PARE DE SOFRER!

Tenho viajado por várias cidades e até países e, por onde quer que ande tenho deparado com esta frase: “Pare de sofrer”. Essa mesma mensagem tendo sido pregada em todos os lugares também de uma forma diferente como por exemplo: “tenha uma vida vitoriosa!”, “Você nasceu para ser cabeça e não cauda!”, “decrete hoje a sua vitória!”, “tome posse da vitória pela fé!”, “determine a sua benção” e esse tipo de mensagem tem sido muito difundida pois causa  uma espécie de anestésico contra as dores que os problemas da vida trazem pra cada um de nós.

Temos vivido um tempo onde as pessoas tendem a se esconder do sofrimento e o negá-lo pois o sofrimento normalmente revela as nossas fraquezas e fragilidades. As pessoas estão entorpecidas pela idéia da vida fácil e sem dor, dificuldades ou sofrimentos. Todos querem desesperadamente procurar a benção a qualquer preço.

Embora haja fundamento bíblico para dizermos que somos mais do que vencedores por meio de Jesus, esta palavra “vencedores” não tem o mesmo significado do padrão atual da palavra vencedor  que ultimamente está baseada na ganância dos homens.

Hoje o que mais se vê, é que o perfil do vencedor atual é aquele que até pode passar por alguma dificuldade, mas sempre consegue tudo o que deseja e luta pra conseguir. Vencedor é aquele que sempre vence as dificuldades virando o jogo com palavras mágicas. Vencedor é aquele que foi morador de rua e virou empresário de forma pouco comum. E essa mensagem soa bem aos ouvidos daqueles que querem vencer sem lutar, querem vitórias sem lutas.

Mas, o Vencedor de acordo com a Palavra de Deus, ao contrário de tudo isso, vencedor é aquele que também sofre, que passa por algum tipo de dificuldade, e que pode até vencer, mas, mesmo assim,  sabe discernir entre o momento de rir e o momento de chorar. Vencedor é aquele que aprende a viver cada um destes momentos reconhecendo que, acima de tudo, existe um Deus que não somente assiste, mas também participa conosco, de cada riso ou lágrima e usa essas coisas também como ensino e crescimento para cada um de nós.

                Perder ou ganhar, ser fraco ou forte, de acordo com a Palavra de Deus, não tem nada a ver com os padrões humanos e terrenos, pois o verdadeiro tesouro deve ser juntado “onde a traça e a ferrugem não consome”.

                Vencer  nem sempre tem a ver com possuir muitos bens ou mesmo ser curado de uma doença incurável. Estas coisas realmente representam vitória, mas elas não tratam da verdadeira essência. Elas estão na superfície de uma vida muito mais profunda, que vais muito além de ter ou não os seus sonhos e pedidos realizados. Na verdade, a verdadeira essência está no “ser” e não no “ter”.

                Muito ao contrário do que se tem pregado por aí, na bíblia, aqueles que estão relados como vencedores são na verdade, pessoas que perderam o mundo para ganhar a Vida. Alguns foram perseguidos, torturados, mortos, tiveram famílias separadas. A maioria não foi nenhum exemplo de sucesso, de força de vontade ou estabilidade emocional. Foram pessoas que passaram fome, fugiram, tiveram medo, alguns desistiram ou abandonaram seus projetos, antes do tempo. Tiveram crises existenciais, ficaram deprimidos, se sentiram enfraquecidos, desejaram morrer mas, foram salvos e reencaminhados não por suas próprias forças, mas pela Graça infinita de Deus. O verdadeiro vencedor é aquele que vence não por ele mas pela intervenção e participação de Deus.

                O vencedor, segundo as Escrituras, é aquele que sabe que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, mas nem por isso deixa de se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. Vive cada sentimento de forma verdadeira, sem máscaras e de forma consciente.

                Neste momento, faz-se por demais necessário lembrar que no curso da nossa vida ainda vamos perder ou ganhar muitas coisas. Alguns sonhos pessoais nunca serão realizados, Enquanto isso, existirão momentos em que alcançaremos vitórias que serão verdadeiros  presentes de Deus para nossas mãos.

O importante é saber que não devemos ser julgados por causa do que ganhamos ou deixamos de ganhar. O importante é lembrarmos que devemos fazer tudo para a glória do Senhor.

                É preciso lembrar também que o sofrimento em si não nos torna derrotados, pois através dele podemos aprender muita coisa. Não se deixe abater se as coisas não estão acontecendo do jeito que você imaginou ou do jeito que a sociedade prega sobre o perfil do verdadeiro vencedor. Lembre-se apenas que verdadeiro vencedor só sabe buscar vitórias, mas sim, aquele que está disposto a aprender com toda e qualquer situação vivida e, principalmente, que nunca desiste de lutar! Que projeta sua esperança não nas coisas que se veem, mas naquelas que são eternas; que sabe perdoar e também pedir perdão. Lembre-se que o sofrimento é útil, pois através dele conseguimos amadurecer e reconhecer o verdadeiro sentido da palavra vitória.

                Pastor Adilson Batista Amelio

                Email: [email protected]