GUIMARAES, Leda Maria. O Profissional Contábil Diante da Convergência das Normas Contábeis: Análise da Preparação desse Profissional nos Processos Organizacionais.

A padronização de normas e procedimentos tende a facilitar a comunicação e comparabilidade de informações contábeis entre os diversos países, sendo, portanto, um assunto de interesse de todos os profissionais da área contábil bem como dos empresários e investidores.

A Contabilidade está diante de novos desafios causados pelas constantes mudanças no cenário econômico mundial, onde a economia globalizada, o desenvolvimento do mercado de capitais internacional e o aumento dos investimentos estrangeiros geram a necessidade de utilização de normas e procedimentos que contribuam para a redução das diferenças nas informações contábeis entre os países. O atual cenário de globalização em que as empresas estão inseridas representa desafios e oportunidades de desenvolvimento tanto para o conhecimento contábil quanto para os contadores, sendo a harmonização dos princípios contábeis uma das tendências para a evolução da Contabilidade diante dos mercados internacionalizados.

Destaca-se que com as adaptações as normas internacionais e a predominância da essência sobre a forma, tanto o auditor quanto o profissional contábil devem conhecer muito bem a execução do processo a ser contabilizado e a circunstancia que as cercam. Não basta apenas fazer a contabilização, mas ter confiança que o documento formal represente, de fato, a essência econômica dos fatos sendo registrados.

Muitos autores afirmavam que a Contabilidade seria a profissão do futuro. Já na primeira década do século XXI percebeu-se que a profissão contábil estava passando por várias mudanças, tornando-se mais confiável, consistente e valorizada pelo mercado. Espera-se, portanto, que os profissionais contábeis procurem se qualificar sobre o processo de convergência contábil, tendo em vista que se trata de um importante requisito para uma atuação em consonância com as atuais exigências do mercado. O que se percebe que os contadores não buscam capacitação e qualificação no que diz respeito ao processo de Convergência das Normas Contábeis.

Sobre a perspectiva em relação à profissão contábil versus convergência, a mesma se tornará mais complexa, porém, mais valorizada. O processo representa um desafio para a profissão e será necessário constante estudo de modo que o profissional esteja capacitado para se manter no mercado. Alguns profissionais detêm um bom conhecimento teórico sobre a convergência contábil, porém, percebe-se a falta de conhecimento sobre a prática profissional do assunto. Dessa forma, faz-se necessária a capacitação dos mesmos, no que se refere à prática, para uma atuação segura e condizente com as exigências do mercado.

Camila Bandeira de Oliveira é acadêmica do Curso de Ciências Contábeis pela Fadergs.