Projeto Telejornal O VAGALUME: múltiplas linguagens, diversas formas de expressões e o uso das TDICs

Autoras: Luciana Cristina da Silva Evangelista[1]

               Gabriella Fernanda Evangelista da Mota[2]

RESUMO: Trata-se de um projeto que dialoga com múltiplas linguagens, diversas formas de expressões e o uso das TDICs, na perspectiva de investir no conhecer; analisar; construir competências a partir de pesquisa e sua materialização por meio do telejornal. Objetiva-se desenvolver competências de leitura, produção de textos, trabalho em equipe, comunicação oral, e a utilização das Tecnologias de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O projeto Telejornal O VAGALUME é trabalho em quatro etapas: pesquisas e estudo das temáticas em sala de aula, essas em conformidade também com o programa estabelecido no currículo; preparação dos estudantes e dos materiais para gravações e edições dos vídeos; postagem na internet, com autorização prévia dos pais/responsáveis. A utilização de recursos tecnológicos como celular, computador e softwares de edição vídeos, programa de edição de textos. Todos os recursos são utilizados conforme o que norte o fazer pedagógico.

PALAVRAS-CHAVE: múltiplas linguagens. Educação, TDIC, gêneros e tipos textuais, comunicação, aprendizagem.

  1. INTRODUÇÃO

O presente projeto é concebido a partir da concepção de que o ensino e aprendizagem podem e devem caminhar de mãos dados. Est é um trabalho que tem como meta manter diálogo com múltiplas linguagens, diversas formas de expressões e o uso das TDICs, na perspectiva de investir no conhecer; analisar; construir competências a partir de pesquisa e sua materialização por meio do telejornal. Objetiva-se desenvolver competências de leitura, produção de textos, trabalho em equipe, comunicação oral, e a utilização das Tecnologias de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.

O projeto Telejornal O VAGALUME é trabalho em quatro etapas: pesquisas e estudo das temáticas em sala de aula, essas em conformidade também com o programa estabelecido no currículo; preparação dos estudantes e dos materiais para gravações e edições dos vídeos; postagem na internet, com autorização prévia dos pais/responsáveis. A utilização de recursos tecnológicos como celular, computador e softwares de edição vídeos, programa de edição de textos. Todos os recursos são utilizados conforme o que norte o fazer pedagógico.

Bem, como servir de contributo para todos os que buscam pelo sucesso da escola dentro e fora do cotidiano da educação escolar, como, por exemplo, a arte pelo uma pessoa constrói sua estrutura cognitiva, seu desenvolvimento, quer seja mediado ou não por uma pessoa mais experiente. Para tanto, utilizou-se a literatura existente relacionada com Gêneros e Tipos textuais abordando os mais diversos assuntos proposto pelo conteúdo programático e dos de interesses dos estudantes, Inovação Pedagógica, Tecnologia de Digitais de informações e comunicação, outros.

 Como profissional de educação e considerando ainda o diálogo com os estudantes da educação básica, mediante as dificuldades encontradas em diversas disciplinas entre elas na Língua Portuguesa, Matemática surgiu o interesse na construção de um telejornal como caminho significativo na aprendizagem. O referido caminho toma corpo através do projeto de intervenção “Telejornal O VAGALUME”, criado e utilizado como atividade para o processo de ensino-aprendizagem, assim como para tornar possível aos estudantes a capacidade de serem criativos, criar e recriar, bem como estimular suas habilidades cognitivas, sociais e intelectuais.  

Justifica-se este por compreender que, quando o ensino proporciona o aprender a aprender a partir do fazer, o estudante é preparado para desenvolver a autonomia para sua própria aprendizagem.

Diante disso, as transformações ocorridas no processo educativo, a construção de um novo paradigma deve romper a estrutura ainda presente das visões tradicionais e fabris penetradas na educação escolar. Vale salientar que o papel da escola ainda é bastante confuso em relação aos saberes dos estudantes acerca do que se aprende e do que é ensinado.

Toffler (1973) pondera o seguinte:

 

Estamos criando e usando ideias e imagens a um ritmo cada vez mais veloz. O conhecimento, assim como as pessoas, como os lugares, como as coisas e como as formas organizacionais, está entrando na categoria das coisas que se usam e que, depois de usadas, jogam-se fora (TOFFLER, 1973, p. 134). 

 

A escola não deve O ambiente escolar não deve trabalhar como mera ferramenta de reprodução, de números, de uma sociedade hierarquizada e desigual, mas sim como cenário de humanização, de evolução pessoal, de aprendizagens.

 

 

  1. CAMINHO PERCORRIDO

 

A mudança vai além de uma dimensão técnica do processo. [...] Mudar pressupõe uma ruptura por dentro, para libertar das amarras com estabelecido e redefinir em outro modo de pensar e agir. (FARIAS, 2006, p.43).

Antes de descrever o processo metodológico do caminho percorrido para este projeto “Telejornal O VAGALUME”, importante fazer aqui menção a Política de Inovação Educação Conectada, essa apoiada pelo Plano Nacional de Educação, com objetivo da “universalização do acesso em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.” (Art. 1ºCONGRESSO NACIONAL, 2014). Isso é muito bom, mas enquanto não acontece resolvemos rotear a internet do meu próprio celular com os demais estudantes.

O processo dar-se-á em seis etapas como: Definição da matéria para ir ao ar; Divisão dos grupos de trabalhos; Divisão e atribuições das atividades; Produção dos textos; Gravações; Edições e postagens dos das gravações.

PRIMEIRA ETAPA - Definição da matéria para ir ao ar

            Nesta primeira etapa os estudantes escolhem dentre os assuntos estudados durante as aulas o que melhor prouver para ir ao ar, com isso há um exercício de verificação e fixação da aprendizagem, depois compartilhados em rede sociais como Face book, YouTube, outros.

 

SEGUNDA ETAPA - Divisão dos grupos de trabalhos

            De maneira voluntários, com a condição de que o grupo seja formado por 5 a estudantes.

 TERCEIRA ETAPA -  Divisão e atribuições das atividades

            Cada grupo cria seu projeto de atividades conforme as fichas com as indicações das tarefas ( Sorteio das tarefas para cada grupo).

            As tarefas são:

  • Pesquisas sobre atualidade;
  • Assuntos promovidos em sala de aula;
  • Datas cívicas, religiosas e movimentos por causas nobres, outros;
  • Produção de textos;
  • Roteiro para gravações;
  • Escolha de imagens para ir ao ar;
  • Outras atividades lançadas pelos protagonistas – estudantes.

QUARTA ETAPA - Produção dos textos

            Essa etapa tem por objetivo a produção de textos dos assuntos estudados em sala de aula que serão avaliados quanto a grafia das palavras e coesão textual.

QUINTA ETAPA -

As gravações serão realizadas nas aulas de Arte e Informática.

SEXTA ETAPA

Edições e postagens dos das gravações serão realizadas parte nas atividades do professor e parte nas aulas de Arte e Informática.

 

  1. O CONHECIMENTO EM BENIFÍCIOS DE TODOS

 

Construção de uma escola para o processo de educação democrática, onde as pessoas se comunicam e se envolver coletivamente com objetivos educacionais e futura direção desejada. Está aberto à ruptura dos limites de classe e suas paredes invisíveis que restringe a liberdade de ir além aqueles de educação reprodutiva, como máquina  castradora da ação criativa. O projeto Telejornal Vagalume abre portas para melhorar o enriquecimento dos conteúdos curriculares. Ainda, neste estudo é importante a apropriação do Currículo de Pernambuco -  documento que tem embasamento legal os Parâmetros Curriculares de Pernambuco - PCPE (2012). Bem, como outros documentos que norteiam a educação escolar.

As Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDICs, ferramentas dessa nova era, vêm contribuindo no processo de ensino e aprendizagem. Conforme  Lalueza, Crespo e Camps (2010),

 

A tecnologia contribui para orientar o desenvolvimento humano, pois opera na zona de desenvolvimento proximal de cada indivíduo por meio da internalização das habilidades cognitivas requeridas pelos sistemas de ferramentas correspondentes a cada momento histórico. Assim, cada cultura se caracteriza por gerar contextos de atividades mediados por sistemas de ferramentas, os quais promovem práticas que supõem maneiras particulares de pensar e de organizar a mente. (LALUEZA, CRESPO E CAMPS, 2010, P. 51).

 

Nesse sentido, a utilização das TDICs provoca mudanças na forma de socializar e interatuar com outras pessoas, bem como na maneira de cooperar e compartilhar informações, entusiasmando nos procedimentos de ensino e de aprendizagem.

 

  1. DEMONTRAÇÃO DE ATIVIDADES

 

Ainda são comuns práticas associadas às datas cívicas, sociais e/ou religiosas trabalhadas nas escolas apenas como mera comemoração, sem lembrar-se das muitas lutas travadas para ser incorporada no cenário mundial como pensamento libertador. Para tanto é fundamental compreender os caminhos associados as datas simbolizadas por um número nos calendários.

O papel da educação escolar é entender as transformações e mudanças da sociedade, estar ligada aos acontecimentos do local e do mundo a fim de proporcionar ação reflexiva dos fatos.

            Portanto, O VAGALUME trabalha de maneira interdisciplinar com atividades diversificadas gerando situações de aprendizagem que favorecem aos estudantes à busca de novos conhecimentos. Ainda, possui característica inovadora, pois permite ao professor ações capazes de mediar os estudantes conforme a realidade de cada, bem como o contexto em a escola está localizada, não limitando- a as questões locais.

            O trabalho pedagógico baseado em projeto é uma discussão que vem sendo discutida já a muito tempo. Conforme Dewey (1967) “a educação é um processo de vida e não uma preparação para a vida futura e a escola deve representar a vida presente tão real e vital para o aluno como a que vive em casa, no bairro ou pátio”.

 

  1. Sugestões de assuntos

Dia Internacional da Mulher ou Dia da Mulher é comemorado anualmente em 8 de março, e não é considerado um feriado nacional. Trata-se de uma celebração de conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres ao longo dos anos, sendo adotado pela Organização das Nações Unidas e, consequentemente, por diversos países.[3]. Esse assunto  está  no ar na primeira edição do nosso Telejornal O VAGALUME.

            O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março. A data foi instituída pelo Decreto nº 84.631, de 12 de abril de 1980 com efeitos em todo o território nacional. A data é comemorada no dia 12 de março por essa ser o dia do nascimento de Manuel Bastos Tigre (1882 - 1957), que é considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil.[4]

 

Início do Outono, também chamado Equinócio de Outono acontece entre os dias 20 e 21 de março. Esta estação, que sucede o verão e antecede o inverno, termina entre os dias 20 e 21 de junho. Nesta estação os dias começam a ficar mais curtos e as noites mais longas e a temperatura, antes elevada no verão, começa a esfriar. O clima é ameno, sendo não tão quente quanto no verão, e ainda não tão frio quanto no inverno. As folhas caem e chove com menos frequência, além do que a umidade do ar é inferior e a ocorrência de ventanias e nevoeiros é maior.[5]

Dia Internacional contra a Discriminação Racialé celebrado anualmente em 21 de março. Esta é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. A luta contra a discriminação racial só começou a se intensificar no Brasil após a Constituição Federal de 1988, que incluía o crime de racismo como inafiançável e imprescritível.[6]

Dia Internacional da Síndrome de Down é celebrado anualmente em 21 de março. A data tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da luta pelos direitos igualitários, o seu bem-estar e a inclusão das pessoas com Down na sociedade. A Síndrome de Down não é uma doença, mas sim uma mutação do material genético humano, presente em todas as raças.[7]

Dia Internacional das Florestas e da Árvore é comemorado anualmente em 21 de Março, no hemisfério norte. A data serve para conscientizar as pessoas sobre a importância que os biomas florestais possuem para o sustentamento da vida em todo o planeta. Várias organizações não governamentais, escolas e empresas promovem atividades de arborização e reflorestamento pelas cidades de todo o mundo, criando os chamados "espaços verdes". No Brasil, o Dia da Árvore e Florestas tem um significado ainda mais importante, já que o país acolhe a maior floresta do planeta: a floresta amazônica. Origem do Dia Internacional das Florestas e da Árvore Em 10 de Abril de 1872, o norte-americano Julius Stirling Morton promoveu no estado do Nebraska, nos Estados Unidos, um dia dedicado às ações de reflorestamento e arborização de zonas centrais das cidades. A data ficou conhecida como "Arbor Day". Em 1971, quase um século depois da iniciativa de Stirling Morton, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura - FAO, estipulou o dia 21 de Março como o Dia Internacional das Florestas. A data marca o início da primavera no hemisfério Norte. No hemisfério Sul, a data é comemorada também no começo da primavera, em 21 de Setembro.[8]

Dia Mundial da Água é comemorado anualmente em 22 de março. Esta data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta. Para isso, todos os anos o Dia Mundial da Água aborda um tema específico sobre este mineral de extrema e absoluta importância para a existência da vida. A conscientização sobre a urgência da economia deste recurso natural e como utilizado com cuidado é uma das principais metas do Dia da Água. [9]

             Outras atividades seguem a estrutura de pesquisa online para fundamentação teórica de conteúdos das futuras gravações que vai ao ar no Telejornal O VAGALUME.  Vale salientar, que O VAGALUME tem sua versão impressa quinzenal.

Acesse o vídeo–Telejornal O VAGALUME

https://youtu.be/e1HmZ6WNTMw

 

REFERÊNCIAS

 

MORAN, José Manuel, MASETTO,Marcos T. et al. Novas tecnologias e mediação pedagógica. – 21ª ed. rev. e atual. – Campinas, SP: Papirus, 2013.

CURRÍCULODEPERNAMBUCOhttp://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/17691/CURR%C3%8DCULO%20DE%20PERNAMBUCO%20%20EDUCA%C3%87%C3%83O%20INFANTIL%20E%20ENSINO%20FU%20NDAMENTAL%20%20ANOS%20INICIAS%20E%20ANOS%20FINAIS%20%20CADERNO%20DE%20CI%C3%8ANCIA%20S%20E%20MATEM%C3%81TICA%20.pdf. Acessado em 16 de janeiro/2019.

FARIAS, Isabel. Inovação, mudança e cultura docente. Brasília-DF: Liber Livros, 2006.

LALUEZA, J. L., CRESPO, I., & CAMPS, S. (2010). As tecnologias da informação e da comunicação e os processos de desenvolvimento e socialização. Em C. Coll, & C. Monereo (Orgs.),Psicologia da Educação Virtual: aprender e ensinar com as tecnologias da informação e da comunicação (N. Freitas, Trad., pp. 47-65). Porto Alegre: Artmed.

TOFFLER, Alvin. Choque do Futuro. Lisboa: Edição Livros do Brasil, 1973.

 

[1] Professora Mestre e Doutora em Ciências da Educação – Especialista em Psicopedagogia.

[2] Graduanda em Pedagogia.

[3] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

[4] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

[5] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

[6] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

[7] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

[8] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/

[9] https://www.calendarr.com/brasil/dia-internacional-da-mulher-8-de-marco/