ANTONIA EVELINE SOARES DA SILVA

RESUMO

Este presente trabalho tem a função de defender a ludicidade com um método de ensino na Educação Infantil. Ele está vinculado no brincar como instrumento facilitador na aprendizagem. O lúdico tem a característica de envolver as crianças no processo de ensino e aprendizagem. Já que suas estratégias são favoráveis às crianças. E se tratando de Educação Infantil é de suma importância desenvolver o aprendizado através do lúdico. Faz-se necessário usar uma metodologia que chame a atenção do aluno. E sendo criança então, o brincar faz toda diferença. O professor precisa entra no mundo de imaginação da criança e através dele despertar pra o mundo real da escolaridade. Toda criança gosta de brincar e por meio dessa brincadeira ele pode desenvolver varias habilidades na criança. Para que este trabalho tivesse êxito houve uma vasta referência bibliográfica, dentro quais destacamos os seguintes teóricos kishimoto, Piaget e Vygotsky.

Palavras chaves: Jogos, brincadeiras e apredizado.

INTRODUÇÃO

Esta pesquisa tem como objetivo refletir sobre a o uso do lúdico como um instrumento facilitador na aprendizagem. Defende muitos educares que o brincar, faz parte da vida secular da criança. Que estimula na criança a vontade de envolver-se na brincadeira.  Nota-se que os jogos despertam na criança o espírito de competitividade, induzindo-a participar da brincadeira.  A brincadeira em si acalma a criança e deixa livre dentro do seu mundo de fantasia. A brincadeira é um procedimento que atravessa séculos e independente da cultura ou classe social, faz parte da vida do ser humano onde todos consequentemente se divertem, aprendem, socializam, comunicam, trocam experiências, desafiam uns aos outros e se interagem.

A perspectiva da ludicidade é torna-se importante instrumento na mediação do processo de ensino e aprendizagem, principalmente das crianças, pois elas vivem num universo de encantamento, fantasia e sonhos onde o faz de conta e realidade se mistura, favorecendo o uso do pensamento, a concentração, o desenvolvimento social, pessoal e cultural, facilitando o processo de construção do pensamento.

 O brinca envolve a criança como muita eficácia, favorecendo o desenvolvimento cognitivo da criança.  KISHIMOTO salienta que é muito complexo definir jogo, brinquedo e brincadeira. Uma mesma conduta pode ser jogo ou não jogo em diferentes culturas, dependendo do significado a ela atribuído. (KISHIMOTO 2003, p.15) a autora defende que o brincar em qualquer circunstância, atende a característica a ele atribuída. Independente de que tipo.  Seja o jogo ou a brincadeira. Pois esse instrumento leva estimular o aluno a participar da aula ministrada. Já que o brincar faz parte da vida cotidiana da criança. É como se a criança trouxesse para escola uma parte de sua casa. O educador necessita aproveitar o poder que o brincar faz na vida da criança e transforma-lo em aprendizagem. Tornando sua aula um momento prazeroso, que a criança sinta vontade de está ali e colaborando com a aula.

A edição relata que o brincar faz parte da vida da criança desde seus primeiros anos de vida. E que a cada etapa vai se aprimorando de maneira intensiva. Pois a criança usa seu imaginário trazendo a brincadeira a sua realidade. Transformando brinquedo em seus personagens entrando no seu mundo de imaginação. Contudo o papel do professor é usar de maneiras claras e constantes essas habilidades de seus alunos. O lúdico tem esse poder de introduzir aprendizado de forma prazerosa e construtiva no cognitivo da criança.

Para Piaget (1998), até os dois anos de idade as principais brincadeiras da criança são os gestos, sons, sinais, e os exercícios de repetição, como rolar a bola, jogar o objeto no chão para o adulto pegar, estas são formas de linguagem da criança compartilhar com seu mundo exterior. Nessa fase do desenvolvimento a criança constrói imagens de objetos, ela se torna capaz de representar objetos ausentes, tornando os presentes no momento desejado. Em seguida há a transição dos jogos simbólicos para os jogos de construção que inicia a partir dos quatros anos de idade, e se estende aproximadamente até os sete anos. Ainda na evolução da brincadeira vêm os jogos de regras, quando há a passagem do momento individual para o de cooperação. A criança mostra através do brincar o modo de interagir no mundo real, Apresentando suas descobertas, usando o brincar com instrumento identificador de seu desejo.

Essa pesquisa está divida em cincos capítulos.  Sendo o primeiro a Introdução onde representamos uma visão geral do trabalho realizado, ressaltando pontos importantes na construção do conhecimento teórico. A carência de se ter em sala de aula a ludicidade. Já que a mesma facilita o entendimento da criança, envolvendo-a de forma prazerosa e eficaz.

 No segundo fala da ludicidade na Educação Infantil. O brincar como elemento facilitador da aprendizagem. É primordial o brincar na Educação Infantil. Uma vez que a criança tem uma tendência muito grande pela brincadeira. Ela brinca desde seus primeiro anos de vida. Na escola não é diferente. O ser tem essa necessidade de brincar. Porém na escola esse brincar precisa ter um objetivo, ser direcionado ao desenvolvimento cognitivo do aluno. pois o mesmo desperta interesse no indivíduo.

O terceiro relata sobre o lúdico e a facilidade de recursos para aprendizagem. A brincadeira faz com que a criança tenha facilidade na compreensão. Kishimoto (2011, p.42-43) ressalta: A brincadeira tradicional tem a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social e permite o prazer de brincar. O brincar além de satisfazer o ego das crianças tem o poder transmitir conhecimentos. Esse mecanismo tem a influencia de socialização e desenvolve capacidade de pensamento da criança. Para Vygotsky (1991, p. 110) a criança, enquanto manipula um objeto, em situação imaginária de brincar age independentemente daquilo que vê. Na brincadeira, o pensamento imaginativo está separado do significado real dos objetos e a ação surge das ideias e não das coisas.

O quarto capitulo defende sobre o professor e a ludicidade em sala de aula. Todo educador precisa utilizar essa estratégia em sala de aula. Uma vez que o brincar já faz parte da vida de mundo da criança. Há uma grande importância a ludicidde em com método de ensino. Pois o lúdico induz o discente a despertar para um mundo de competitividade, deixando ele com autoestima e vontade de competir.

O quinto e último traz as considerações finais onde relatamos o que  de mais importe ficou com a realização desta pesquisa para formação acadêmica e profissional. Se falarmos em Educação Infantil a primeira coisa que aparece em nossas cabeças é o lúdico. Visto que, o se refere a criança lembra brincadeira. Mas esse brincar tem um único objetivo desenvolver de forma plausível um aprendizado que conquiste seu publico. Ou seja, a criança. Que ela tenha prazer em participar desse momento. O professor tem a obrigação de tornar esse momento agradável para essa criança. [...]