O diferencial das Empresas em momentos de crise
Por Marcelo Candido da Silveira | 21/06/2015 | TecnologiaTrocando Idéias
A busca de um novo mercado para as empresas pode ser um diferencial em momentos de crise, haja vista que durante a crise é fato que se perde volume e ou se perdem os atuais clientes com mudanças estratégicas dos mesmos. E nestes períodos muitos mágicos surgem dentro das empresas com mudanças mirabolantes em processo, troca de fornecedores de matéria prima, eliminação de cargos que representam um maior salário e todo o tipo de redução de custo.
Porém neste momento a valorização técnica deveria ser o grande foco nas empresas, pois ao invés de magicas que sempre escondem grandes prejuízos futuros poderiam focar em apresentar e ou utilizar novos conceitos que proporcionam diminuição de consumo e redução de custos.
Resumindo as empresas buscam reduzir os seus custos fixos mais nem sempre escolhem o lado certo e perdem muito em qualidade de seus produtos e isto causa uma mancha enorme no conceito da empresa reduzindo a credibilidade no mercado e que como um rastilho de pólvora se espalha rapidamente causando muitos prejuízos financeiros ou uma degradação da imagem da empresa.
E o correto seria investir em tecnologia e pessoas qualificadas, pois através de bons produtos que se conquistam grandes negócios. No resumo os clientes buscam reduzir seus gastos em geral e isto não está somente relacionado a comprar mais barato que resultam sempre em perda de qualidade. Ai está o grande erro das empresas que pedem redução nos preços e acreditam que tal milagre seria feito apenas na redução de margens na venda e este fato resulta em diminuições invisíveis e que às vezes resultam em prejuízos que não são mensuráveis mais que existem.
De uma maneira geral temos como exemplo abaixo a formação de preço média de uma tinta:
Matéria prima + embalagem |
31,9% |
Custos indiretos |
24,0% |
Impostos em geral |
16,0% |
Depreciação de equipamentos + pró-labore + remuneração de capital operacional |
15,3% |
Salários + encargos sociais |
18,2% |
Manutenção em geral |
0,6% |
E com base nesta divisão de custos que formam o preço da tinta nos deparamos com decisões equivocadas em modificar a situação atual e não decidir que estrategicamente deveria oferecer um produto novo com um maior valor agregado.
E o que quero mostrar com isso é que as decisões tomadas frente à crise sem considerar conceitos técnicos podem levar a ganhos que não se sustentam se tiver uma avaliação correta nos dois lados sejam no Fornecedor de tinta ou usuário.
Erros que normalmente são cometidos
Usuário
- Solicitar redução de preço nas tintas
- Substituir o fornecedor de tintas com base no preço
- Reduzir os gastos com salários com a demissão de funcionários que tem maiores salários e que normalmente tem uma experiência maior
Fornecedor de tinta
- Ajustar a margem de venda com modificação do produto fornecido
- Redução de cobertura
- Redução de sólidos
- Troca de matéria prima a um custo menor
- Perda de qualidade do filme aplicado
- Diminuir o atendimento técnico
- Reduzir os gastos com salários com a demissão de funcionários que tem maiores salários e que normalmente tem uma experiência maior
O sucesso pode estar na quebra deste grande paradigma e assim buscar soluções no momento de crise que podem estar associadas a trocar conceitos, processos e decisões que podem estar ultrapassadas. É claro que neste momento é difícil apresentar um projeto que precisa de investimento para que possa trazer resultados e falo com propriedade por se tratar de um paradigma meu também.
Mais sempre podemos nos aprimorar e foi através de uma leitura que fiz que me motivou a escrever este artigo e coloco abaixo um trecho deste texto:
“A maioria dos negócios são administrados com modelos constituídos a mais de 50 anos quando a Mão de Obra era intensa, chegando a variar quase que diretamente em função das vendas.
O mundo vem evoluindo e juntamente com isto muitos progressos tecnológicos tem se aplicado aos negócios o que trouxe uma mudança significativa nos perfis dos negócios.
Os preços ao Consumidor não são mais estabelecidos pelos Cálculos de Custos e sim pelo Reconhecimento de Valor, portanto os modelos de Custos por Absorção, RKW, etc. não atendem mais aos propósitos aos quais foram criados.” Gilmar de Almeida – GA Consult
Assim, coloco algumas reflexões que podem trazer benefícios para o usuário e para o fabricante de tinta.
Usuário
- Buscar equipamentos e mudanças no processo que possam trazer redução de tempo de processo, redução de consumo, automação etc...
- Buscar novas tecnologias dentre os fornecedores atuais ou em novos fornecedores
- Implementar um controle de qualidade dos defeitos gerados no processo que possibilite avaliar quaisquer alterações que ocorram
Fornecedor de tinta
- Pesquisar e oferecer novas tecnologias que possam trazer benefícios aos clientes como, por exemplo: ganho em produtividade, aumento de performance com redução de defeitos, redução de consumo, diminuição de etapas de processo etc...
- Implementar novos produtos com um maior valor agregado que possibilitem manter ou melhorar as suas margens na venda oferecendo produtos com um custo beneficio para ambas as partes
- Desenvolver produtos que utilizem equipamentos inovadores que serão tendências futuras no que se refere à sustentabilidade econômica, social, ambiental e ecológica de maneira a antecipar as necessidades futuras sendo um fornecedor pioneiro
Outra oportunidade que pode ser explorada neste período de crise é o de buscar novos negócios em mercados que a empresa não atua, contudo se faz necessário conhecer o mercado e principalmente entender as necessidades e desejos destes possíveis clientes identificando as deficiências dos concorrentes para que seja possível superar os mesmos.
Espero que possa ter levado um pouco de conhecimento e criado uma oportunidade para conscientizar as lideranças no direcionamento técnico em busca de se atualizar agregando tecnologia em processos, produtos e equipamentos, podendo utilizar este conhecimento para quaisquer outras empresas que necessitam criar oportunidades em momentos de crise.
Marcelo Candido da Silveira - Bacharel em Química
25 anos desenvolvendo trabalhos na área de pintura