http://t2.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcRHKfF0P_gJHsUHm8lCMWeYFc45oHrlSd_BzMG6sc8LZQBrA3mXUNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI 

CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA - CEAD 

COORDENAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA PLENA EM LETRAS INGLÊS 

DISCIPLINAEDUCACAO AMBIENTAL 

COORDENADOR: Prof. Dr. ALYSON LUIZ SANTOS DE ALMEIDA 

POLO: CAMPO MAIOR 

ALUNOJOÃO LOPES 

METODOLOGIAS ATIVAS E ENSINO HÍBRIDO (RE) SIGNIFICANDO CAMINHOS NA FORMAÇÃO CONTINUADA 

Palestrante: Profª. Dra. Patricía de Oliveira Lucas 

noticia-ensino-hibrido.png 

 

A priori cabe ressaltar que nas metodologias ativas o professor atua como mediador da aprendizagem, provocando e instigando o aluno a buscar as resoluções por si só. Desse modo, o docente tem o papel de intermediar nos trabalhos e projetos e oferecer retorno para a reflexão sobre os caminhos tomados para a construção do conhecimento, estimulando a critica e reflexão dos estudantes. 

Nessa ordem as mudanças de paradigma dialogam, pois as metodologias ativas permitem a integração de todos os espaços tanto de forma presencia quanto online, uma vez que hordienamente educação formal ou blendedpermutada, híbrida, tendo em vista que não acontece só no espaço físico da sala de aula, mas nos múltiplos espaços do cotidiano, são possibilitados pelas ferramentas digitais. 

Nas metodologias ativas a finalidade é incentivar autonomia dos alunos com relação a seus próprios aprendizados, sobretudo em detrimento de que é fundamental que os alunos sejam convidados a participar de seus próprios aprendizados a partir de situações reais e significativas objetivando que os estudantes construção de seus próprios conhecimentos.  

Nessa perspectiva é inferido também sobre as aprendizagens que acontecem baseadas em problemas, projetos e em times, a metodologia ativa é uma ferramenta que chega ao aluno para atender a melhor prática, que não só exige utilizar uma tecnologia, mas algo que faça com que o aluno sinta-se parte e sirva para de fato aprender.  

A sala de aula invertida tem características no qual o conteúdo a ser abordado tem o intuito de otimizar o tempo em sala de aula, a maioria das aulas expositivas promovem a extensão das salas de aula em outros ambientes e há uma ativa construção do próprio aprendizado, ao propor o uso de recursos didáticos variados. Cabe frisar que os professores são transmissores de conhecimento, uma porcentagem maior são colaboradores e em grande parte eles são mediadores. Na metodologia ativa é diversificado e mesclado o presencial, o virtual e alunos de diferentes tipos onde devemos respeitar e agregar formas de fazer o melhor.  

No ensino híbrido denota-se que a proposta é o blendend learning e os alunos não aprendem da mesma forma, os professores destacam que a forma de ensinar não pode ser igual para todos os alunos, as tecnologias digitais são aliadas nesse processo e a cultura ressalta uma implementação cuidadosa com o estudo do contexto e há a integração dos espaços presencial e online.  

Um fator a ser destacado é que a mudança de cultura do espaço da sala de aula, pois foi refletido sobre a gama de   oportunidades para personalizar os processos de ensino e aprendizagem também há uma (Re) organização para que se atinja as (Re) significações.  

como-as-metodologias-ativas-favorecem-o-aprendizado.png 

 

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL 

Palestrante: Profª. Dra. Carla Ledi Korndorfer 

LOGO_FC_2019.jpg 

 

Nessa palestra destacou-se como principais eixos:  reconhecendo da educação ambiental, a  Legislação e formação de professores e  NEAP - Núcleo de Educação Ambiental Paulo Freire - UESPI- Campo Maior (PI).  

principio frisou-se sobre educação que é um fenômeno próprio dos seres humanos, e por meio dela é possível compreender a natureza da educação precisamos compreender a natureza humana. Contudo, o lugar de se adaptar a natureza é adaptando-a a si, isto é transformá-la.  

O ser humano é um sujeito histórico, no que tange a educação ambiental infere-se sobre os princípios de grandes estudiosos que apontam: pedagogia histórica-crítica. Nessa ordem Saviani, explicita que a educação é a sistematização dos saberes elaborada pela cultura, a educação ambiental tem uma história, um contexto humano e tem que pensar nisso para melhorar; pedagogia do oprimido por Paulo Freire, na obra ressalta que a educação é um ato coletivo e o ser humano no ambiente é o que o faz humano e pedagogia da autonomia, uma vez que ensinar não é transferir conhecimento e que isto é uma especificidade humana.  

Todos esses conhecimentos teóricos e práticos são oriundos da formação continuada a fim de consolidar a prática docente. 

No caso da educação ambiental como educação política na legislação reiteramos a formação de professores com a educação e todas as leis que trazem no papel tudo o que está amparado legalmente, como a LDB, Política Nacional de Educação Ambiental e diante estas leis verifica-se a necessidade de capacitação e formação continuada, pois se restringe apenas a ser abordada de forma transversal.  

Entretanto a dimensão ambiental deve abordada nos currículos de formação de professores em todos os níveis e em todas as disciplinas, contudo o que acontece é que os professores as vezes não tem a educação ambiental em sua realidade e não capacitação mesmo sendo algo exigido a muito tempo. 

No projeto de extensão desenvolvido pela professora Carla em Campo Maior voltado para professores vislumbram-se atividades e saberes para que os educandos atinjam os processos de buscar caminhos para desenvolver uma prática na perspectiva crítica e emancipatória que desvele a fusão entre questão ambiental e social.  

Portanto, a temática da educação ambiental nos faz repensar sobre o desafio do contexto escolar em compreender a perspectiva de cada indivíduoshaja vista que os alunos trazem muitos saberes e devem ”transformar” esse saber em cientifico, por essa razão os profissionais devem atrelar criatividade e autonomia para desenvolver ações perenemente. 

309708-formacao-continuada-de-professores-qual-a-importancia.jpg 

CRIATIVIDADE E APRENDIZAGEM NO ENSINO 

Palestrante: Prof. Dr. Roberto Alves de Sousa Luz 

download.png 

 

É indispensável refletir sobre a criatividade e aprendizagem,pois o processo criativo é um aprendizado constante, com tentativas, erros e novos riscos.Para o contexto educacional vislumbramos que a sala de aula tradicional ainda é existente, porém muita coisa mudou e por conta da pandemia a sala de aula transformou-se em salas de aula  virtual e os professores exploram as TIC’s, ferramentas digitais e novas habilidades são exigidas do professor que é desafiado a reinventar suas práticas e ações.  

contexto digital é algo irreversível, o professor aborda que as novas tecnologias trazem muitos aspectos positivos e que podem auxiliar na sala de aula, pois os alunos, como a maioria nasceram nesta era digital, são os denominados nativos digitais, visto que conseguem acompanhar as novidades e mudanças no contexto educativo. Entretanto é preciso fazer uma mudança de foco na educação de como ensinar para como aprender.  

UNESCO destaca quatro pilares da educação, no qual o aprender segue em todos, aprender: a conhecer, a fazer, a conviver e a ser. Com isso percebemos que este é o foco da educação, o aprendizado. Sendo assim a criatividade e necessária pois desperta a olhar curioso e a parti daí o estudante faz perguntas e investiga e como conseqüência produz conhecimento 

. Porém o professor afirma que melhor do que o termo criatividade seria combinatividade, pois quando se pensar em criatividade logo se pensa no novo que nunca foi feito e pensar em combinar coisas já existentes, nossas habilidades pessoais com algo que se gosta se explora mais, mais ferramentas e habilidades consequentemente 

O palestrante também frisa sobre explorar mais o lado direito do cérebro, onde temos artes, cultura e emoções, sobretudo em razão do nosso lado esquerdo tende a pensar em fórmulas e números, uma vez que podemos estudar uma disciplina de modo dinâmico quando colocamos no ato a emoção logo esta se tornará algo mais fácil.  

Portanto, esta temática é indispensável e atual, em detrimento de possibilitar essa reflexão sobre aprendizagem atrelada a criatividade, na sala de aula o professor pode e deve ser criativo com os recursos que possui, já com o uso das tecnologia enquanto recurso pedagógico é preciso ter internet boa, aparelhos e local adequado para serem utilizados, contudo o professor pode criar aulas mais criativas e dinâmicas através da produção de  jogosquiz entre outros. 

    blog-1024x714.png 

 

ATIVIDADES REALIZADAS 

 

ATIVIDADE I   

  1. O que são problemas ambientais? Cite 05 exemplos. 

 É tudo que prejudica o meio ambiente. Sendo que a maioria desses problemas às vezes são causados pelo homem. Exemplos: As queimadas, O desmatamento, Poluição do rios e lagos, caça predatória, degradação do solo. 

02) Quais os principais problemas ambientais do seu município? Como você tem atuado sobre e/ou com relação a esses problemas apontados? 

Queimadas das vegetações, desmatamento acelerado e a poluição dos rios e riachos. Tenho conscientizado minha comunidade no sentido de não queimar a vegetação, peço para preservarem as áreas verdes bem como às margens dos rios e riachos. Tenho umas oito lagoas e sempre procuro preservá-las. Quando vou banhar no rio e vejo as pessoas poluindo, conscientizo-as de que essa prática não deve prosseguir 

03) Quem são os responsáveis pelo surgimento e pela solução dos problemas
ambientais?  

Creio que o homem é o principal responsável, porém o atual modelo econômico estimula o consumo crescente e irresponsável condenando a vida na Terra a uma rápida destruição surgindo aí os problemas ambientais. Devemos garantir o futuro da humanidade estabelecendo relações entre sociedade/natureza, tanto na dimensão coletiva quanto na individual, devemos otimizar a exploração dos recursos naturais pois este é um item importante para o desenvolvimento humano e global como um todo. 

04Qual a definição de Educação Ambiental apresentada pela ONU na Conferência de Tbilisi (Geórgia), no ano de 1977, que é a mais aceita internacionalmente? Qual seria o seu conceito de Educação Ambiental passados mais de 30 anos? 

Definiram-se os objetivos da Educação Ambiental e o ensino formal foi indicado como um dos eixos fundamentais para conseguir atingi-los, definiu-se a Educação Ambiental como “uma dimensão dada ao conteúdo e à prática da educação, orientada para a resolução dos problemas concretos do meio ambiente por intermédio de enfoques interdisciplinares e de uma participação ativa e responsável de cada indivíduo e da coletividade”. Devemos salientar que a cada dia que passa o planeta está ficando mais vulnerável, o nível populacional está aumentando a todo vapor como também os problemas, como mudanças climáticas extremas — falta de chuvas e calor excessivo, por exemplo. Neste contexto, a educação ambiental incentiva a mudança de hábitos para adotar um estilo de vida mais sustentável e benéfico ao ecossistema. 

05) Considerando que um dos objetivos da Educação Ambiental é “Promover processos de educação ambiental voltados para valores humanistas, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedades sustentáveis”, qual a importância desta nos cursos de licenciatura? 

Sabendo-se da importância que é a educação ambiental, é de extrema importância qualquer tipo de ensino ligada a mesma, o ensino faz parte de um conjunto e do processo educativo, pois dali serão gerados atitudes e competências e valores sociais, e daí gerará indivíduos multiplicadores com habilidade e atitude para contribuir dentro e fora da sua comunidade. 

06) Quais são os princípios norteadores da Educação Ambiental? 

I – O enfoque humanista, holístico, democrático e participativo. 

II – a concepção do meio ambiente em sua totalidade, considerando a     interdependência entre o meio natural, o socioeconômico e o cultural, sob o enfoque da sustentabilidade. 

   III – o pluralismo de ideias e concepções pedagógicas, na perspectiva da intermulti e transdisciplinaridade; 

   IV – a vinculação entre a ética, a educação, o trabalho e as práticas sociais; 

V – a garantia de continuidade e permanência do processo educativo; 

VI – a permanente avaliação crítica do processo educativo; 

VII – a abordagem articulada das questões ambientais locais, regionais, nacionais e globais; 

VIII – o reconhecimento e o respeito à pluralidade e à diversidade individual e cultural. 

  1. Comente sobre o primeiro princípio da Educação Ambiental, focando a relação
    existente entre AMBIENTE e as condições socioeconômicas e culturais da
    população.  

Busca promover processos de Educação Ambiental voltados para valores humanistas, conhecimentos, habilidades, atitudes e competências que contribuam para a participação cidadã na construção de sociedade sustentáveis, tendo como premissa incentivar iniciativas que valorizem a relação entre a cultura e questões socioeconômicas fomentando processos de formação continuada em educação ambiental, dando condição para a atuação nos diversos setores da sociedade. 

  1. Na sua opinião, como os profissionais da educação podem contribuir
    para melhorar e/ou conservar o meio ambiente? 

Os Profissionais da Educação tornam conscientes o alunado do problema vigente hoje, disseminam que para se ter uma qualidade de vida confortável é preciso conservar e preservar o meio ambiente, local este onde vivemos. Sendo assim, é importante que o profissional de educação apresente praticas ecologicamente corretas para incutir uma conscientização acerca do meio ambiente desde cedo, e a escola tem a responsabilidade de dar suporte para o desenvolvimento de uma educação Ambiental de qualidade, estabelecendo o meio ambiente como patrimônio de todos, desenvolvendo atividades artísticas, experiências práticas, atividades fora de sala de aula, conduzindo os alunos a serem agentes ativos e não passivos e meros espectadores.  

ATIVIDADE II 

  1. A partir da conferência do Rio de Janeiro em 1992, a Educação Ambiental passou a ser ratada como educação formal e informal. Qual a diferença entre ambas? Quais avanços podem ser apontados a partir dessa proposta de abordagem? O que são Representações Sociais? Como elas ajudam no entendimento da problemática da Educação Ambiental? 

FORMAL - Realiza-se no âmbito escolar de forma sistematizada;  

INFORMAL- Baseada em trabalhos coletivos gerando aprendizado, o conhecimento é constituído através de situações problemas. 

A educação, de forma geral, passa constantemente por processos de mudanças, provocada pelos avanços das tecnologias, pelas produções incessantes de conhecimentos, pelos novos meios de comunicação que buscam atender e acompanhar as exigências do mundo contemporâneo, mediado pela globalização, que se apresenta como um novo sistema de poder 

As representações sociais são fenômenos que estão ligados com o modo particular de compreender a realidade e de se comunicar criando dessa forma mecanismos que possam gerar conhecimentos reificados e consensuais sobre a realidade; Representações Sociais são o conjunto de conhecimentos, opiniões e imagens que nos permitem evocar um dado acontecimento, pessoa ou objeto. Estas representações são resultantes da interação social, pelo que são comuns a um determinado grupo de indivíduos.  

Por serem um elo de ligação entre o real, psicológico e o social são capazes de estabelecer conexões entre a vida abstrata do saber, das crenças e a vida concreta do indivíduo em seus processos de troca com os outros. O estudo de tais representações sociais significa tentar compreender não somente o que as pessoas pensam de um objeto, cujo conteúdo possua um valor socialmente evidente e relevante, mas também como e porque o pensam daquela forma. 

2. Qual o papel da mídia no fornecimento de informações sobre a problemática
ambiental? O que é a Agenda 21? Quando ela foi elaborada? Qual sua mais recente versão no Brasil? 

  • Com tal mecanismo promoveria envolvimento direto sensibilizando como um todo a população a respeito dos problemas ambientais atuais. 

  • Agenda 21 é um documento assinado por 179 países durante a "Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento" ou "ECO-92", realizada na cidade do Rio de Janeiro. 

  • Efetivamente implementada em 2002, esse instrumento é baseado nas diretrizes da Agenda 21 Global. No Brasil, os resultados são positivos e crescem cada vez mais de maneira descentralizada, e assim, buscando o fortalecimento da sociedade e do poder local. 

3. Discorra sobre as mudanças nacionais na Educação Ambiental advindas da constituição de 1988, das políticas públicas de 1991 e ECO92. Quais foram os avanços obtidos até a Rio +20? 

Com a Constituição de 1988, que confere à propriedade intelectual proteção constitucional, determinando que isso se dará tendo em vista o interesse social e o desenvolvimento tecnológico e econômico do País. Com esse texto, ficam estabelecidos os parâmetros socioculturais de proteção à propriedade intelectual e os limites de sua aplicação. Já das Políticas Públicas de 1991 o MEC, por meio da portaria nº 678, instituiu que todos os currículos nos diversos níveis de ensino deveriam contemplar conteúdos de educação ambiental e na ECO92 os países reconheceram o conceito de desenvolvimento sustentável e começaram a moldar ações com o objetivo de proteger o meio ambiente. Foram retomadas questões debatidas nas conferências anteriores e refletiu-se sobre ações adotadas pelos países desde a Rio-92, identificando aquelas que pudessem orientar o desenvolvimento sustentável para os próximos vinte anos, O principal objetivo da Rio +20 refere-se ao reforço do compromisso dos Estados com a sustentabilidade, além de reforçar o compromisso das conferências anteriores com o desenvolvimento sustentável, incentivou a criação das Metas de Desenvolvimento Sustentável, que se baseavam na Agenda 21, elaborada na ECO-92. Essas metas tinham por objetivo adequar a realidade dos países para que conseguissem atender às questões do desenvolvimento sustentável. De acordo com o documento, uma das principais medidas para alcançar-se essa sustentabilidade é por meio da erradicação da pobreza. 

4. Qual a importância do ProNEA para o cenário nacional de Educação Ambiental? 

pronea representa um constante exercício de transversalidade, criando espaços de interlocução bilateral e múltipla para internalizar a educação ambiental no conjunto do governo, contribuindo assim para a agenda transversal, que busca o diálogo entre as políticas setoriais ambientais, educativas, econômicas, sociais
e de infraestrutura, de modo a participar das decisões de investimentos desses setores e a monitorar e avaliar, sob a ótica educacional e da sustentabilidade, o impacto de tais políticas. Tal exercício deve ser expandido para outros níveis de governo e para a sociedade como um todo. 

5. Discorra sobre a importância do envolvimento de cada esfera governamental (federal, estadual e Municipal), da família (em suas diversas configurações) e de cada cidadão na questão da Educação Ambiental 

A existência da cidadania está ligada à consciência dos indivíduos de vincular-se a uma coletividade política, que pode ser uma nação, um município, uma região ou um conjunto federal. Uma democracia de fato, exige a responsabilidade dos cidadãos, sendo fundamental que a responsabilidade política de cada um em relação a essa coletividade seja despertada. Nesse sentido, uma das principais responsabilidades de cada cidadão atual é em relação à questão ambiental, no sentido de contribuir de forma organizada, para o estabelecimento de melhores condições de vida para a coletividade à qual se sente filiado. 

6. O mundo vem sofrendo grandes transformações, intensificadas durante o século XX. Como essas mudanças têm afetado o ambiente? 

Com o constante aumento da população e a necessidade de produzir cada vez mais para atender a uma maior demanda, as indústrias foram se expandindo, bem como, a tecnologia foi evoluindo e proporcionando ao homem mais conforto e comodidades, ampliando o espaço para o consumismo e com isso crescendo a devastação no meio ambiente. Esse crescente aumento da população, da industrialização e também do consumismo trouxeram junto riscos e alterações no sistema ambiental devastando ecossistemas, poluição do ar, do solo e das águas ocasionando perdas, algumas irrecuperáveis, como centenas de espécies de mamíferos e de aves extintos nas últimas décadas. Além do grande impacto devastador provocado na flora e nos próprios seres humanos, através da poluição dos rios, desmatamentos, degradação do solo, que causam a destruição da biodiversidade. 

7. Qual a importância da formação do profissional docente na conscientização da
problemática ambiental? 

Os profissionais do ensino em práticas ambientais precisam refletir e superar a visão fragmentada da realidade, por meio da construção e reconstrução do conhecimento sobre a Educação Ambiental. ... O papel do educador é essencial para a transformação de valores e práticas sociais e modificar as práticas pedagógicas diante da atual realidade, de incentivar os seus alunos para irem à busca do novo. 

 

ATIVIDADE III - ENADE 

 

 

  1. QUESTÃO 

E - I, II, IV ESTÃO CORRETAS 

  1. QUESTÃO 

C- II, III ESTÃO CORRETAS 

REFERÊNCIAS 

 

SHORES, E.; GRACE, C. Manual de portfólio: um guia passo a passo para o professor. Porto Alegre: Artmed, 2001.