Conta-nos o Evangelho que o nosso Mestre de infinita bondade e misericórdia, Jesus Cristo teria dito que se tivéssemos fé poderíamos realizar todos os prodígios que ele realizava e muito mais.

Muito bem. Porque resolvi iniciar o nosso artigo de hoje relembrando esse ensinamento do Mestre ?

Após um longo período de estudos e treinamentos, iniciamos, recentemente a aplicação de passes magnéticos em nossa Casa de trabalho, o LEAC - Lar Espírita Águas Claras em Bragança Paulista. Durante esse período de estudos, recebemos a visita de Jacob Melo, reconhecido no meio espírita por seus livros, palestras e artigos que abordam o tema de uma maneira bastante ampla e profunda (ao qual recomendo a leitura) e também visitamos outras Casas de Assistência localizadas no Nordeste do país e no interior de São Paulo, onde nos deparamos com resultados e curas simplesmente surpreendentes.

O conceito do magnetismo não é novo. No Ocidente ele foi mais amplamente estudado por Mesmer nos idos de 1700 e vastamente aplicado por magnetizadores daqueles tempos. Conta a história que o próprio Kardec (Codificador da Doutrina Espírita), desenganado pelos médicos de sua época em razão de uma amaurose que fatalmente o levaria a cegueira, foi curado por um magnetizador.

Em seu livro denominado "Mesmer - A ciência negada e os textos escondidos", Paulo Henrique Figueiredo (que também proferiu palestra sobre o tema aqui em Bragança Paulista a nosso convite sobre o tema) nos traz as obras de Mesmer em sua íntegra, obras essas perdidas por mais de dois séculos.

Correndo o risco de não ser completo e preciso em minha explicação, em resumo, a técnica do Magnetismo define a aplicação dos seus passes focando a harmonização dos Centros de Força (também conhecidos como Chakras), levando em consideração alguns conceitos básicos. O primeiro deles é o sentido, que sempre deve ser de cima para baixo, ou melhor explicando, no sentido da cabeça para os pés. Outro conceito importante é o da velocidade da aplicação dos passes, ou seja, movimentos de até 3 segundos de aplicação dispersam energia. Se superiores a 3 segundos as concentram. Por fim a proximidade. Passes aplicados a uma distância de até 25 cm são ativantes. Em distância superior a esta são calmantes. Esses conceitos certamente não resumem toda a técnica, no entanto, a literatura sobre o tema nos explica que o sucesso da aplicação dos Passes Magnéticos, que exige estudo e aprofundamento para um melhor entendimento, depende de um ingrediente indispensável, qual seja a Vontade, derivada do verdadeiro amor em auxiliar ao próximo.

Assim como ocorreu conosco, sei que muitos irmãos que estão na Doutrina desconhecem o assunto e que alguns outros questionam a sua vinculação com o Espiritismo. No entanto, lembro das frases do nosso Codificador que deixou muito claro que o Espiritismo (enquanto ciência) e o Magnetismo são ciências irmãs. Destaco ainda que a obra de Kardec faz vasta menção ao tema que certamente carece de maior estudo e aprofundamento pelo meio espírita.

Outro fato que merece destaque são os excelentes resultados que vêm sendo alcançados no tratamento e na cura da Depressão por meio da aplicação das técnicas do magnetismo.

Por hora, gostaria de deixar registrado o meu entusiasmo com o tema principalmente em razão das curas e resultados surpreendentes que pudemos constatar por meio da sua aplicação. Em futuros artigos estarei retornado ao assunto com maior profundidade.