RESUMO: PRIMEIROS SOCORROS PARA A INSOLAÇÃO 

Amanda Gabrielle Souza Cunha*, Laila Nunes Pereira*, Thaís Cristina Campos de Sousa*.

*Discentes do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

A insolação é uma problema sério causado pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso. Ela ocorre quando a temperatura corporal passa dos 40ºC, fazendo com que o mecanismo de transpiração falhe e o corpo não consegue se resfriar. No momento da insolação a temperatura do organismo aumenta, o que pode causar a perda de água e de nutrientes importantes do organismo.

A insolação é considerado emergencial, já que se não for tratada o mais rápido possível pode trazer problemas ao cérebro, rins, coração e músculos.

Normalmente  ela acontece quando o individuo fica muitas horas na praia, piscina e também quando se anda muito na rua com o sol quente. Nesses casos é recomendado usar protetor solar, óculos de sol, chapéus, bonés, para se proteger do sol quente.

FATORES DE RISCO

Não beber líquidos adequadamente;Ter doenças crônicas (como diabetes);Algumas pessoas têm mais risco de terem insolação como:Crianças e bebês; Idosos; Pessoas com problemas que levam a desidratação, como quem tem gastroenterite;E também pessoas que praticam atividades extenuantes, como atletas, soldados e trabalhadores que realizam atividades que envolvem esforços físicos sob o sol, podemos citar os pedreiros.

PREVENÇÃO

O primeiro passo é evitar exposições ao sol por muito tempo, principalmente no horário em que a temperatura pode estar mais alta: das 10h às 16h. É fundamental usar protetor solar, bonés, chapéus e óculos de sol quando for andar na rua ou for à praia.

Além disso, é bem importante se manter hidratado. Beber muita água, água de coco e sucos naturais.

TRATAMENTO

O tratamento para insolação é feito diminuindo a temperatura corporal do indivíduo. Resfriar o corpo aos poucos é o mais indicado, assim, pode-se oferecer água fresca, colocar ele na sombra em local ventilado e fresco, e também cobrir sua pele com panos molhados em água fresca, nunca pode ser água gelada.

Em, situações mais graves é preciso ter o atendimento médico urgente, como por exemplo em casos de  alteração de consciência ou de vômitos

No hospital, o individuo terá que ficar sob observação, além de receber hidratação por via oral ou soro para repor os eletrólitos.

Os desconfortos que a insolação provoca costumam passar em um ou dois dias. Mas, quando associado a queimaduras graves na pele e desidratação severa, o problema pode continuar por um maior tempo.

PRIMEIROS SOCORROS

Após  chamar a emergência, o objetivo dos primeiros socorros em casos de insolação é tirar a pessoa do calor e diminuir sua temperatura corporal. Para isso é necessário:

Colocar a vitima em  um local fresco, com sombra e ventilado; Remover o máximo de peças de roupa possível e se estiver consciente mantê-la em repouso e com a cabeça elevada; Aplicar compressas com água fresca ou banho frio se tiver a possiblidade.

REFERÊNCIAS

MINHA VIDA. Insolação: sintomas, tratamentos e causas.2014. Disponível em: Acesso em: 18 de outubro  de 2018

SILVEIRA, Elzio Teobaldo da; MOULIN, Alexandre Fachetti Vaillant.  Primeiros Socorros: Queimadura, insolação e intermação.2016. Disponível em: http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudo_frame.asp?cod_noticia=1135. Acesso em 18 de outubro de 2018

VIANA, Aleksana. Saiba quais são os Sintomas de insolação. 2018. Disponível em: