisor de águas entre a síntese da linguagem oral e escrita da criança no desenrolar das suas emoções nesse conteúdo a criança pode desenhar uma carinha chorando ou uma carinha rindo brincando nos seus sentimentos mais ocultos pode está suas descobertas pelo mundo e as pessoas que a rodeia no seu cotidiano.

Em um pequeno pedaço de papel pode está o lúdico de uma criança o desenho é uma das principais atividades na educação infantil o desenho contribuir em vários aspectos, entre eles; coordenação motora, visão, movimento das mãos, organização do pensamento da criança, construção das noções espaciais e outros aspectos cognitivos muito importantes para a alfabetização. Quando nos deparamos com o desenho de uma criança, muitas vezes conseguimos ver uma lógica ou um sentido por isso aviso importante aos pais nunca despreze o desenho do seu filho eles estão demostrando o lado sentimental emocional falando através do desenho o amor que sente por vocês pais sendo assim senhores pais mães aprenda uma lição; nunca machuque um coração porque você pode está dentro dele pense nisso. Pegue o desenho da criança se for um coração guarde com muito amor, carinho, dedicação, se for algo muito obscuro procure a professora do seu filho converse com ela sobre o desenho e ai então pode ser que a criança esteja precisando de atendimento psicológico com os profissionais da área da saúde são eles; psicopedagoga clínica, psicóloga para melhor avaliar a criança no seu universo. Por que cada criança com seu universo e com seu iceberg vamos quebrar cada geleia de dentro de cada criança. Sendo assim cada pai tem que começar descobrir seu filho por isso quando eu tiver um filho vou procurar fazer uma entrevista com meu filho todos os dias para saber com foi o dia dele a importância do diálogo com a criança é a peça fundamental do quebra cabeça da você descobrir seu filho.

Fundamentação teórica: ’’ Não restam dúvidas de que hoje há insegurança sobre a educação dos filhos. Existem teorias diversas para os pais: como educar!  Qual o caminho!   Uma coisa é certa: as atitudes firmes e coerentes são fundamentais na educação dos filhos ‘’. A educação dos filhos depende da instrução dos pais sendo assim não existe educação sem amor os pilares da educação dentro do cenário desenho na infância podem está relacionado na base da sua criação, no entanto a família é uma árvore precisar dá bons frutos porque geralmente os filhos têm os pais com centro dos bons frutos das boas estações na prática da vida as pessoas idealiza que a árvore que não produzir bons frutos é apedrejada mais precisamos lembrar que não é bem assim aprendemos não fazer pré – julgamentos das pessoas mais antes precisamos conversar aconselhar as pessoas na sua poesia das  ideias  .  Eu costumo dizer que há muita diferença entre educação e instrução, muitos são instruídos e poucos são educados.   O Conhecimento da criança é algo que a criança já traz consigo segundo o pensador britânico John Locke a mente da criança é uma tela em branco uma tábua rasa que os poucos o professor vai preenchendo com informações e vivências. 

Precisamos antes de tudo fazer uma analise do antecessor e sucessor da criança nas suas dimensões em que elas se encontram sejamos sábios em atitudes e passamos com pais observar o seu filho por que a fase de bebê passa rápida a infância no abrir de olhos e a adolescência é igual ao rio ninguém jamais tocará a mesma água duas vezes nessa fase surgir as grandes descobertas da vida a fase adulta é onde amaduremos com um despertador para a vida precisamos plantar nossas árvores para não vivemos na sombra de ninguém vivemos um processo de metamorfose vamos aos ciclos exemplos; A lagarta vira borboleta sai do casulo néctar vira mel e ela cria asas e voa em busca de seus sonhos da liberdade independência bem assim somos nós o tempo todo o ciclo se fecha e aprendeu seguir nossos caminhos a mesma casa tem portas abertas pessoas certas nunca são tarde para voar alto nova manhã. Olhando para o outro lado da criança ela se encontrar o tempo todo no seu imaginário nos seus pequenos e grandes rabiscos na sua imagem de querer a atenção, o cuidado carinho dos pais afetividade de uma criança está no seu olhar e quando essa criança desabafa com seus pais ou muitas crianças não conseguir desabafa com seus pais com vergonha, mas com a sua professora ou psicopedagoga clínica psicóloga a criança sente mais conforto ou talvez mais liberdade de se expressar falar os seus sentimentos emoções escondidas na sua mãozinha ou no seu pezinho do coração. 

‘’Mensagem com psicopedagoga clínica: O que eu quero dizer com tudo isso! Muitas vezes julgamos alguém por aquilo que vermos sobre ele o que vermos é apenas a ponta do iceberg de um enorme bloco de gelo: aviso importante procure atende com o olhar clínico e com o coração por isso nunca julgue uma criança ou um adulto adolescente... ’’ Por isso não procure julgue o filme de alguém por apenas uma cena que você viu e muito menos se compare! Você é único no teatro da vida em tempos tão incertos que tal espalhou as sementes do amor em cada atendimento psicológico com psicopedagoga clínica. ’’

Referências Bibliográficas:

‘’Autora do projeto: psicopedagoga clínica professora especialista sala de recursos atendimento educacional especializado: Adinelma Alexandre da Silva ‘’ Número de inscrição no \ REGISTRO DE OCUPAÇÃO CBO: 2394\25 Exame de proficiência para o mestrado em educação ano 2019 Universidade Federal de Sergipe publicadora de trabalhos científicos pela revista Web artigos membra desde 2010. Cordelista em formação com literaturas de cordel. 

Dê asas a uma criança e ela provavelmente descobrirá suas emoções e conhecerão suas imaginações no oculto das suas palavras à lâmpada do conhecimento aparecerá na sua mente acesa. Autora. Adinelma Alexandre da Silva

 

PENSAMENTO REFLEXIVO: ‘’ A vida do professor é pesquisar buscar sempre o seu embasamento teórico e prático e não há como fugir disso.... ’’ Ser um docente sem ser pesquisador é estar fadado ao fracasso. ’’ Autora da frase professora especialista psicopedagoga clinica: Adinelma Alexandre da Silva