O PCP - Planejamento e Controle da Produção é uma ferramenta da administração da produção e, com certeza uma das mais importantes e influentes dentro do sistema produtivo da indústria. Este é responsável por toda programação das entradas das matérias-primas, acompanhamento de todo processo de transformação, controle e avaliação dos resultados obtidos em todas as etapas de recebimento, produção (se necessário, deve alterar a programação para eliminar desvios e ajustar o processo produtivo) e expedição de produtos acabados. Mesmo com tanta importância e atribuições, o PCP é pouco conhecido e não condiz com o valor de sua influência dentro da indústria.
Em termos simples, o PCP determina o que vai ser produzido, quanto vai ser produzido, como vai ser produzido, onde vai ser produzido, quem vai produzir e quando vai ser produzido. (Sá Motta, 1981, p.251).
Para tanto, quando se tratando de uma empresa de médio e/ou grande porte e verificando-se que o volume de trabalho é enorme, a área de PCP deve possuir uma estrutura razoável, com tecnologia e pessoal em condições de prestar todo o serviço com qualidade e rapidez.
O responsável pelo PCP deve ser capaz de, ao analisar uma determinada operação, prever suas dificuldades e peculiaridades. Portanto, se tiver o conhecimento e a capacidade de efetuar a operação, terá plenas condições de realizar seu trabalho de forma mais rápida e com maior qualidade. É também importante alinhar a base teórica com a prática para levar adiante algum impasse, mantendo sua opinião sem demonstrar dúvida ou receio, de forma que suas convicções não sejam postas em xeque por operadores ou outros gestores. Caso isto aconteça, deve o analista ou supervisor de PCP ser capaz de demonstrar e provar sua posição.
De acordo com Burbridge (1988),
o objetivo do PCP é poder apresentar que os recursos podem ter uma utilização dinâmica, de forma que produtos específicos sejam produzidos por métodos específicos, para atender a aprovação no plano de vendas.
De 1990 até hoje, ocorreram mudanças significativas nos processos de produção. A facilidade da entrada de produtos vindo de outros países tem exigido da indústria brasileira uma melhor performance, a fim de reduzir custos operacionais, aumentar a produtividade e proporcionar maior qualidade aos produtos. Com isso, a função de PCP precisa se destacar com a criação de ferramentas e dispositivos, melhores métodos de trabalhos para otimizar os recursos, como também facilitar os processos através da Logística e da Automação.
Como uma função de staff aos gestores de produção e de demais áreas como compras, vendas, transportes, RH, manutenção entre outras, o PCP atua também na coleta de dados e na geração de informações para as tomadas de decisões. Pra tanto, o responsável pelo PCP deve entender de todas as atividades na indústria.
O PCP sempre vai ser submetido às perguntas: o que?; quanto?; onde?; como?; quando?; com o que?; e com quem produzir?. E, diante disso, deve responder com 100% de clareza, a fim de mostrar conhecimento e controle de seu processo.