PREVENÇÃO DE QUEDAS EM IDOSOS

            O número de pessoas idosas crescentes nos últimos anos e a projeção da expectativa da quantidade de pessoas idosas nos próximos anos faz com a preocupação com esse público aumente e que medidas preventivas sejam realizadas.

         A redução da capacidade funcional através do envelhecimento e a perda da autonomia dos idosos acabam excluindo os mesmo do ciclo social e aumentando a dependência de cuidadores e de familiares.

         Redução da força muscular, redução de funções sensitivas como visão e tato, redução do equilíbrio, aumentam a chance de quedas e fraturas ósseas, sendo muitas vezes casos de internações, óbitos e limitações.

         O exercício físico minimiza a ação do envelhecimento, aumentando o equilíbrio, a força muscular e a melhora da consciência postural e posição do corpo, prevenindo as possíveis quedas.

         Como adaptação ao exercício também, o idoso passa a ter um maior convívio social, maior participação em atividades e menor dependência de cuidadores, se tornando mais independente e confiante.

         Como indicação o exercício não tem limite de idade e pode trazer inúmeros benefícios, por isso aproveite os benefícios e se exercite.