Mandar, de acordo com o dicionário Aurélio significa: exigir que se faça; ordenar.
Já desmandar significa também com base no dicionário Aurélio: mandar o contrário de (o que se tinha mandado); contramandar, contra-ordenar; tornar se dissoluto, desregrar-se.
Então, quando o governo do estado manda,ele ordena, exige que se faça. Quando esse mesmo governo, que pleiteia novamente o atual cargo, desmanda então ele está mandando o contrário,contra mandando,tornando-se assim dissoluto e desregrado, de acordo com o dicionário.
Entre tantos escândalos que ocorrem em nossas searas tem os que se destacam, como policiais que matam acidentalmente jovens na flor da idade; disputas territoriais dentro das corporações; professores reclamando seu piso salarial; obras inacabadas; recursos do governo federal que são devolvidos por falta de uso. Tudo isso se caracteriza como desregrado e dissoluto.
Assim podemos observar que temos aqui os dois principais aparelhos de estado em conflito: o ideológico e o repressivo.
E o pior de tudo é que nossa sociedade parece ser na sua grande maioria de deficitários de atenção ou de amnésicos, que esquecem rápido por não conseguirem fixar a atenção ou esquecem devido à amnésia.