Vanessa Cristina Sossai CAMILO 1

 Guilherme de Souza Vieira ALVES 2

REFLEXÕES INICIAIS

A amamentar é de extrema importância, nesse novo processo que se inicia entre mãe e bebê, levando todos os nutrientes necessários , para que o bebê se desenvolva, o leite materno é fonte para prevenção de doenças. As mamães que amamentam seus bebês, gera grandes benefícios para ela e para ele, como um dos benefícios relacionados ao coração no futuro. É importante que as mães amamentem os seus filhos até os seis meses de vida exclusivamente , e a partir desses meses podem ser dados outros alimentos as crianças, mas a mãe também pode e deve amamentar seus bebes até o seu primeiro ano de vida.

Palavras chave: Assistência de Enfermagem, Aleitamento Materno, Benefícios da Amamentação.

INTRODUÇÃO

O técnico de enfermagem exerce um papel muito importante  na amamentação, de auxiliar a mamãe nos primeiros momentos da amamentação, levando orientações adequadas, servindo de amparo para dúvidas, incentivando para a ação extremamente importante como o ato de amamentar

É função do técnico de enfermagem promover o melhor entendimento possível mostrando assim os benefícios que o ato de amamentar traz para a mãe quanto ao bebê, e se colocar pronto a interagir, ajuda-la e acompanha-la no amamentar no hospital para que então ela se sinta segura e protegida para fazer sua parte em casa.

Se o técnico se mostra positivo a isso, com certeza obterá sucesso em seu papel e se ainda assim conseguir incentivar o pai (que por outro lado se sente nesse momento deixado de lado) ajudar a mãe dando apoio e demonstrando carinho, então o sucesso será bem maior.

Não existe dúvida que a melhor forma da mãe alimentar e interagir com o seu bebê, pois é dessa forma que a mãe fica em total contato com o bebê e lhe passa todo amor e carinho, fazendo ele se sentir amado e seguros em seus braços.

Amamentar no seio é a melhor arma que mãe dispõe para combater a desnutrição e a mortalidade.

Infelizmente um dos problemas mais vistos hoje é o fato de uma faixa etária de 13 a 16 anos serem mãe cedo, e terem seus filhos, sem nenhum planejamento, na maioria das vezes sozinhas, sem apoio do companheiro, ou muitas vezes até dos pais, sendo necessário então que o papel do técnico de enfermagem entre em ação o quanto antes possível, pois, seu incentivo para o aleitamento materno se torna cada vez maior, sendo que nas maioria dos casos, a mãe não irão aceitar de forma fácil o aleitamento.

Mostrar os benefícios da amamentação é um dos melhores argumentos para incentivar as mães, apresentar o qual bem faz amamentar, pode ser um modo de convencê-la a praticar esse ato de amor.

Amamentar exclusivamente sem qualquer outro liquido, água ou chá, diminui o risco de mortalidade e morbidade.

Novas diretrizes recomendam que as crianças sejam amamentadas de forma exclusiva até os seis meses de idade e após esse período, gradativamente se inicie a alimentação complementar, mantendo a amamentação até pelo menos dois anos de idade.

Um dos papeis importante também é o de criar programas que levam ao aumento da prática do aleitamento materno, como: criação de palestras que devem ser ministradas em curso de grávidas, escolas e também em empresas para maior entendimento e melhor compreensão.

O aleitamento materno exclusivo mostrou-se importante para a saúde da mulher, pois, quando praticado por seis meses, pode retardar a volta da menstruação, a maior perda de peso pós-parto, reduz o estresse e mal humor, traz sensação de bem-estar, protege quanto a uma nova gravidez, pelo menos nos seis primeiro meses com 98%, tem menor risco de desenvolver artrite reumatoide, reduz risco d osteoporose aos 65 anos e menor probabilidade de desenvolver esclerose múltipla. Além também de proteger de diversos tipos de câncer, reduz em 25% o risco de câncer no epitélio ovariano, de 3 a 24 meses, é um dos principais fatores de proteção do câncer de mama que ocorre antes da menopausa, além de estabilizar o progresso da endometriose materna, diminuindo o risco de câncer endometrial e de ovário.

O ato de amamentar, propicia o contato físico entre mãe e bebê, estimulando a pele e os sentidos, se a amamentação for feita com amor e carinho, sem pressa o bebê não só sente conforto de ver suas necessidades satisfeitas, mas também sente o prazer de ser segurado pelo braços de sua mães, sentir seu cheiro e perceber seus embalos e caricias.

Se logo a mãe estabelece esse vinculo com o seu filho, há uma compensação do vazio decorrente da separação repentina e bruta que ocorre durante o parto.

Amamentar também ajuda a estabelecer a personalidade do bebê, crianças que mamam no peito tendem a serem mais tranquilas e fáceis de socializarem durante a infância, estudos comprovam que as experiências vivenciadas na primeira fase da infância, são de extrema importância para determinar o caráter do individuo quando adulto.

Outros estímulos importantíssimos que são desenvolvidos com a amamentação são as funções primarias do bebê: sucção, deglutição e respiração, ajudando a construir um sistema equilibrado.

Amamentar também estimula um exercício físico continuo que propicia um desenvolvimento da musculatura ossatura bucal, proporcionando o desenvolvimento fácil harmônico, isso direciona o crescimento de estrutura importante como seio maxilar para respiração e fenação, desenvolve o tônus muscular, crescimento antero posterior dos ramos mandibulares e anula o retrognatismo mandibular.

A amamentação proporciona a criança uma respiração correta, mantendo uma boa relação entre as estruturas duras e moles do aparelho estomatognático e proporciona uma adequada postura da língua vedamento dos lábios.