OS BENEFÍCIOS DA PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS PARA IDOSOS

Amanda Gabrielle Souza Cunha*, Devyson de Oliveira Souza*, Laila Nunes Pereira*, Lucas Augusto de Paula Pimentel*, Thaís Cristina Campos de Sousa, Walison Santos Oliveira *.

*Discentes do Curso de Educação Física Bacharelado do Instituto Luterano de Ensino Superior de Itumbiara-GO

Com a chegada da terceira idade, muitas pessoas se veem no fim da vida, pois os mesmos não realizam mais as atividades diárias com firmeza, não estão mais com a mesma disposição e aptidão na realização de atividades que envolvem equilíbrio, força, agilidade, entre outras capacidades físicas. Há também a perca da capacidade de locomoção, o que leva geralmente a decorrentes quedas, assim dificultando a realização de atividades simples do dia a dia, pois a recuperação de lesão ocorridas com idosos necessitam de período maior.

É muito importante que o idoso tenha uma rotina que englobe a prática de exercícios físicos, pois com uma vida ativa ele pode prevenir doenças decorrentes do sedentarismo, e doenças acarretadas por mal hábitos durante a vida adulta. Dentre essas doenças estão: hipertensão, obesidade, osteoporose, diabetes e derrames.

Os benefícios da prática dos exercícios físicos trazidos para a vida dos idosos são inúmeros, principalmente quando são orientados por profissionais especializados na área. Esses benefícios são notados com a melhoria da coordenação motora, aumento de força muscular, facilita os movimentos articulares, diminui o risco de quedas, entre outros.

Além dos benefícios físicos, há também os benefícios psicológicos; pois com a prática de exercícios físicos o idoso também trabalha suas funções psicomotoras, onde trabalha o corpo e a mente, ajudando na memória, podendo prevenir também o Alzheimer e alguns tipos de câncer. O idoso é reintegrado socialmente, pois conhece novas pessoas e realiza atividades em grupos, ajudando a prevenir depressão e solidão, que geralmente afeta muitos idosos, por não poderem trabalhar mais como antes, ou até mesmo pelo abandono social e familiar.

Os exercícios geralmente indicados para pessoas na terceira idade são de baixa intensidade como: natação, hidroginástica, treinamento funcional e musculação. Os exercícios devem seguir a individualidade biológica de cada indivíduo, pois alguns idosos tem mais capacidades funcionais que os outros, e outro ponto importante é seguir um treino especifico e orientado por um profissional de educação física.

A recreação integrada com os exercícios físicos, também é relevante para que o idoso tenha uma vida ativa e também saudável. Os jogos, brincadeiras e danças trazem um momento lúdico, onde o idoso não se afeta tanto com as perdas acarretadas pela velhice. Assim a recreação também se torna uma maneira de buscar novos hábitos.

A busca pela vida saudável na terceira idade é de extrema importância pois através da pratica dos exercícios físicos o idoso está promovendo a prevenção da sua saúde física, mental, emocional, social e espiritual. Com todos esses benefícios, há o fortalecimento do coração e diminuição de gordura corporal. A prática dos exercícios físicos faz com que haja uma manutenção dos sistemas, garantindo o bem-estar e a qualidade de vida dos idosos, amenizando os efeitos causados nessa fase da vida.

O profissional de Educação Física tem um papel fundamental na transformação da vida do idoso, além de promover a melhora na qualidade de vida, ele também trará coisas novas que transformam o olhar do idoso para continuar tendo uma vida saudável e buscar sempre dar seu melhor dentro do seu limite. Esse profissional age tanto na parte física quanto na psicológica, pois além de trabalhar atividades lúdicas e exercícios de fortalecimento, ele também trabalha atividades interativas e que trabalham a mente. Uma boa orientação garante um bom resultado e evita lesões ou traumas.

Podemos concluir que ter uma vida ativa durante o decorrer da vida resulta em bons resultados na terceira idade, e que a prática de exercício físico é essencial na manutenção da saúde, principalmente para os idosos, e que quanto mais ativo se é, mais saúde ele terá para ter um bom desempenho durante suas atividades.

REFERÊNCIAS

SANTOS, Sofia Esteves. Benefícios da atividade física na terceira idade. Disponível em:> Acesso em: 09 de out. de 2019

DANERES, Patricia Silveira; VOSER, Rogério da Cunha; Atividade física na terceira idade. Benefícios aos seus praticantes. Revista Digital EFDeports, Buenos Aires, ano 18 n. 179 abril de 2013.