Qual o Nível de Importância do Treinamento na Sua Organização? Treinamento é Considerado um Investimento ou Custo?

 

 

O seu sucesso como Gerente depende da sua capacidade de fazer com que o trabalho seja realizado – de forma correta – pelos seus liderados e, se você espera um trabalho de qualidade, você precisará treiná-los adequadamente.

Mas, treinamento talvez seja a função administrativa mais negligenciada nas organizações, pois muitos empresários acreditam que treinamento é sinônimo de “aumento nos custos”.

Quando perguntados por que não oferecem treinamento aos seus funcionários, muitos desses empresários responderam que não é preciso porque eles “contratam pessoas qualificadas e experientes”.

Nada disso substitui o treinamento, pois uma pessoa pode até ter inúmeras qualificações e experiências; mas, ainda assim necessita ser treinada nos moldes da organização. Ela precisará compreender os valores, a filosofia, as políticas e os procedimentos da empresa e da função.

Outros empresários alegam não oferecer treinamento porque seus funcionários aprendem no exercício da sua função e muitos deles até afirmam que “a experiência é o melhor professor”. Mas, eles se esquecem de que é também um professor muito caro.

Na verdade, quando as pessoas são obrigadas a aprender através do processo de tentativa e erro, todos sofrem. O funcionário se sente um fracassado – apesar de não ter cometido nenhuma falta aparente –, o cliente se decepciona com os erros que poderiam ser evitados e a empresa perde dinheiro.

Diante disso, pode-se afirmar que o crescimento de qualquer organização depende necessariamente do desenvolvimento de seus funcionários e, se as pessoas quiserem superar padrões e ascender a níveis mais elevados de responsabilidade, elas precisarão ser treinadas.

Portanto, ao transmitir conhecimentos e aptidões aos seus colaboradores o Gerente estará multiplicando sua própria eficácia pelo número de pessoas que ele treina, estando disposto a se sacrificar em curto prazo a fim de receber benefícios em médio e longo prazo.