O que fazer quando estamos no Fundo do Poço?

Existem momentos em que as coisas ficam tão difíceis na nossa vida que nos sentimos “no fundo do poço”. E isso não acontece apenas com algumas pessoas. Os grandes personagens da bíblia passaram, cada um ao seu modo, por momentos assim também. Um dos casos mais claros deste tipo de situação foi o caso do profeta Jeremias quando, de acordo com Jeremias cap. 38 vers. 6 ele se encontrava literalmente no fundo do poço.

           

De forma direta, podemos dizer que no fundo do poço só existem três coisas que podemos fazer: Sentar pra lamentar, sentar pra refletir ou olhar para cima em busca de uma saída!

           

Quando estamos “no fundo do poço” a melhor opção, com certeza, é olharmos para cima. Se assim o fizermos veremos facilmente que a mão de Deus continua estendida em nossa direção, esperando um esforço de nossa parte no sentido de erguermos as nossas mãos na direção das mãos dEle.

           

Mas, ao contrário disso, que fazemos normalmente? Sentamos pra lamentar ao invés de refletir sobre as verdadeiras causas que nos levaram a ficar “no fundo do poço”.

Provavelmente, o salmista também estava “no fundo do poço” quando disse: “Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro? O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda...O Senhor é quem te guarda; o Senhor é a tua sombra à tua direita.” (Salmos cap. 121 vers. 1,2 e 4)

E você, o que faz quando se sente “no fundo do poço”? Senta pra lamentar, pra refletir ou prefere olhar para cima?

Olhamos para cima quando ignoramos qualquer tipo de passado triste qualquer sombra de frustração. Olhamos para cima quando optamos ouvir a voz de Deus ao invés de mergulharmos ainda mais nas águas profundas da depressão olhamos para cima quando deixamos Deus agir ao invés de gastarmos a nossa pouca força para, inutilmente, tentar resolver a situação sozinhos.

Com toda certeza, Deus não deseja nos ver “no fundo do poço” o tempo inteiro. Ele espera que possamos agir da maneira correta, isto é, olharmos para Ele em buscas das repostas e da solução ideal que tem pra cada um de nós.

Com a ajuda de Deus nenhum de nós continuará “no fundo do poço”. A pergunta que fica é: Será que queremos  realmente olhars para cima?

Pastor Adilson Batista Amelio

Email: [email protected]