O lado bom das perdas!

* Adilson Batista Amelio

"E sabemos que todas as coisas contribuem juntamente para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” (Romanos cap. 8 vers. 28).

O texto acima é muito conhecido de todos nós, mas, na verdade, existem momentos em que temos dificuldade de entendê-lo na prática, principalmente quando passamos por momentos de perdas, e entre elas, a experiência do luto. 

De todas as experiências de perdas que podemos passar nesta vida, sem sombra de dúvida, a mais dolorosa é a dor do luto. Perder um ente querido é sentir que foi embora um pedaço de nós. Na maioria das vezes, neste momento, somos dominados por uma sensação de vazio, de impotência, e uma tristeza profunda.

Mas, na verdade, Deus deseja que consigamos entender que, mesmo em momentos como este, Ele está conosco e deseja nos ensinar que, de fato, tudo contribue para nosso bem, E pra que isso aconteça, basta refletirmos sobre isso com mais profundidade. 

Quero, através desse artigo, compartilhar algumas alternativas positivas que a experiência do luto pode nos oferecer. O luto nos ensina a valorizar mais os entes queridos que ficaram e, não somente canalizar como também aumentar o nosso amor por cada um deles. 

O luto também nos ensina a valorizar o tempo e a vida que ainda nos resta, sempre mostrando a importância do perdão, da solidariedade e do companheirismo. A experiência do luto nos revela amigos ocultos, reaproxima amizades esquecidas, quebranta os nossos corações para que não haja espaço para amarguras e ainda serve para nos concientizar da grandeza de Deus e da fragilidade humana. 

O grande problema para maioria de nós é que, no  momento do luto, preferimos "entrar na caverna", optando pelo isolamento total de tudo e de todos. Nessas horas duras e tristes da vida, escolhemos acreditar que estamos no fim, que a vida acabou e que não há mais nenhum tipo de saída. Mas, precisamos lembrar que, também nestes instantes, Deus deseja nos ensinar o lado bom das perdas da vida. Ele deseja que nós consigamos entender que o texto de Romanos é uma grande verdade que precisa ser colocada em prática em todos os momentos da nossa vida, até mesmo no momento do luto.

Se você está passando por este momento de dor, de perda e de luto, lembre-se de que Deus espera que você entenda que, se você levantar a cabeça e olhar para Deus, verá que a vida não acabou e que Deus está sim nos apontando um novo e positivo caminho para cada um de nós em toda e qualquer situação. Pense nisso!

* Pastor e Advogado.
Email: [email protected]