Resumo
Com o crescimento desenfreado de técnicas virtuais de programação em 3d ficou mais fácil visualizar imagens lindas de projetos de interiores e exteriores bem próximo da realidade. Acontece que na busca por beleza há o esquecimento das técnicas de ergonomia e funcionalidade real do espaço. Com isto a questão do dia a dia que é ser funcional tem sido deixada de lado. É importante a consciência da necessidade de trabalharmos em conjunto cliente, arquiteto, decorador, aliando a ergonomia, estética, funcionalidade e o espaço. É importante destacar as diversas maneiras de utilizar o micro-ondas baseado em relatos reais da verdadeira necessidade para assim buscar um posicionamento ideal. Partindo deste principio, foram investigados neste artigo as alternativas para buscar um melhor posicionamento do micro-ondas com base em historias reais e a teoria estabelecida. Esta investigação baseou-se em revisão de literatura e experiência profissional.

Introdução
Atualmente com o aumento da qualidade de vida, muitos anseios baseiam-se na melhoria de suas casas, quer seja em
pequenas ou grandes. A cozinha é muitas vezes o lugar ápice do ambiente, integrado a ala social da casa precisando ter uma excelente visual. E o micro-ondas, um dos eletros utilizados na cozinha tem sido posicionado de varias maneiras, porem não necessariamente funcional. O tema do artigo é descobrir o posicionamento do micro-ondas adequado ao uso do ambiente com estética, funcionalidade e principalmente satisfação do cliente. Este estudo teórico-empírico com a pesquisa em bibliografias, sites, imagens, bem como experiência profissional ao longo dos 15 anos de carreira.

Projeto
Planejar o posicionamento dos eletros na cozinha ajuda na funcionalidade da mesma. O micro-ondas pode ser um eletro bem em particular em relação a sua posição e altura. Muito baixo incomoda, muito alto também, no meio da abancada reduz espaço, então onde é o local certo?