O texto da Mulher samaritana, descrito em João cap. 4 vers. 1-30  é, sem dúvida, um dos textos mais conhecidos da bíblia e traz em si mesmo, algumas lições muito importantes para a vida de todos nós também nos dias atuais. E é justamente sobre isso que eu desejo compartilhar com você através desse artigo.

Aquela mulher era muito discriminada pelo simples fato de ser mulher (vers.27); ela também era uma pessoa rejeitada pelos judeus por ser samaritana (vers.9). Além disso, ela era rejeitada pelos próprios samaritanos por ter vida sexual irregular (vers.18).

Diante tantas rejeições, provavelmente ela foi buscar água ao meio-dia (hora sexta, vers.6) para não se encontrar com ninguém no poço. O horário de se buscar água era pela manhã. Ela vivia fugindo, se escondendo. Tinha vergonha de si mesma. A mulher samaritana precisava de uma verdadeira mudança de vida; só não sabia como tal situação poderia de fato acontecer em sua vida.

Mas, para a sua surpresa, no momento em que ela chegou junto ao poço para apanhar água, Jesus veio até ela. E é justamente aqui que nós aprendemos essa importante lição dada por Jesus; Ele sempre está disposto a vir até ao nosso encontro. Precisamos entender que o Encontro com Deus não se dá apenas pelo esforço humano. Na verdade, a decisão do encontro partiu dEle quando enviou seu filho Jesus ao nosso encontro.

Aquela mulher, além de não fugir do encontro com Jesus, também reconheceu que Ele era Profeta, não somente acreditou mas também se comprometeu com Ele. Mesmo sem ter ainda pleno entendimento, ela quis o que o Senhor oferecia. Não adianta reconhecer e não se comprometer com Jesus.

Além de crer em Jesus, aquela mulher tomou a brilhante iniciativa de testemunhar  aos outros a respeito de Jesus. Ela foi e anunciou na Cidade de Sicar sobre seu encontro com Jesus (v.28-29). A mulher samaritana quebrou seu estado de isolamento social, deixou pra trás o cântaro e foi anunciar o que Jesus fez em sua vida. Precisamos entender que existem muitas coisas que precisam ser deixadas pra trás quando entregamos a nossa vida pra Jesus.

A mulher samaritana, antes de ter um Encontro com Jesus, se alimentava de “passado” e só conseguia ver um futuro muito distante: “Quando o Messias vier nos anunciará todas as coisas...”

Mas, naquele momento, ela pôde compreender que Jesus não se preocupa apenas com o nosso futuro, mas também com o nosso momento atual.

Eu não sei como a sua vida se encontra nesse exato momento, mas eu creio que, o que Jesus fez na vida da mulher samaritana, Ele está disposto a fazer na sua vida também!

Não importa o quanto você tenha sido rejeitado até aqui. Basta que você aceite ter agora esse encontro com Jesus, creia nEle e se disponha a obedecê-lo!

Neste texto de João cap. 4, Jesus não está pregando para uma multidão. Ele estava falando apenas para aquela mulher e isso mostra que Ele valoriza as pessoas individualmente.

Mesmo que você hoje esteja se sentindo apenas mais um em meio à multidão, creia que Jesus não somente está te vendo, como também está vindo ao seu encontro. E, com toda certeza, esse encontro com Jesus, vai mudar por completo e para sempre a sua vida!

Pr Adilson Batista Amelio

Email: pastoradilsonbatista@gmail.com