TRATAMENTOS DENTÁRIOS EM CÃES

Quando um cão sofre alterações comportamentais ou de síndrome do pânico, muitos tutores fornecem restos de ossos naturais com o intuito de distrair e acalmar o animal. Estes momentos acontecem, principalmente, quando o pet está aprisionado, em dias de fortes temporais ou habituais queimas de fogos de artifícios durante as finais dos campeonatos de futebol e os festejos de finais de ano. Contudo, além roer ossos o cão pode morder grades ou gaiolas num momento de aflição extrema contraindo um trauma dentário e sendo exposto a uma fratura. Os dentes caninos mais prejudicados, geralmente, são o quarto pré-molar superior, seguidos dos pré-molares e incisivos e molares inferiores.

Antigamente, estes dentes fraturados eram tratados endodonticamente e restaurados, apenas, no espaço relativo ao preparo de acesso cirúrgico, sem a restituição total da coroa. Com o avanço tecnológico da Odontologia Veterinária este processo mantém estes dentes na boca dos cães conseguindo restaurar a parte coronal perdida. Esta prática devolve o elemento dental à função, a forma e possivelmente a estética configurada pelo aspecto físico da prótese metálica e que agrada a grande número dos proprietários. A Restauração Metálica Fundida (RMF) como é denominada é capaz fortalecer a resistência anterior dos dentes, cujo fator é essencial para os cães de guarda.

Procedimento Minucioso: Ao iniciar este modelo de tratamento, o veterinário deve pesquisar a índole do paciente avaliando qual o tipo de prótese mais adequada. As aplicações de RMF podem ser tanto unitárias, quando aplicadas, apenas, em um elemento dental, mas também harmoniosa quando múltiplas e aplicadas em todos os dentes caninos superiores e inferiores. Em uma ampla maioria dos casos, o pet se adapta muito bem, pois as próteses não incomodam a atividade mastigatória ou mesmo no caso de animais de trabalho, que retornam as suas funções. O veterinário proíbe expressamente roer qualquer tipo de osso, bem como, os pneus que são oferecidos em momentos de lazer.