PRECISA-SE DE APASCENTADORES!

                                                                                                 Pastor Adilson Batista Amelio 

“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração que vos apascentem com conhecimento e com inteligência” Jer. 3 vers. 15. 

            A globalização e o avanço tecnológico têm, verdadeiramente, trazido grandes benefícios para a humanidade de forma geral. Somente no século XX, alcançamos um avanço científico muito maior do que qualquer tipo ou nível de avanço alcançado em todos os outros dezenove séculos anteriores. Mas a despeito de tudo isso, nunca se viu e muito menos se sentiu tanta ansiedade, tanta insatisfação, tanta falta de paz interior. As crises estão cada dia mais evidentes em todos os segmentos da vida. E a Igreja por sua vez, não pode fugir desta realidade. Mas, diante desta situação tão séria, qual deve ser o papel do Pastor segundo o coração de Deus? E é justamente sobre isso que desejamos refletir neste momento!

            Você é um Pastor exemplar. Chega diariamente cedo à Igreja e quase sempre é o último a sair. Normalmente é comum você estar envolvido com o trabalho da Igreja, no mínimo, 14 horas por dia. Você tem se dedicado verdadeiramente de corpo e alma a este Ministério tão glorioso que Deus lhe tem permitido realizar. Vive cercado de papéis por todos os lados e carrega uma agenda cheia de compromissos, reuniões e mais reuniões. Não sobra tempo nem para atender ao telefone. Responder as dezenas de e-mails diários? É claro que não dá! Você até tenta responder alguns ou atender algumas ovelhas do seu rebanho pessoalmente, mas quase sempre não consegue avançar muito nesta direção. Afinal, você é um Pastor muito ocupado! Aliás, tão ocupado que nem consegue atender os obreiros de sua própria igreja que precisam falar com você! Uma audiência particular com você? Só se marcar com a sua secretária!

            Mas se esta é a sua rotina de trabalho, abra os olhos, pois deste jeito você não vai ter tempo nem para ser um Pastor segundo o coração de Deus, isto é, um Apascentador!

            Neste novo século, é por demais importante que você entenda que a Acessibilidade é uma das armas mais importantes na vida de um Pastor antenado com os tempos modernos em que estamos vivendo. É preciso entender que se uma pessoa precisa de você e lhe procura duas ou três vezes, provavelmente não vai procura-lo pela quarta vez. Até porque, se ela está com um problema para o qual precisa de sua ajuda, com toda certeza ela não vai poder esperar muito tempo! Se estas coisas estão acontecendo em seu Ministério você está classificado como um Pastor Inacessível. E, logicamente, nos dias atuais, ser inacessível não é bom para você, para os seus colegas de Ministério e muito menos para os membros de sua Igreja! O mundo está avançando numa velocidade enorme e um Pastor moderno precisa ser ágil na solução das questões que demandam uma resposta rápida de sua parte. Qualquer Líder que vive atualmente desta forma, isto é, inacessível, está na contramão da história!

            É oportuno lembrar a recomendação de Paulo quando disse que devemos nos transformar pela renovação do nosso entendimento. Muito tem se falado, e até criticado a nossa estrutura denominacional, mas poucos notam que tudo isso é, entre outras coisas, apenas um reflexo daquilo que nós somos, como pastores e igrejas, individualmente!

            Tenho visitado algumas igrejas deste nosso imenso País e tenho presenciado muitos problemas, principalmente no ministério pastoral. Líderes sem nenhuma criatividade e sempre tão ocupados com tantas outras atividades que não têm tempo suficiente para as suas próprias ovelhas; e pior, não têm tempo nem para as suas próprias famílias! São igrejas cujos membros não produzem tudo aquilo que poderiam, a qualidade do trabalho não existe, erros se acumulam a cada dia, inúmeras oportunidades são perdidas, sem falar é claro, no dinheiro mal administrado. Grande parte destes problemas está literalmente ligada ao Pastor que não entendeu ainda o seu papel de Capacitador e Apascentador. Nos dias atuais, o Pastor que não estiver preparado para ser o Empreendedor que Capacita e Apascenta as suas ovelhas, dificilmente verá a sua igreja crescer de verdade!

            Infelizmente tem sido muito comum encontrarmos os chamados “ungidões do Senhor”, que não têm tempo pra ninguém e nem solucionam nada, mas insistem em centralizar tudo em torno de si mesmos. As coisas quase sempre não funcionam bem, mas eles não aceitam nenhuma espécie de crítica, alegando que estão seguindo somente a “orientação de Deus”.

            O que Deus está querendo dar à Sua Igreja nos dias atuais é, sem nenhuma dúvida, pastores segundo o seu coração que saibam APASCENTAR a Igreja de Jesus neste tempo! Apascentar significa pastorear, guiar, cuidar, doutrinar, alimentar e deleitar, entre outras coisas. Geralmente, como pastores, temos feito de quase tudo um pouco, menos apascentar de verdade a Igreja do Senhor! Infelizmente temos visto muitas pessoas “pulando de igreja em igreja” como ovelhas à procura de um Líder que as apascente principalmente com amor!

            Mais do que nunca, a Palavra de Deus registrada em Ezequiel cap. 34 precisa ecoar mais fundo em nossos corações na condição de Pastores! Não podemos nos acomodar com esta inércia da Igreja sobre a Terra. Nossos índices de crescimento, se comparados com as estatísticas de crescimento da comunidade onde estamos inseridos quase sempre são insignificantes. Por que tantos se decidem ao lado de Jesus, mas tão poucos permanecem? Por que tão poucos batismos e tantas exclusões? Será que não está mais que na hora de refletirmos, como pastores, de que alguma coisa precisa mudar, e que nada vai mudar se não começar em nós? Até quando insistiremos em não entender que para ver fortalecidas as nossas igrejas, a nossa Ordem de Pastores, e conseqüentemente,, a nossa Denominação, depende exclusivamente da nossa vontade, disponibilidade, e principalmente, da nossa unidade como pastores? Criticar sem participar nunca ajuda em nada, seja na Igreja ou em qualquer outro lugar!

            Se você meu irmão quer ser um Pastor-Apascentador segundo o Coração de Deus, algumas atitudes precisarão ser tomadas com urgência a partir de agora. E entre elas, podemos citar:

            1- Esteja aberto a pastorear com amor! As pessoas estão cansadas daquele tipo de líder que não sabe ou não gosta de ouvir; elas mal começam a falar, e ele já vem com a resposta mágica na ponta da língua; aquele famoso: “já entendi!”. Aprenda a desenvolver a capacidade de ouvir. Cada pessoa tem a sua história de vida particular. Na medida do possível, ouça as pessoas com paciência e amor! Seja objetivo e concentre-se na verdade da pessoa que está falando com você! Dedique-se a ouvir ao invés de ficar preocupado em formular antecipadamente as respostas que a pessoa ainda nem pediu! Lembre-se que é preciso existir espontaneidade nos relacionamentos.

            2- Busque obter mais conhecimento! Infelizmente, existem certos líderes que, de forma preguiçosa, não lêem, não fazem novos cursos, não se reciclam, não se atualizam, continuam achando que basta abrir a Bíblia que Deus, como que por encanto ou mágica, vai revelar tudo. Acabam não percebendo que as pessoas não querem mais este tipo de liderança para si mesmas. Busque disciplinar mais o seu precioso tempo! Estude cada vez mais, leia o máximo que puder, mas principalmente, a Bíblia. Se existe alguma coisa na qual temos que ser especialistas, é na Bíblia! E para isso, precisamos estuda-la cada dia com mais interesse e dedicação!

            3- Seja mais cada vez mais inteligente! Com a chegada da Internet às coisas acontecem muito rápido. Esteja antenado com as coisas que Deus está fazendo hoje em outras partes do Planeta; com a Internet você pode! Faça cada vez mais intercâmbios de idéias e informações. Lembre-se que, no mundo atual, compartilhar informações é a arma das pessoas inteligentes!

            4- Seja criativo! No trabalho, na vida, na escola dos nossos filhos, no nosso dia-a-dia, e principalmente na televisão, tudo costuma ser cercado de Criatividade. E na Igreja, será mesmo justo impor atualmente, as mesmas formas de culto e de músicas de 100 anos atrás? Quebrar paradigmas é acima de tudo, uma questão de coragem e de vontade! O Mundo está passando por mudanças enormes. É preciso nos adaptar a essa nova realidade. Você acha que Jesus estava fora da realidade do seu tempo quando esteve entre nós aqui na Terra? É claro que não! Jesus também usou o Poder da Criatividade!

            5- Seja um colaborador! Creio plenamente que estamos nos posicionando como se fôssemos verdadeiras “ilhas”. As igrejas grandes parecem não se preocupar com as igrejas menores, mesmo as próprias “filhas”. E, quando algumas começam quer ajudar, esbarram no líder local, que de forma egoísta, não aceita ajuda de ninguém. Não podemos esquecer jamais que a Igreja depende Deus, mas depende de nós também! Aliás, alguém disse certa vez que a Igreja sempre será o retrato fiel do seu Pastor! É preciso entender a cada dia que Autoridade vem da capacidade, competência e inteligência da pessoa e não do título ou do tamanho da sala ou de algum outro espaço físico que ela esteja ocupando. O isolamento não aumenta a Autoridade de nenhum Líder e nem de nenhuma Instituição; muito pelo contrário, apenas a diminui! Mas também não podemos e nem devemos nos esquecer de que a nossa Ordem de Pastores sempre será o resultado da nossa visão e da nossa união com os colegas e com as igrejas ao nosso redor. Portanto, colabore sempre!

            6- Seja mais participativo! Chega de ficar chamando pessoas ao gabinete pastoral a toda hora. Ao invés de criticar ou “criar planos” para trabalhos que você não conhece e nem participa, experimente a partir de hoje, participar mais diretamente da sua EBD, das Uniões e de outros trabalhos de sua própria igreja. Comece a ver de perto o que os seus liderados estão fazendo. Só assim ficará mais fácil e mais rápido corrigir as distorções. E quanto à Ordem de Pastores, a sua Associação de Igrejas, o Plano Cooperativo, Campanhas Missionárias, as Convenções e as Juntas de Missões, qual tem sido o grau da sua participação direta e efetiva? Não se esqueça de que criticar e culpar os outros, normalmente é muito fácil; não precisamos ser competentes para fazer isso; difícil mesmo é assumirmos a nossa parcela de culpa quando as coisas não vão bem, ou pelo menos não estão do jeito que nós gostaríamos que estivessem!

            7- Organize-se! Chega de Púlpitos sem um Plano definido de Mensagens e de Igrejas sem uma linha de alvos e objetivos previamente definidos! E lembre-se: Quase sempre, isso depende de você; e principalmente da sua capacidade de organização!As pessoas atualmente estão bastante organizadas e logo percebem quando o próprio Líder não é. Às vezes é possível observar isso nos mínimos detalhes do trabalho de um Líder qualquer!

            8- Seja mais útil! No Mundo moderno as igrejas estão precisando de pastores que passem pouco tempo no gabinete pastoral e se apresentem mais úteis e necessários no desenvolvimento do trabalho! Infelizmente ainda existem certos pastores que acreditam que se aproximarem demais do trabalho de seus liderados perderão a Autoridade; por isso especializam-se apenas em dar ordens; mas efetivamente, é comum não participarem de nenhum trabalho diretamente ao lado daqueles que lhe são subordinados. 

            9- Saiba escolher melhor as suas prioridades! Infelizmente, grande parte das agendas de muitos pastores e líderes, está realmente muito cheia de compromissos que pouco ou quase nada tem a ver com os membros da própria igreja onde atuam. Nunca se esqueça de que seu ministério está diretamente ligado aos membros da igreja; sem eles não existe a igreja e, conseqüentemente, o seu cargo também não! Portanto, abaixo de Deus e da sua família, seja deles ou para eles, o maior espaço da sua agenda!

            10- Saiba planejar! O que tem sido visto por aí é muita gente fazendo as coisas por impulso ou por reflexos baseados em emoções momentâneas!Alguém disse certa vez: “Quem não faz planejamento já está planejando o próprio fracasso!”.

            Ter tempo para Deus, para o preparo do seu trabalho e também para as ovelhas é o dever de todo Pastor que deseja ser verdadeiramente um Pastor-Apascentador. Quando isso acontecer, a realidade ao nosso redor, e também da nossa denominação, irá mudar. Que a nossa resposta diante de Deus seja: Eis-me aqui, Senhor! Pode contar comigo para fazer tão somente o que queres que eu faça, onde e quando Tu quiseres, mas que seja principalmente, Apascentar de acordo com a Tua Vontade!!!                                                                 

E-mail: [email protected]