1 – Introdução

No decorrer dos estudos acadêmicos na área de Gestão Pública pude perceber o quanto é importante o conhecimento, ou melhor a busca do conhecimento principalmente nos meios sociais e de desenvolvimento, em caráter local ou regional.

Esta compreensão de mundo, este aperfeiçoamento nas práticas públicas se devem ao vasto e dinâmico material na qual podemos pesquisar e que nos é fornecido. A própria história colabora, mostrando ao pesquisador um vasto caminho a seguir, confunde-se a história com a natureza – enquanto uma é fonte inesgotável de saber, por tratar da evolução da sociedade, a outra, é fonte inesgotável1 de matéria-prima, “COISA” indispensável a sobrevivência desta sociedade.

Para este trabalho, tomei a liberdade de transformar o questionário exigido em artigo, atitude ousada por que tratarei dos três assuntos principais - PROBLEMAS EM COMUM – MODERNIZAÇÃO DA AGRICULTURA – INDUSTRIALIZAÇÃO BRASILEIRA – de forma composta e unificada. Neste desafio não seguirei a ordem comum, talvez seja mais compreensivo inverter os períodos para chegar ao PROBLEMA EM COMUM.