Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações, conhecimento e com a função social da escola, obriga a um pensar e uma reflexão contínua de todos os envolvidos neste processo. O queremos construir? Que conhecimentos serão necessários aos nossos alunos,  para de fato exercerem a sua cidadania, nesta sociedade tão cheia de conflitos?

Conflitos estes que estão presentes no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das idéias, e também do surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes (professores, pais, alunos...).

Sendo assim um resultado de um esforço conjunto dos profissionais da educação da escola  de respaldar as ações administrativas e pedagógicas.  Há a consciência, por parte dos que o elaboraram, de que o presente documento encontra-se aberto a todo e qualquer tipo de sugestão e encaminhamentos. Pois sabemos que nenhum projeto político pedagógico pode ser dado como pronto e acabado sob pena de se cristalizar e deixar de acompanhar os movimentos da história.

Essa reflexão está baseada principalmente na prática pedagógica cotidiana e na discussão dos referenciais teóricos que nos encaminhem para uma “práxis” responsável e compromissada com um ensino de qualidade. A ação pedagógica centra-se na linha de desenvolvimento dos Projetos Pedagógicos, com o objetivo de envolver o conhecimento historicamente produzido numa reflexão crítica da realidade social, na busca de cidadania.

Entendemos que o ser humano é social e histórico, através de sua atividade e relação com objeto-mundo, constrói tanto o mundo como a si próprio. Consideramos que o conhecimento é patrimônio coletivo e, portanto deve ser socializado.

A criança tem uma forma própria de raciocinar e aprender, que evolui por estágios, até a maturidade intelectual. A proposta elaborada pela escola não deve representar uma obra fechada, mas sim aberta para incorporar sugestões propostas por professores, coordenadores, alunos pais e comunidade comprometidos com a melhoria da qualidade de ensino que oferecemos para os nossos educandos.

As ações devem esta sempre em construção crescente, assumindo assim um compromisso com os os educandos, partindo para o seu desenvolvimento e obviamente possibilitará o sucesso nas etapas posteriores.

ELÇA DOS SANTOS MACHADO - Graduada em: Pedagogia e Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.ILMA ALVES DE OLIVEIRA, graduada em Ciências Biológicas e especialização Educação Infantil Email _ [email protected].RAQUEL SANTOS SILVA - Graduada em Letras; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.RENATA RODRIGUES DE ARRUDA; Especialista em Educação Infantil. Email: [email protected]. GRACIELE CASTRO SILVA - Graduada em Administração pela UESP - FAIESP-UNIC- Campus de Rondonópolis. Email:[email protected]. LIDIANE DA SILVA XAVIER - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.JANE GOMES CASTRO, graduada em Ciências Biológicas; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. Adriana Peres de Barros Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis. ROSILENE NUNES DA SILVA - Graduada em: Pedagogia; Especialista em Educação Infantil e professora na Rede Municipal de Ensino Público na cidade de Rondonópolis.