PCP não é coisa de nossas cabeças!!.

Outro dia estava conversando com meu amigo Júlio Bispo, gerente de PCP que a mais de 20 anos trabalha na indústria de caçados, quando no meio da conversa eu falei essa frase: PCP NÃO É COISA DE NOSSAS CABEÇAS! Essa frase surgiu quando falávamos de como fica mais fácil gerir uma produção programada, isso quando você alinha: compras, logística, matéria prima, start de maquinas, linha de produção, pessoas, informações, ou seja, todos os recursos necessários para garantir um resultado eficiente, chegando mais rápido e com maior facilidade. Então o Júlio falou: - pô Adelmo, essa frase nos representa e você deve escrever sobre, por isso estou seguindo a sugestão dele. Quando eu e Júlio nos encontramos ou falamos através do que quer que seja, mais me convenço do poder que tem o PCP. Nossa vida profissional se transformou a partir do momento que conhecemos esse tal de PLANEJAMENTO E CONTOLE DA PRODUÇÃO, isso aconteceu ainda na primeira metade da década de 90, quando tive a oportunidade de trabalhar junto com ele. Em 2005 sair da empresa onde trabalhávamos e iniciei o aprendizado sobre PCP. O Júlio, no decorrer destes mais de 20 anos, trabalhou em grandes indústrias de calçados por esse Brasil, eu fiquei sempre em Sergipe, mas também na área.

Por mais uma vez eu faço referência de como o PCP é importante e o quanto ainda é desconhecido por alguns leigos em produção, essa afirmação é título de um dos meus artigos sobre PCP.

 - O PCP DO DESCONHECIDO À IMPORTÂNCIA DE SUA ATUAÇÃO PARA OS RESULTADOS DA INDÚSTRIA). https://www.webartigos.com/artigos/o-pcp-do-desconhecido-a-importancia-de-sua-atuacao-para-os-resultados-da-industria/144291

Cada indústria adota as funções de PCP de acordo com suas necessidades ou com o entendimento de seus responsáveis pela produção, o ideal seria que todas as empresas sejam elas de pequeno, médio ou grande porte, tivesse especialistas em PCP e que esses pudessem aplicar todo o conhecimento sem interferências. A atuação do PCP deve ser voltada sempre para eficácia dos resultados, através de informações, melhoria de métodos de trabalho, dispositivos que facilitem a produção, leiautes sem gargalos, balanceamento de produção, alocação de recursos certos nos locais certos entre outras atividades inerentes. O PCP “envolve geralmente a organização e o planejamento dos processos de fabricação. Especificamente, se constitui no planejamento do sequenciamento de operações, da programação da movimentação e coordenação da inspeção e no controle de materiais, métodos, ferramental e tempos operacionais. O objetivo final é a organização do suprimento e movimentação dos recursos humanos, utilização de máquinas e atividades relacionadas, de modo a atingir os resultados de produção desejados, em termos de quantidade, qualidade, prazo e lugar” Russomano (2000).

O principal desafio da pessoa de PCP as vezes não chega a ser as atividades concernentes ao planejamento e controle da produção e sim o desafio de convencer algumas áreas que um planejamento alinhado com todos, traz benefícios e resultados rápidos. Por isso a “pessoa” de PCP seja ela diretor (a), gerente, coordenador (a), supervisor (a), analista, apontador (a) de produção, programador (a), cronometrista deve ter um perfil: conciliador, influenciador, flexível, motivador, persistente, positivo, paciente (as vezes), líder, disposto a aprender sempre, treinador e capaz de ser visto como um exemplo a ser seguido.