O óleo essencial de copaíba, também chamado de capahu, é um óleo ainda um pouco conhecido apesar de ser nativa da nossa floresta amazônica.

No entanto, os benefícios do óleo de copaíba possuem múltiplas virtudes e claramente merece ser parte de sua farmácinha natural de casa. 

Este óleo pode aliviar a dor articular ou inflamatória, a pele irritada e ainda pode te estimular em caso de fadiga.

O que é Óleo Essencial de Copaíba?

O óleo essencial de copaíba é uma resina aromática que flui do tronco do copaneiro, árvore que cresce na floresta amazônica, aqui no Brasil. 

É colhida como xarope de bordo: a resina é levada diretamente por um tubo perfurado no seu tronco. O óleo essencial é então produzido por destilação à vapor do copal.

O óleo de copaíba já é muito utilizado na Europa e em alguns países da America Central devido aos seus inúmeros benefícios. Quer saber mais sobre o óleo de copaíba? Vamos ver mais sobre esses benefícios!

Os Benefícios do Óleo Essencial de Copaíba em Poucas Palavras

  • Alivia a dor nas articulações;
  • Combate infecções otorrinolaringológicas;
  • Alivia infecções genitais;
  • Ajuda na cura e regeneração da pele;
  • Alivia infecções da pele;
  • Te dá energia.
  • E muito mais...

Agora que sabemos um pouco mais sobre o óleo de copaíba, vamos ver quando usar o óleo essencial de copaíba.

1. Aliviar a dor nas articulações

O óleo essencial de copaíba é um óleo rico em beta-cariofileno. Contém 50 a 60% em geral. Esta molécula positivante tem excelentes propriedades anti-inflamatórias em analgésicos.

2. Alivia infecções genitais

Uma pequena infecção urinária, uma cistite ou uma uretrite, pode ser combatida com o óleo de copaíba. É só massagear o baixo ventre com o óleo de copaíba para aliviar tudo isso.

3. Ajuda na cura e na regeneração da pele

O óleo de copaíba possui propriedades de regeneração da pele. Você pode adicionar ao seu creme, ou diretamente ao seu rosto para uma pele mais saudável.  Ajudará a hidratar, tonificar e rejuvenescer a pele cansada, tornando-a mais firme e elástica.

4. Alivia infecções da pele

O óleo essencial de copaiba contém propriedade antibacteriana e anti-inflamatória. Ele ajuda a acalmar as condições da pele, como acne, psoríase, eczema, micose cutânea, corpo ou pele parasitada com a sarna.

5. Um óleo energizante

O óleo essencial de copaíba é um tônico que estimula as glândulas suprarrenais e tem um efeito semelhante ao da cortisona.

Se você se sentir cansado ou desanimado, aplique algumas gotas e faça uma massagem na região lombar e ao longo da coluna.

Ficha técnica dos óleos essenciais de copa 

Nome científico:  Copaifera officinalis,

Parte da planta utilizada: oleorresina extraída do tronco,

País produtor: América do Sul, Brasil, África Ocidental.