Acordes são agrupamentos de notas musicais. 

Na música, quase tudo (a não ser o ritmo), vem das escalas. Tudo começa aí... 

Das escalas vêm a melodia, os acordes e os solos. Para facilitar, vamos ver a escala que eu acredito seja a mais conhecida no mundo todo. A escala de C (dó maior):

Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si

Sim... as setes conhecidas notas musicais formam a escala de C (dó maior). 

Como eu disse, um acorde é um agrupamento de notas. E também já disse que acordes vêm das escalas. Então...

Numa música que esteja na tonalidade C, a melodia utilizará as notas da escla de C. E a música será acompanhada (harmonia) pelos acordes retirados da escala de C. Com algumas exceções que não me cabe explicar aqui. 

Muito bem, então o que são acordes de violão

Na verdade, poderíamos dizer que não existem "acordes de violão". Porque um acorde, seja qual for é o mesmo para qualquer instrumento. 

Porém, o termo é usado para definir as posições feitas no violão para fazer os acordes. 

Voltando à escala de C... Vejamos 1 acorde que se forma a partir da escala de C, para exemplificar. O acorde C (dó maior). 

Este acorde é natural, ou seja, não têm alterações. É formado por 3 notas. A primeira, terceira e quinta notas da sua escala. Então...

Escala de C = , Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si

Portanto, o acorde C é formado pelas notas Dó (C), Mi (E) e Sol (G)

Isto significa que para tocar o acorde, é necessário que estas 3 notas estejam presentes. 

E como fica isso no violão? 

O violão popular não utiliza partitura, por isso são usados diagramas apra saber como se faz a posição para tocar aquele acorde. Veja a ilustração abaixo:

acorde C para violão

O diagrama acima representa o braço do violão. O "C" é o nome do acorde. Dentro do diagrama as bolinhas indicam onde devem ser apertadas as cordas. 

Repare na parte de baixo do diagrama, as letras: C, E, G, C, E. Justamente as notas que formam o acorde, como eu havia mencionado anteriormente. 

Portanto, no que se refere aos acordes naturais, esta é a regra. Porém, existem acordes com notas diferentes, alterados. Nos quais são inseridas ou substituídas notas, que podem vir da mesma escala ou de outra. 

Evidentemente, uma música é acompanhada por diversos acordes. Geralmente 3 ou mais. Veja este artigo, onde falo de sequências de acordes. 

Resumindo:

  • Um acorde natural é formado por 3 notas. A primeira, terceira e quinta notas de uma determinada escala, maior ou menor. 
  • Acordes de violão é uma expressão utilizada para denominar as posições feitas no violão para tocar acordes. 
  • Na música, melodias, solos e acordes vêm das escalas.