O presente artigo tem como objetivo apresentar informações sobre as Pequenas e Médias Empresas (PME’s) e como são executados os processos administrativos nas categorias organizacionais de Contabilidade, Direito, Estatística, Economia e Filosofia. A linha de pesquisa adotada foi a das “Empresas Familiares” com o objetivo de transmitir conhecimento, esclarecimento e incentivo para os leitores, com o propósito de auxiliar no desenvolvimento da capacidade de empreender. Para melhor compreensão da importância das Pequenas e Médias Empresas formam utilizados dados estatísticos, além de tabelas e gráficos.

A Contabilidade, como demonstrado ao longo do trabalho, é de grande importância ao possibilitar o controle patrimonial através dos Balanços e Demonstrações Contábeis, e, mesmo que as publicações não sejam obrigatórias para as empresas em estudo, servem como instrumento para um controle mais eficaz da organização. Também será abordada a relevância dos sócios ao fazerem diferenciação entre a esfera particular do ramo empresarial e como a falta de especialização dos funcionários pode prejudicar no desenvolvimento da empresa.

Na área legislativa será abordado o processo de abertura de uma Microempresa e as vantagens dessa se formalizar como MEI (Microempreendedor Individual), além dos benefícios que as PME’s adquirem no momento em que o empreendedor oficializa seu empreendimento.

No âmbito econômico será demonstrada a importância da especialização dos gestores, pois muitas empresas chegam à falência por falta de conhecimento organizacional e a grande valia de uma análise prévia sobre o mercado em que se pretende ingressar.

Por fim, será apresentado o Estudo de Caso da empresa Moreira & Coelho, demonstrando o que levou os empreendedores a abrirem o escritório de contabilidade, bem como as dificuldades enfrentadas entre os sócios, ilustrando o que foi debatido e apresentado durante o artigo.