O ENDEMONIADO INOCENTE

 

 

Pr. Alexandre Augusto

Itajubá/MG

Data: 08/01/10

Quadrangular

[email protected]

 

“ESTA MENSAGEM MUDARÁ A SUA VIDA, ACREDITE!”.

 

Marcos – 9: 17 a 24

 

17. Respondeu-lhe um dentre a multidão: Mestre, eu te trouxe meu filho, que tem um espírito mudo;

18. E este, onde quer que o apanhe, convulsiona-o, de modo que ele espuma, range os dentes, e vai definhando; e eu pedi aos teus discípulos que o expulsassem, e não puderam.

19. Ao que Jesus lhes respondeu: ó geração incrédula! Até quando estarei convosco? Até quando vos hei de suportar? Trazei-mo.

20. Então lho trouxeram; e quando ele viu a Jesus, o espírito imediatamente o convulsionou; e o endemoninhado, caindo por terra, revolvia-se espumando.

21. E perguntou Jesus ao pai dele: Há quanto tempo sucede-lhe isto? Respondeu ele: Desde a infância;

22. E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para o destruir; mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.

23. Ao que lhe disse Jesus: Se podes!-tudo é possível ao que crê.

24. Imediatamente o pai do menino, clamando, (com lágrimas) disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade.

 

 

v     INTRODUÇÃO

                Esta mensagem que você, caro amigo e irmão leitor irá ler, é uma mensagem forte, pois vem de encontro com nossas vidas espirituais e nos revela a verdade, do porque de empecilhos que ficam entre nós e nossas bênçãos, seja financeira, sentimental, espiritual, profissional ou em qualquer outra área de nossas vidas. Por isso, preste bem atenção no conteúdo dessa mensagem.

                Desejo que depois de ter se alimentado dessa mensagem, cada um dos amados irmãos possam se sentir muito mais fortes e corajosos para enfrentarem as astutas ciladas de nosso inimigo, o diabo (letra minúscula de propósito).

 

v     O CONTEXTO

                A Hermenêutica é um ramo da filosofia que se debate com a compreensão humana e a interpretaçãoo de textos escritos. Assim sendo é uma ciências que estuda a Bíblia e um de seus princípios para estes estudos é o seguinte:

“Texto sem contexto é pretexto para heresia”. Assim devemos lembrar das palavras do Apóstolo Paulo escrevendo a Timóteo, vejamos:

"Toda a Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra." (II Tm. 3.16,17).

                Então devemos analisar a luz da palavra o que esta passagem bíblica quer nos revelar, entre tantas e tantas revelações contidas no texto em epígrafe.

                Vemos que um grande problema estava exposto. Um pai que tinha um filho. A bíblia não diz que era seu único filho, mas ao levar seu filho até Jesus, vemos que este pai possivelmente não era um mau pai.

                Porém antes de chegar a Jesus, ele foi aos discípulos, mas estes não puderam solucionar seu problema, isso conforme as suas palavras, e possivelmente um dos discípulos tenha dito: “Só Jesus, só Jesus!” Assim o pai desesperado vai até Jesus que ao saber do problema não resolvido, chama toda a geração de geração incrédula. Ele não chama os discípulos de incrédulos, ou muito menos o pai ou o jovem, mas sim toda uma geração, e manda que tragam o jovem.

                No momento em que o jovem é trazido à presença de Jesus, imediatamente o espírito maligno se manifesta. E nesse momento Jesus com seus olhos eternos, e poderosos, vê o problema, vê a raiz, vê o motivo.

 

v     A MENSAGEM REVELADA

                No momento que o espírito se manifesta, Jesus se dirige ao pai do jovem. Mas porque ao pai se o problema estava no menino? Porque se dirige ao pai, se o espírito maligno estava no menino?

                Eu vos digo! Era por que o problema estava no pai, que como patriarca da família e responsável pelo lar, de uma forma ou de outra, abriu a brecha, ou deixou de fechá-la, dando ao inimigo a legalidade para entrar e fazer um rebuliço.

                Jesus então faz ao pai uma pergunta profunda que devemos fazer a nós mesmos todos os dias: “A quanto tempo isso acontece?”. E naquele momento o pai começa dar a resposta. Isso leva o pai ao passado de erro e pecado. Vamos analisar esta resposta?

 

PRIMEIRO

21. ...“Respondeu ele:__Desde a infância; (ponto e vírgula mostram que ouve uma parada na fala do pai e um silêncio da parte de Jesus).

                Onde estava aquele pai, na infância do menino? Como eu disse; Não que ele fosse um mau pai! Pois infância significa período de inocência e um inocente está sofrendo. Possa ser que mesmo estando preocupado com a situação do filho, ele como pai no memento da infância deixou a desejar, seja na cobertura espiritual, na presença física, ou buscando riquezas dessa vida ou outra coisa qualquer, pois o problema estava no pai e não no jovem.

                Hoje ainda vemos filhos de cristãos se envolvendo com drogas, viciados em coisas desse mundo. Pois muitas vezes pastores vão atender suas ovelhas, nas mais diversas horas, deixando sua família, muitas vezes sozinha. E o que dizer de ministérios que tem problemas sérios, até chegando a catástrofes. Sei que o inimigo peleja todo o instante, mas é bom sabermos que nem tudo é o diabo, pois na maioria das vezes, somos nós os culpados.

 

SEGUNDO

22. “E muitas vezes o tem lançado no fogo, e na água, para destruí-lo” (novamente outro ponto e vírgula). Jesus não perguntou o que acontecia com o menino quando o espírito se manifestava.

                Penso que aqui o pai ao sentir que o problema estava nele e não verdadeiramente no jovem, ele tenta justificar ou desviar o foco para outra direção. Aqui vejo hoje muitos de nós colocando a culpa do fracasso em outros, tentando desviar a responsabilidade que na verdade é nossa. Ministros dizendo que o diabo está destruindo a igreja e nos esquecemos que Jesus disse que nem as portas do inferno podem fazer isso. Devemos erguer os olhos e ver que o profeta Isaías nos diz que são nossos pecados que fazem separação entre nós e nosso Deus (Is 59). Assim então assumamos a parte que nos cabe. Não tente desviar o foco, pois você é o foco.

TECEIRO

22....” mas se podes fazer alguma coisa, tem compaixão de nós e ajuda-nos.”.

(agora é colocado um ponto final). Ele não tinha mais desculpas.

                Mas ao encerrar sua fala, o homem mostra o que está em seu coração e no coração de grande maioria do povo de Deus, A INCREDULIDADE. Ele então diz a Jesus: SE PODES FAZER ALGUMA COISA,... Foi por isso que os discípulos não puderam ajudar o menino, pois quem tinha a responsabilidade de sustentar a fé não o fez.

                Devemos ter fé por nós e pelos nossos, pois veja que a palavra do profeta Elias, foi: “Não choverá, senão segundo a minha palavra”. Ele não disse a palavra de Deus, mas Deus honrou a palavra de seu profeta. Deus vai honrar as nossas palavras quando a proferirmos com fé.

                A incredulidade é a mesma coisa que dúvida, e como filhos de Deus, não devemos duvidar de seu poder infinito. E Jesus combate e abomina a incredulidade, dizendo que tudo é possível ao que crê.

 

QUARTO

24. “Imediatamente o pai do menino, clamando, (com lágrimas) disse: Creio! Ajuda a minha incredulidade”.

                Há um diferencial aqui! Sabe qual é? Eu te digo. São as lágrimas!

O salmista nos diz que o choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã. Ou seja, suas lágrimas têm poder e podem adiantar a chegada da benção. (leia a minha mensagem ENSINA-ME A CHORAR). O choro é a expressão máxima da tristeza ou da felicidade. Precisamos aprender a expressar nossos sentimentos a nosso Deus. Então quando o homem começou a chorar ele mesmo diz: EU CREIO! EU CREIO! AJUDA MINHA INCREDULIDADE! Aqui vemos que realmente quem detinha a causa do mau, entendeu e através do choro mostrou seu arrependimento e pediu ajuda para quem realmente podia lhe ajudar, SEU NOME É JESUS.

 

v     CONCLUSÃO

                Só Jesus é a solução para nossos problemas, e ao chegarmos a sua presença devemos anular toda e qualquer incredulidade, pois o poder se manifesta na fé, e a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova de fatos que não se vêem. Entenda que Jesus quer nos abençoar e precisamos crer que isso vai acontecer. Não vamos agir como o pai daquele jovem. Não vamos fazer que inocentes, como nossos filhos, nossos irmãos, e outros, passem apuros por causa de uma responsabilidade que é nossa. Vamos crer que o nome de Jesus ainda é a solução para nossos problemas.

                Que Deus te abençoe ricamente e que a paz do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo esteja em vossas vidas. E que esta mensagem lhe tenha sido útil.

 

Pr. Alexandre Augusto

Contatos:

0(xx)35.9199.71.01

Ou 0(xx)35.3621.16.17

[email protected]