Encontramos poesia em todas as partes do mundo. Em livros bonitos, em folhetos de Literatura de Cordel, em cadernos, oral, enfim: na zona urbana e rural. Mas, não nos perguntamos qual o perigo da mensagem escondido atrás do poema? Muito mais do que demonstrar os sentimentos do eu lírico, a poesia tem que ser crítica e tornar o leitor crítico. Caso contrário não estará contribuindo com o seu papel, que é despertar consciências.

Despertar consciências

Ao ler uma poesia o leitor tem que entender qual a função do poeta ao escrevê-la. Então, o leitor tem que decidir se está de acordo com tal ideia ou não. Se o leitor não tiver essa percepção crítica, sua mente poderá tá sendo induzida a praticar coisas erradas e dependendo da ocasião, ele deve ficar atento pra não cair.

O psicológico pode ser influenciado

Dependendo do momento, a poesia pode servir de consolação, motivação, entendimento, compreensão, destruição entre outras... Imagina alguém que perdeu o filho e a mulher num acidente, fraco psicologicamente. Sem ter um apoio por parte dos familiares ou amigos, de repente ler estampada em algum muro um poesia que incentiva usar drogas dizendo que todos os problemas irão passar. É nessa hora que o cérebro vai entrar em contradição, porque vai lembrar-se de outros bons poemas que leu: que ensinava a fazer o certo. Se a pessoa não tinha costume de ler outros poemas, a sua mente estará fragilizada.

Preparar a mente para enfrentar as mensagens negativas

A melhor forma é ler bons livros, de autores que lutam por um mundo mais justo para todos. A partir do momento que alimentamos nossa mente com mensagens de esperança, de amor, de paz, de felicidade... Tornamos-nos uma pessoa a cada dia mais crítica e aberta para entender os mistérios da vida e os fenômenos que acontecem com nós, assim como as pessoas ao nosso redor.

Sugestão de leitura

A Bíblia Sagrada e Livros de motivações, esperança e amor.