Sabemos que para usufruirmos de uma vida saudável devemos aliar uma alimentação equilibrada e de boa qualidade com exercícios físicos.

A alimentação de boa qualidade é fundamental para o bom funcionamento do organismo, pois ela deve ser balanceada e conter os alimentos de todas as classes como: carboidratos, proteínas, vitaminas, sais minerais, dentre outros nutrientes.

Vamos nos atentar aos sais minerais, tão necessários quanto aos demais elementos que compõem nossa nutrição. Eles são compostos inorgânicos, pois os seres vivos não são capazes de produzi-los, por isso a importância de ingeri-los por meio da alimentação.

Os sais minerais são essenciais para a manutenção do nosso corpo, e indispensáveis nas funções de crescimento, formação dos ossos, músculos, sangue, defesa imunológica e prevenção de doenças.

Cromo: um mineral essencial

Muitos podem pensar: precisamos  de cromo para viver? Para a surpresa da maioria, a resposta é sim, precisamos consumir uma quantidade mínima diária desse mineral para mantermos as funcionalidades do organismo em harmonia.

As principais funções desse mineral são:

auxiliar a insulina, hormônio secretado pelo pâncreas, em sua ação no organismo, que é regular a quantidade de glicose no sangue.

Síntese de proteína, pois intervém no processo metabólico.

A falta de cromo no nosso corpo pode alterar a sensibilidade da ação da insulina, levando a absorção mais rápida de carboidratos simples, como pães e doces, provocando diminuição da saciedade e aumento de peso, ocasionando a obesidade, diabetes tipo 2 e outras doenças.

Algumas das principais fontes naturais de cromo são: levedo de cerveja, grãos integrais, queijo, banana, espinafre, brócolis e outros alimentos como a maçã.

Porém, a quantidade de cromo encontrada nesses alimentos in natura, muitas vezes, não supre a necessidade mínima deste mineral para a manutenção do organismo.

Dada a esta necessidade, muitos estudos surgem com intuito de desenvolver compostos complementares a nossa alimentação, um deles é  o Picolinato de cromo.

Qual diferença de cromo e Picolinato de cromo?

O cromo é o composto mineral disponível por meio de alguns alimentos in natura para o nosso consumo. Já o Picolinato de cromo é a forma orgânica e biodisponível do cromo, desenvolvido em laboratório para suprir, caso necessário, a deficiência do cromo em nosso organismo.

Como o Picolinato de Cromo atua no organismo

O Picolinato de cromo é a forma orgânica do cromo, por isso é melhor absorvido pelo organismo. Atua sobre as enzimas envolvidas no metabolismo energético, auxilia na regulação da glicose no sangue e na construção de tecidos como o músculo.

Falando em músculo, este mineral tem um papel relevante na construção desse tecido, por este motivo, seu consumo está muito em alta entre os esportistas.

Para quem deseja emagrecer e definir o corpo, o Picolinato de cromo é super indicado, já que acelera o processo de emagrecimento e o aumento da massa muscular.

Benefícios do Picolinato de Cromo

Se você ainda não conhece os benefícios do Picolinato de cromo, confira abaixo o que esse suplemento é capaz de fazer pela nossa saúde. 

1- Melhora o desempenho dos atletas

Devido a sua contribuição na síntese proteica, sua ingestão ajuda na manutenção muscular, aumentando a força e velocidade dos atletas.

2- Redução de gordura corporal

Como o Picolinato de cromo auxilia a insulina no transporte da glicose e seu melhor aproveitamento, ocorre o aumento da saciedade. Consequentemente há a diminuição de consumo de carboidratos simples, como doces, levando a redução do peso e do percentual lipídico corporal.

3- Alteração nos níveis de triglicerídeos 

Aumenta o colesterol bom (HDL) e baixa o colesterol ruim (LDL), propiciando a limpeza das placas de gordura nas artérias, prevenindo ataques cardíacos.

4- Diminui a excreção de cálcio 

Com o consumo do Picolinato de cromo, o cálcio é melhor aproveitado em suas funções e armazenado nos ossos, assim prevenindo a osteoporose.

5- Controla a glicose

O Picolinato de cromo potencializa o efeito da insulina, melhora o transporte da glicose, reduzindo a resistência à insulina. Desta forma, pode prevenir a diabetes tipo 2 e até revertê-la.

Onde adquirir o Picolinato de Cromo

Este produto pode ser encontrado em sites de produtos naturais, de suplementos e farmácias. Seu preço varia de acordo com a marca.

Conclusão 

Por fim, é importante compreendermos que o consumo de qualquer suplemento, principalmente mineral, deve ser seguido rigorosamente a dosagem recomendada, pois como tudo que é consumido em excesso pode sobrecarregar algum órgão ou desencadear efeitos indesejáveis.

Apesar de todos esses benefícios pontuados, não há comprovação científica afirmando que somente com o uso deste suplemento há perda de peso. Devemos lembrar sempre que é preciso aliar boa alimentação com exercícios físicos para alcançar um bom resultado.