O que significa ser cristão realmente?

* Adilson Batista Amelio

Inicialmente precisamos destacar o fato de que, de acordo com o texto de Atos cap. 11 vers. 25 e 26, foi em Antioquia, na Síria, que os discípulos foram chamados de “cristãos” pela primeira vez.

Não se sabe se este tratamento era um termo pejorativo, mas a grande verdade é que esta forma de tratamento se tornou usual e durou bastante tempo. Naquela época, o fato de alguém ser identificado como cristão normalmente significava um grande risco de morte. No Império Romano, por exemplo, muitos cristãos foram lançados vivos para serem devorados por leões famintos.

Os anos se passaram e histórias semelhantes continuaram acontecendo em todas as épocas. Atualmente muitas pessoas também se apresentam como cristãs como se isso fosse uma coisa bonita de se dizer. Mas afinal, o que significa ser cristão realmente?

Temos vivido aqui no Brasil um tempo, no mínimo interessante, onde parece ter virado moda alguém ser chamado de cristão, quase sempre sem levar em consideração o verdadeiro sentido e significado deste termo.

Reconhecemos que este espaço é pequeno e, além disso, não temos a pretensão de esgotar completamente um assunto tão importante em apenas um pequeno artigo pois isso é simplesmente impossível. Mas, precisamos destacar que ser cristão não é apenas ser membro de alguma denominação, adepto de uma religião, freqüentador dos cultos de uma igreja ou simplesmente ser simpatizante do evangelho.

Temos de reconhecer que ser cristão é algo muito além de tudo isso. Ser cristão significa ter experiência pessoal com Cristo, isto é, a pessoa precisa crer, aceitar e também se batizar. Além disso, para ser um cristão realmente, a pessoa precisa andar com Cristo e ter compromisso com Ele em toda e qualquer situação, ser um verdadeiro discípulo obedecendo-o em tudo e em todo o tempo.

Um outro aspecto também muito importante é que o verdadeiro cristão é uma pessoa que está disposta a tornar-se semelhante a Cristo e isso só acontece como resultado da experiência de andar com Ele, é uma questão de caráter e não apenas de um simples desejo ou de se aderir a algum tipo de moda.

Quando vemos as notícias sobre a Igreja Perseguida em várias partes do mundo atualmente nos deparamos diante desta importante pergunta: O que significa ser cristão realmente? Existem tantos cristãos sendo levados à morte por terem a coragem de não negar o seu amor à Cristo e isso, com certeza, só pode decorrer de um relacionamento pessoal com Ele.

É muito fácil alguém declarar ser cristão em meio a tanta liberdade. Mas, em condições adversas quantos teriam coragem ou capacidade de fazer tal declaração?

A grande verdade é que atualmente existe muita gente brincando de ser cristão sem ter a menor idéia do valor e do verdadeiro significado deste termo. Em conseqüência disso, existem muitas pessoas supostamente aderindo ao termo cristianismo pelas aparentes e supostas vantagens que tem sido maciçamente oferecidas pela chamada Teologia da Prosperidade.

A verdadeira Igreja de Jesus na terra não pode se omitir e se manter distante desta triste realidade. Temos de lembrar de que a Igreja existe para transformar o mundo e não simplesmente ser transformada por ele. Um outro fato muito importante é que não podemos esquecer de que Jesus está voltando e o “relógio da escatologia” já está marcando a última hora, isto é, já estamos vivendo o que se pode chamar de a “última volta do ponteiro”. O arrebatamento está às postas e somente os verdadeiros cristãos irão subir e encontrar com Ele nas nuvens.

Existem muita gente aderindo ao cristianismo sem nunca ter acessado sites e se interado sobre este assunto, tais como: portas abertas e ecoando a voz dos martires como se isso não fosse relevante e nem necessário. Além disso, são pessoas que tem dedicado muito mais tempo para a internet e redes sociais do que a leitura da Palavra de Deus.

Pense nisso; Você é um verdadeiro cristão e está realmente preparado para confessar sua fé em toda e qualquer situação?

* Pastor, Professor, Advogado e Articulista

Email: advogadoevangelico@gmail.com