Resumo

No presente artigo se faz um estudo sobre a “Participação Politicados Jovens nas Juventude partidárias em Moçambique, caso da OJM da Província da Zambézia” e o objecto principal que norteia o estudo é a participação política da juventude moçambicana. Com o artigo objetivou-se compreender os factores que influenciam na participação dos jovens nos partídos moçambicanos, caso da Província da Zambézia, 2012 – 2015. Ao nível metodológico o autor privilegiou a pesquisa do tipo exploratório, descritivo, com base numa abordagem qualitativa e quantitativa, tendo como técnica de recolha de dados a observação directa e a entrevista semiestruturada. Os instrumentos mais privilegiados na recolha de dados foi o guião de entrevista, o caderno de anotações. Em termos de conclusões recorrendo os dados a ideologia política é um dos factores, que de maneira expressiva - 34.2% - levou os jovens de Mocuba e Gurué a se motivarem pela política, exercendo alguma influência dentro da juventude, não obstante de que 40.8% dos jovens se sentem fiel a ideologia política familiar e de amigos. São esses jovens que predominam na escolha de certos ideais políticos o que de certo modo enaltece a importância da ideologia política, pois exerce uma influência directa nos ordenamentos dos partidos sendo entendida, como um conjunto de ideias políticos, onde cada partido tem o poder de adoptar o seu, onde cada militante em geral reconhece.

Palavras-chave: Participação Política, Partidos Políticos, Jovens, Juventudes Partidárias, Moçambique, Zambézia.

1. Introdução

O presente trabalho se relaciona com aParticipação Politica dos Jovens nas Juventude partidárias em Moçambique, caso da OJM da Província da Zambézia, 2012 – 2015”. Considere-se dentro desta pesquisa que a juventude seja em Moçambique ou em outro canto do mundo constitui o polo de desenvolvimento de uma nação, na medida em que estes são responsáveis em desenvolver actividades sociais e económicas permitindo que os políticos partidários identifiquem problemas que afectam a sociedade em geral.

Trata-se de um estudo que tem o propósito de produção de um artigo pelo qual se levanta a questão de partida, isto é, a pergunta que orientou o estudo: quais são os principais factores que influenciam aos jovens a participarem na vida política em Moçambique em geral e na Província da Zambézia de modo particular?

Esta temática referente a juventude, nos dias correntes, se tem apresentado como uma questão emergentes, por se entender que esta camada da sociedade requere grande investimento acrescido para a materialização dos objectivos pelos quais se pretendem alcançar.

No mundo, a juventude tem vindo a assumir diferentes significados de acordo com o contexto histórico, social, económico e cultural vigente. No entanto, geralmente, o sentido encontrado para atribuído a juventude, é uma fase de transição da adolescência a fase adulta, um momento de preparação para um a vida futura.

Já não é o objectivo deste trabalho em analisar o significado da juventude, no entanto, considera-se importante salientar que mesmo incluindo sujeitos de uma mesma faixa etária, a juventude possui características diferentes de acordo com o contexto no qual os jovens estão inseridos, sendo que o objectivo do presente estudo é identificar os factores que influenciam a participação dos jovens nas juventudes partidárias em Moçambique, caso específico da na Província da Zambézia, Mocuba e Gurué, 2012 – 2015. Para além de identicar os factores que influenciam a partiipação dos jovnes partidários em mocambique, o estudo procura perceber qual tem sido o seu papel dentro das suas forças políticas e para a sociedade em geral.

As motivações subjectivas da escolha do presente tema, sustentasse pelo facto de estar a acompanhar a evolução de várias forças políticas, nos quais, a juventude tem sido o grupo que mais participa e por ser um tema muito discutido e que se enquadra perfeitamente nas sociedades contemporâneas, oferecendo uma estrema importância na analise de Estados com regimes democráticos, onde existe uma massa jovem bastante expressiva, e não obstante, a sua pertinência nos países africanos, que tem vindo a consolidar as suas democracias.

O tema em análise tem uma importância no contexto da democratização em curso, porém, servira de um instrumento valioso na percepção sobre os factores que influenciam a juventude na opção nos diversos partidos.

Em termos de limites temporais e espaciais, a pesquisa foi desenvolvida em torno do Participação Política dos Jovens nas Juventude partidárias em Moçambique, caso da OJM (Organização da Juventude Moçambicana), da Província da Zambézia, caso dos Distritos de Mocuba e Gurué, 2016 a 2017. E o que nos levou a escolher os três Distritos, Mocuba e Gurué, é pelo facto de sabermos que são essas as principais cidades da Província da Zambézia, onde a dinâmica da juventude reflecte-se num grande progresso e também são estas cidades onde se vive um sistema politico diversificado, por onde é possível encontrar o grupo alvo para a presente pesquisa.