0. Introdução

O presente trabalho pretende arrolar sobre a Planificação de uma aula sobretudo de uma aula de Língua Materna, ou seja, onde é visto a língua materna como aquela que aprendemos a falar logo nos nossos primeiros anos de idade e nos comunicamos com os restantes membros da comunidade na qual somos originários, é a língua que em certas ocasiões dominamos mais em relação às outras.

A planificação de uma aula é tida como um processo que consiste no tratamento prévio dos passos a serem seguidos numa determinada aula, definindo-se os objectivos, os procedimentos metódicos a serem usados, a previsão das acções e dos comportamentos a serem adquiridos pelos alunos depois da aula, os meios didácticos a usar na mesma assim como as técnicas de avaliação a serem usadas como forma de aferir ou seja, medir o nível de domínio do conteúdo dado assim como uma analise do alcance dos objectivos. Quando se refere a planificação de uma aula de Língua Materna, é necessário ter em conta o meio, isto é, planificar a aula tendo em vista o meio do aluno com o qual ire lhe dar na aula, assim, consideração da língua materna como a principal língua de ensino é crucial, pois, o aluno aprende melhor na sua língua materna ou numa língua que ele domine. Assim sendo, numa realidade como a do nosso país, em que coabitam línguas de diversas origens, incluindo as línguas moçambicanas e o Português, justifica-se a introdução de línguas moçambicanas no ensino. A língua portuguesa, apesar de ser falada um pouco por todo o país, ela não é conhecida pela maioria dos moçambicanos sobretudo para os alunos das zonas rurais.

O desenvolvimento deste trabalho, são considerados aspectos como, a definição do plano de aula segundo vários autores, os métodos a incluir num plano de aula, as contradições na aprendizagem de língua materna, os elementos de um plano de aula e finalmente far-se-á a menção da relevância/importância de um plano de aula.

    

0.1. Objectivos

No presente trabalho o grupo pretende alcançar os seguintes objectivos:

0.1.1. Geral

  • Compreender a planificação de uma aula

0.1.2. Específicos

  • Definir a planificação;
  • Descrever os princípios metodológicos da Didáctica;
  • Mencionar os elementos de um plano de aula;
  • Valorizar a importância de um plano de aula

0.2. Metodologias   

É definida como “o conjunto de abordagens, técnicas e processos utilizados pela ciência para formular e resolver problemas de aquisição objectiva do conhecimento, de uma maneira sistemática(Gil;2008:106).

Desta feita como forma de se alcançar os nossos objectivos, adoptamos o método de a pesquisa bibliográfica, um tipo de método que é desenvolvido a partir de material já elaborados (livros, jornais, documentários, artigos científicos, etc.), constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho desta natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. Parte dos estudos exploratórios podem ser definidos como pesquisas bibliográficas, assim como certo número de pesquisas desenvolvidas a partir da técnica de análise de conteúdo Gil (2008:50).

[...]