O valor da Humildade!

 “Bem aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” – Mateus cap. 5 vers. 3.

Ao estudarmos sobre as “bem-aventuranças” podemos perceber facilmente que elas falam de valores que devem permear a vida de todos nós, mas de uma forma subjetiva que retrata a vida interior.

Quando o Sermão do Monte começa falando de valores que precisam ser internalizados quer dizer que o “ser” é muito mais importante do que o “fazer” ou “ter”.

Com as bem-aventuranças, Jesus tenta mostrar aos seus discípulos que a verdadeira felicidade não é algo que nasce de fora para dentro, mas de dentro para fora; ou seja, dos valores que estabelecemos como referência para as nossas ações e, principalmente, o nosso comportamento.

No caso do texto acima, vemos que se trata da primeira bem-aventurança onde o principal valor apresentado por Jesus é o valor da humildade, destacando que ela é a principal virtude necessária na vida de todos aqueles que desejam entrar nos céus.

Conta-se que certa vez um senhor de 70 anos viajava de trem tendo ao seu lado um jovem universitário, que lia o seu livro de ciências. O senhor, por sua vez, lia um livro de capa preta. Foi quando o jovem percebeu que se tratava da Bíblia e estava aberta no livro de Marcos. Sem muita cerimônia o jovem interrompeu a leitura do velho e perguntou: O senhor ainda acredita neste livro cheio de fábulas e crendices? - Sim, mas não é um livro de crendices. É a Palavra de Deus. Estou errado? - Mas é claro que está! Creio que o senhor deveria estudar a História Universal. Veria que a Revolução Francesa, ocorrida há mais de 100 anos, mostrou a miopia da religião. Somente pessoas sem cultura ainda crêem que Deus tenha criado o mundo em seis dias. O senhor deveria conhecer um pouco mais sobre o que os nossos cientistas pensam e dizem sobre tudo isso. - É mesmo? E o que pensam e dizem os nossos cientistas sobre a Bíblia? - Bem, respondeu o universitário, como vou descer na próxima estação, falta-me tempo agora, mas deixe o seu cartão que eu lhe enviarei o material pelo correio com a máxima urgência.

O velho então, cuidadosamente, abriu o bolso interno do paletó e deu o seu cartão ao universitário.

Quando o jovem leu o que estava escrito, saiu cabisbaixo sentindo-se pior do que uma ameba, pois no cartão estava escrito:

Professor Doutor Louis Pasteur,

Diretor Geral do Instituto de Pesquisas

Científicas da Universidade Nacional da França.

“Um pouco de ciência nos afasta de Deus.

Muito, nos aproxima.”

Louis Pasteur

Infelizmente ainda existem muitas pessoas que ignoram completamente o valor da humildade e esquecem que a Palavra de Deus nos recomenda que não devemos ser sábios aos nossos próprios olhos pois não custa nada ser humilde. Ninguém nunca perdeu nada por ter esta importante virtude recomendada por Jesus no texto acima.

Bem aventurado quer dizer “Feliz” e podemos transcrever o texto de uma forma parafraseada dizendo que “Os humildes são felizes, pois herdarão o reino dos céus”

Diante de tal afirmação, podemos afirmar que o valor da humildade é muito grande pois ela revela quem somos na verdade e nos mostra se temos condições ou não de entrarmos no reino dos céus. Eu quero entrar lá; e você quer?

O meu sincero desejo é que Deus nos ajude a desenvolver em nós a cada dia esta importante virtude, sempre nos fazendo lembrar que “ser” é muito mais importante mais do que “fazer” ou “ter”, principalmente pra quem deseja morar no céu!

 

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]