Resumo

O presente artigo aborda sobre os dez anos da alternância democrática em moçambique: as suas perspectivas e os seus desafios. Pretendo mostrar os caminhos percorridos e os paradigmas que terão desenvolvido nesse tempo. O termo “democracia” surgiu na antiga Grécia e significa “governo de todos”. Portanto, democracia é a forma política em que o poder é atribuído ao povo e é exercido pelo povo em harmonia com a vontade expressa pelo conjunto de cidadãos titulares de direitos políticos.

No entanto, após a luta de libertação nacional que culminou com a saída em dos Portugueses, Samora Machel assume o poder, mas o país cai de novo numa guerra com a RENAMO face as divergências que os acarretavam. Moçambique dependia cerca de 80% da ajuda internacional, sendo uma das economias do 3º Mundo. Esse factor, e outros, contribuíram para que ambas as partes repensassem a luta. Após, um período de negociações culminou com a assinatura dos Acordos de Paz, a 4 de Outubro de 1992. Assim, iniciava-se o caminho à democratização. Eu gostaria de ter conseguido uma interpretação perfeita, mas desculpe. A justiça é superestimada e talvez haja um jeito de recuperar tudo, mas por enquanto hoje vivemos com isso, não consigo pensar em um conjunto de circunstâncias que a alternância democrática poderia minimizar, porque resolver por completo é de duvidar. Há assuntos que devem ser resolvidos enquanto as partes trabalham juntos. Cada um liberta o país na parte que-lhe cabe. Sê firme!

Na visão de GIVE (2016), o conceito de democracia tem-se tornado vago e amplo, com pouca qualidade de definição, embora este regime político tenha um sentido literal, não nos ajuda a entender de fato o que é uma democracia. Por essa razão trago alguns conceitos para enquadrar a minha linha de pensamentos.

Palavras-chave: Democracia, Política, Eleições e Alternância.


1.Introdução 

A democracia é uma forma de governo onde a autoridade do Estado deriva do povo. Quanto a isso, está claro, no entanto, há que saliência que os princípios da democracia moderna desenvolveram-se gradualmente através dos movimentos religiosos Calvinistas durante o século XVII, especialmente na Escócia, Inglaterra e Países Baixos onde as comunidades começaram a partilhar e a apoiar não só ideias religiosas mas também políticas. A filosofia da liberdade e igualdade para todos emergiu e acentuou-se durante o período do Iluminismo. Gradualmente, veio a ser reconhecida como o valor central da noção de democracia. Portanto, o presente artigo tem como objectivo compreender os dez anos da democracia moçambicana, a partir dela tirar-se algumas ilações de aprendizado. Cada sociedade tem sua versão de criaturas míticas que unem as pessoas indesejadas com promessas de uma juventude próspera em algum lugar. Negociantes de laços, os procuradores da paz. Só os pobres têm coragem, porque têm esperanças. Estrelas de um programa que não existe. Trazem ao mundo crianças sem nenhuma perspetiva de vida. Viver na pobreza exige coragem, eu já tive um meio de esperanças, agora só quero ter certeza de que os outros vão estar melhor e se é necessário que uma criança mostre o caminho para a paz que seja. Com isso, para a realização do mesmo, utilizou-se em um primeiro momento a pesquisa bibliográfica com um suporte de materiais já elaborados e integrados principalmente em livros, artigos científicos e revistas, com base numa pesquisa minuciosa exploratória. A pesquisa bibliográfica é desenvolvida com base em material já elaborado, constituído principalmente de livros e artigos científicos. Embora em quase todos os estudos seja exigido algum tipo de trabalho dessa natureza, há pesquisas desenvolvidas exclusivamente a partir de fontes bibliográficas. (GIL, 2012, p. 44) [...]