PROJETO – MONITORIA – Ensino Fundamental II.

...“Um momento a mais...”

                                                                                                       Maria Aparecida Vieira

                                                                                                                           

O projeto de MONITORIA desenvolvido no âmbito escolar é tentar construir uma cultura de cooperação dentro da sala de aula, através de mudanças de atitudes e conscientização de importância de um grupo na construção do conhecimento mútuo. Também com isso é proporcionar momentos de conviver com as diferenças, gerenciando conflitos, melhorando as relações humanas e com isso oportunizando ficar atento aos seus sucessos e fracassos. Desta maneira são trabalhados de maneira cooperativa os conteúdos conceituais, atitudinais e procedimentais, desenvolvendo dessa forma uma discreta responsabilidade consigo e com o outro e principalmente aprendendo tanto a conviver como a respeitar e aprender com o próximo.

OBJETIVO GERAL DO PROJETO:

Consiste principalmente em uma estratégia de colaboração do educando MONITOR com os outros educandos para que haja promoção dos processos de aprendizagem.

RESULTADOS ESPERADOS COM O PROJETO:

. Desenvolver o interesse pelo seu próprio processo de aprendizagem e do colega, aumentando a sua autoestima e valorizando-o como sujeito protagonista de sua história e do seu grupo.

. Explorar sempre o potencial de cada educando para favorecer a apropriação do conhecimento e sempre respeitando a opinião do outro, interagindo com o diferente e aprendendo a compartilhar.

. Saber ouvir e sempre respeitar a opinião do outro.

. Promover uma convivência interagida entre todos os componentes do grupo e entre os grupos.

COOPERAÇÃO – CIDADANIA  E DIVERSIDADES

Com o presente PROJETO percebem-se nitidamente os vínculos de amizades, respeito e solidariedade entre os MONITORES e os educandos, pois a cada ação e também atividade e pelo vocabulário deles ser mais próximo do que dos professores, sentem-se mais seguros e confiantes no que diz respeito ao rendimento escolar.

ENVOLVIMENTO DA FAMILIA E COMUNIDADE ESCOLAR:

É de suma importância a presença da família junto ao educando, proporcionando a eles uma segurança, um apoio com relação a sua aprendizagem, eles querem o olhar de todos para com o seu desenvolvimento e se sentem mais seguros. A participação de toda a comunidade escolar ajudando a superar obstáculos a construir novos horizontes, os enriquecem, sentem uteis e importantes no seu meio. Então de forma direta e indiretamente, participam das ações entre todos, e tudo isso é ministrado e trabalhado dentro ou fora do âmbito educacional tendo sempre a participação especial dessa comunidade escola, família, docentes e discentes. Desta forma é que o conhecimento prévio acontece de forma mais leve e com a participação de todos, existindo assim uma troca mutua de conhecimento e uma aprendizagem junto a todos, sempre um favorecendo o outro.

RESULTADOS ALCANÇADOS

A pratica de MONITORIA, em sua aplicabilidade, na qual os estudantes mais adiantados e preparados do Ensino Fundamental II auxiliam na instrução e na orientação dos colegas do Ensino Fundamental I. Intenta-se aqui argumentar que, quando o PROFESSOR opta por trabalhar com MONITORES, ele assume o papel de LIDER, de forma a orientar, mediar e coordenar efetivamente as aprendizagens, utilizando-a como estratégia para possibilitar experiências profissionais aos EDUCANDOS e futuros EDUCADORES.

“O papel do EDUCANDO para o desfecho final das aprendizagens é mais decisivo do que o papel dos EDUCADORES”.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

Tiba, Isami  Disciplina: limite na medida certa. Novos Paradigmas, Integrare Editora, 80ª ed., 2008;          

Freire, Paulo - Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Editora Paz e Terra, 1967.