Por Que os Imperadores Chineses se Mantinham Ocultos de Seus Súditos? Como os Relógios se Tornaram Moeda de Troca Nas Transações Com a Corte Imperial Chinesa? Por Que os Relógios Sobreviviam Como Uma Lenda na China?

 

Chegou um tempo em que já era possível às pessoas de toda parte do mundo se orientarem no planeta e voltarem aos novos lugares que descobrissem e, certamente, esse foi um tempo de alta relevância para os navegadores. Porém, o que era tecnicamente possível nem sempre o era socialmente porque a tradição os costumes, as instituições e os hábitos se tornaram barreiras e o drama do relógio no Ocidente não foi representado no Oriente. 

Em 1577 o padre Matteo Ricci conheceu um sacerdote que regressou do posto avançado jesuíta na Índia, quando resolveu juntar-se às missões desse lado do Mundo. Daí ele trocou Roma por Gênova a fim de navegar a Portugal e pegar um navio anual para a Índia. 

Chegou a Goa no ano seguinte, durante 4 anos estudou teologia e, depois disso, ele foi enviado a Macau onde tratou de aprender chinês. Ricci e o sacerdote permaneceram 7 anos em Cantão, construíram uma casa para a missão e foram aceitos pela população como “homens do saber”, apesar da suspeição popular e das ocasionais saraivadas de pedras. 

A sabedoria de Ricci não aquietou os receios da gente da cidade, que o acusaram de conspirar por deixar os Portugueses entrarem na cidade a fim de saquearem-na. Além disso, acusaram-no de praticar alquimia e recusar-se a dizer ao povo seus segredos. 

Daí, o padre Ricci partiu para Pequim, a fim de ser recebido pelo Imperador. Mas, os imperadores chineses se mantinham ocultos de seus súditos e, além disso, o Imperador aprisionara-se a si mesmo na Cidade Proibida com suas esposas, dezenas de concubinas e servido por incontáveis eunucos. 

Quando Ricci e seus companheiros jesuítas se aproximavam de Pequim foram presos, seus bens foram apreendidos e a figura sangrenta crucificada acabou provocando horror aos funcionários chineses, os quais receavam como se fosse um instrumento de magia negra. Vinte anos depois Ricci ainda tentava se comunicar com o Imperador, pois somente ele poderia autorizar a entrada do Evangelho no território chinês. 

Ricci foi libertado da prisão e seus presentes foram entregues no palácio, disparando um canhão que anunciava o recebimento de tributos ao Imperador. Os presentes de Ricci incluíam dois elegantes relógios (um grande, acionado por pesos e um pequeno acionado por mola). E quando Ricci foi convocado ao palácio, o menor ainda funcionava e o grande parara, pois seus pesos tinham chegado ao fundo. 

O Imperador, como uma criança com um brinquedo partido, deu a Ricci – através de seu principal eunuco – três dias para que o relógio voltasse a funcionar. Ele mandou construir uma torre de madeira para o relógio grande em uma dos pátios interiores, onde somente Sua Majestade e alguns privilegiados eram admitidos. O Imperador queria ver os estrangeiros que tinham trazido aquelas máquinas com sinos que tocavam sozinhos. 

Mas, embora os padres não soubessem o relógio mecânico já tinha uma longa e notável história na China, pois 500 anos antes cortesãos chineses privilegiados estavam admirados com um relógio astronômico. E, quando os padres jesuítas chegaram à China, esse mecanismo sobrevivia apenas como uma lenda conhecida por uns poucos estudiosos. 

Em 1077, um instruído funcionário público (Su Sung) foi enviado ao interior do país a fim de apresentar felicitações de aniversário a um imperador bárbaro do norte da China. Chegando ao seu destino ele verificou que chegara com um dia de antecedência, pois o calendário bárbaro era mais exato que o chinês. Como não ousava admitir a inferioridade do calendário do seu Imperador, persuadiu seus anfitriões a deixaram que ele desempenhasse sua missão no dia que originalmente pretendera. 

Quando o Imperador perguntou ao seu emissário se o calendário chinês ou o bárbaro estavam certos, Su Sung lhe disse a verdade. Reza a lenda que todos os funcionários do Centro Astronômico foram punidos. Diante disso, Su Sung recebeu ordem do Imperador para conceber um relógio astronômico “mais útil e mais belo do que qualquer outro já visto”. O objetivo de Su Sung não era fazer um instrumento medidor de tempo para comodidade pública, mas sim criar uma máquina-calendário; ou seja, um “relógio celeste” privado para o Filho de Céu. 

Em 1090 esta máquina estava pronta para distrair o Imperador e alguns poucos funcionários e, quando o novo imperador ascendeu ao poder em 1094, conforme o costume seus assessores declararam deficiente o calendário do imperador anterior. Já sem a proteção imperial, o mecanismo de relógio celeste de Su Sung se tornou uma fonte de bronze para vândalos. Quando Ricci chegou a Pequim, os sábios chineses da corte ficaram ofuscados com a maravilhosa invenção europeia que consideraram uma “coisa nova” debaixo do Sol. 

Durante o século 18, relógios, relógios portáteis e brinquedos com mecanismos de relógio tornaram-se uma valiosa moeda nas transações europeias com a corte imperial chinesa. Os imperadores chineses criaram suas próprias fábricas para esses encantadores “brinquedos” e, em meados desse mesmo século, elas já empregavam cerca de 100 trabalhadores embora seu produto não estivesse à altura dos padrões europeus. 

Na China, o homem que se desse ao luxo de satisfazer seu gosto por essas curiosas “bugigangas” não se contentava apenas com uma e, se ele possuísse um relógio sequer, ele era considerado um colecionador. É improvável que o utilizasse como medidor de tempo. Quando havia tão poucos relógios públicos e tão pouca gente usando relógios portáteis, um relógio não tinha muita utilidade nas relações cotidianas. 

http://www.facebook.com/profigestao

http://www.profigestaoblog.blogspot.com