Introdução

Com o desenvolvimento tecnológico, o mundo tem vivido grandes transformações, que tem acarretado impactos e desafios nas mais diversas áreas, dentre elas, a corporativa, educacional e residencial. A introdução da Tecnologia da Informação como ferramenta tem sido motivo para profunda reflexão nos valores e posturas dos profissionais da área de TI, visto que envolve mudança de paradigmas. Nos dias atuais existem mais “coisas” conectadas a internet do que possamos imaginar, em contrapartida mais de 99% das coisas ainda não estão conectadas a internet.

O presente trabalho propõe o desenvolvimento de um projeto no qual a “Internet das Coisas” é utilizada como uma ferramenta aliada no controle de níveis de tinta e manutenção de impressoras. O uso de softwares controladores de impressão e avisos de níveis de tinta é essencial para o controle de gastos excessivos com insumos, pois grande parte de entupimento nas cabeças de impressão são ocasionados pelo ressecamento ou falta da tinta. Como resultado para o uso do equipamento que possui o software de otimização, há a possibilidade de emissão de relatórios mensais de consumo, podendo ser utilizada por pequenas empresas com a finalidade de gerar economia para um melhor controle de gastos com insumos. Estes relatórios serão enviado utilizando as boas práticas da internet das coisas (Internet of Things ou IoT), um conceito que dispõe que a maioria dos dispositivos que utilizamos diariamente está conectada entre si pela Internet, e tem por objetivo principal facilitar a realização de atividades diárias prezando pela integração de serviços, segurança e agilidade e nos processos.

2. OBJETIVOS

Com o uso cada vez maior da tecnologia da informação tem aumentado a necessidade de estudos que demonstrem como essa ferramenta pode de fato contribuir para a construção do conhecimento e como facilitador impactante na vida das pessoas. Assim, a preocupação em analisar as metodologias aplicadas e seus resultados motivou o desenvolvimento de inúmeros estudos dentre eles como utilizar a internet das coisas para gerenciar pessoas, processos, dados e coisas.

2.1Objetivo Geral

Propor um projeto que seja possível aplicar através da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT), gerar relatórios de impressão que possam ser enviados por e-mail ou sms para o administrador da rede ou usuário final, constando os dados de impressão, dentre eles o consumo de níveis de tinta, proporcionando maior economia para o usuário e o consumo consciente da impressora.

2.2 Objetivo Específico

Criar um projeto no Packet Tracer, para verificação de como é possível receber notificações sms ou por e-mail dos níveis de tinta utilizados e relatórios de impressão. Demostrar que é possível o proporcionar economia na tinta de com o uso consciente da impressora utilizando recursos da Internet das Coisas (Internet of Things ou IoT).