O perigo de se viver somente de aparências.

Estava lendo o livro das Crônicas e me deparei com algumas importantes verdades encontradas no exemplo deixado por Joás. O que se sabe é que quando ele ainda era um bebê viveu uma experiência dramática pois teve toda sua família exterminada. Por pura providência divina, Joás teve a sua vida preservada pela importante ajuda de Deus através da ação direta do sacerdote Joiada.

Anos mais tarde foi exatamente o Sacerdote Joiada que veio a ungir Joás como rei de Judá. Quando chegou ao trono, vemos que as primeiras atitudes de Joás foram boas aos olhos de Deus pois ele trabalhou de forma firme e intensa para levar o povo de Judá até a presença de Deus e a marca importante deste trabalho foi a reparação do Templo.

Uma atitude curiosa é que a bíblia diz que, Joás fez o que era reto aos olhos do Senhor, durante todos os dias do sacerdote Joiada. Mas, de forma estranha e aparentemente inexplicável, logo depois da morte do sacerdote, o rei Joás simplesmente abandonou os caminhos do Senhor, e escolheu levar todo o povo de Israel a se corromper.

A bíblia também diz que, neste tempo de verdadeiro desvio espiritual, Deus usou vários profetas para advertir o rei Joás e um dos principais profetas desta época foi  Zacarias, filho de Joiada. Mas, infelizmente, o rei Joás “não se lembrou da beneficência que Joiada, pai de Zacarias, lhe fizera; porém matou-lhe o filho” (II Cr. 24:22). Que triste realidade para alguém que cresceu nos caminhos do Senhor desde a mais tenra idade.

Pare e pense: Como pode alguém se corromper de forma tão brusca e rápida? Creio que isso possa ter ocorrido com Joás porque o temor do Senhor ainda nunca foi algo tão firme no seu coração e na sua identidade como servo de Deus. Não tenho dúvida de que se o rei Joás fosse realmente temente a Deus, seria simplesmente impossível se deixar corromper de uma maneira tão espantosa como essa. Uma coisa curiosa é que, embora o rei Joás tenha demonstrado fidelidade a Deus durante o início do seu reinado, ele não deixou que a influência boa de Joiada pudesse verdadeiramente moldar o seu caráter e a identidade.

No nosso caso, muitas vezes estamos cercados de boas influências. Gente fiel a Deus, que nos fala a verdade, que é exemplo para nós. E até mesmos recebemos essa boa influência, deixando que nossas condutas sejam moldadas. Entretanto, ter a conduta certa nem sempre quer dizer que ela parte de quem nós somos na profundidade. Por isso precisamos estar atentos a todos os sinais que indicam como está o nosso coração.

Acredito plenamente que servir a Deus sem alegria é um dos sinais que mostra o quanto o serviço ainda não é um traço do nosso interior. Receber a disciplina exteriormente, mas rejeitá-la no coração, também é um sinal para o qual devemos estar atentos. Não se alegrar em receber uma repreensão também é um mal sinal, pois o salmista fala “Fira-me o justo, será isso uma benignidade; e repreenda-me, será um excelente óleo” (Salmos cap. 141 vers. 5).

Portanto, não se satisfaça apenas em viver uma vida com atitudes e condutas certas mas que não vêm realmente do coração. Deixe que as boas influências possam moldar verdadeiramente a sua identidade, seu caráter, suas atitudes e decisões. Não se contente em apenas servir. Sirva com a alegria. Sinta-se amado ao ser disciplinado por Deus. Receba com alegria a repreensão. Se você percebe que essas coisas ainda não fazem parte de você, busque a Deus em oração, abra o seu coração com alguém confiável que possa te ajudar e se exercite nisso. Afinal, somente assim você e eu poderemos nos livrar do perigo de viver somente de aparências!

Pastor Adilson Batista Amelio