O DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Angélica Alves do Nascimento, Shuellem Felix Viana &Tailliny Burgo de Oliveira[1]

Prof.a Dra. Jedida Melo &Prof.a Dra. Edlucia Turiano[2]

Introdução

A educação a distância é uma modalidade de ensino que começou a transcorrer a partir do início do século XX. As primeiras ofertas dessa modalidade ocorreram por meio da correspondência, essas tinham por objetivo, ampliar as oportunidades das pessoas das camadas menos favorecidas economicamente.

            Com o advento dos meios de comunicação mais modernos como: rádio, telégrafo e o telefone, a educação a distância recebeu um grande impulso. O avanço das telecomunicações com a criação do computador e a internet, possibilitou elaborar ferramentas que permitisse a evolução da educação a distância.

            As primeiras instituições voltadas para EAD surgiram em meados do século XX. Nelas já existiam características bastante semelhantes as que encontramos nos moldes atuais, tais como: Distância física; uso da mídia para interligar professor aluno; troca bidirecional; aprendizes como indivíduos.

            Na educação à distância o processo educacional é reconhecido e centrado no aluno. As possibilidades de aprendizagens ocorrem, por sua vez, através da criação de meios pelos quais a aprendizagem poderá ocorrer efetivamente. Na EAD o acompanhamento e a responsabilidade do aluno devem ser levados em consideração, uma vez que não há o apoio e a orientação do professor de forma presencial.

            Um outro ponto que deve ser considerado quando se aborda o ensino á distância são as diferenças sociais e culturais dos estudantes. A EAD deve utilizar meios de comunicação em massa, que possa abranger todas s diferentes regiões de um mesmo país ou até mesmo países diferentes.

            No Brasil a educação a distância teve suas primeiras iniciativas por meios de cursos por correspondências, rádios e TVs. Mas só a partir da década de 90 que foram criados os primeiros programas formais de educação a distância. Nessas últimas décadas o ensino a distância tem sido alvo de inúmeras pesquisas.

Desenvolvimento

A educação a distância é uma modalidade de ensino que está presente no desenvolvimento do Sistema Educacional no Brasil, seja na instituição pública ou privada, essas instituições vêm recebendo apoio do Governo Federal, através do Ministério da Educação.

O avanço tecnológicopossibilitou odesenvolvimento da educação a distância, favorecendo a iniciativa em Países Europeus, Africanos e Americanos e o Brasil sendo um dos países considerados propulsores da metodologia da educação a distância.No Brasil a EAD teve como preocupação constante o acesso à educação de quem não teve oportunidade de cursar o ensino no período regular.  Nota-se isso, pelo fato da EAD ser fundamentalmente direcionada para os alunos na fase adulta.

A lei de diretrizes e bases (LDB 9.394/96) coloca o ensino a distância como uma modalidade de ensino complementar utilizada em situações emergenciais e voltada para aqueles que não tiveram acesso ao ensino regular no período correto.O ministério da educação vem proferindo uma série de portarias e normativas para essa modalidade de ensino, orientando as instituições de ensino.

A EAD através de meio de comunicação atinge um público em diferentes regiões dentro ou fora do país, considerando as diferenças sociais e culturais dos alunos. A Educação a Distância se estende a outras modalidades de ensino como: curso técnico, graduação, pós-graduação, visa oferecer meios de processo educacional para aqueles que tem dificuldade de frenquentar as aulas presenciais.

Instituição de ensino propõe a educação virtual através do meio de comunicação por meio de site, chats, paralelo com a educação presencial,mas, porém, as duas necessitam da utilização dasnovas tecnologias de informação e comunicação, para assim desenvolver os procedimentos educativos. Por este há uma necessidade de criar instrumentos que possibilitem a melhoria do ensino oferecido.

A organização daeducação a distância é formada por professores tutores quesupervisionam, acompanham e orientam seus alunos através de textos impressos e ou por meio eletrônico através de vídeos, debates, assim como nos encontros presenciais.

No Brasil a aprendizagem por correspondência que teria por objetivo ametodologia da EAD, que trabalhava com os alunos de forma isolada, tornando-se uma tradição nos países Europeus e Norte Americano. Porém a melhoria aconteceu por meio do surgimento do computador pelo fato de ser a forma mais rápida de transportar palavras portrabalhar com a linguagem múltiplas, a sonora audiovisual e iconográfica, atendendo de forma adequada a uma demanda social educacional.

A televisão também teve grande cooperação para Educação à Distância, através de emissoras e redes de televisão educativa. Através doTelecurso do primeiro e segundo grau, essa formou brasileiros em todas regiões quereceberam a transmissão e assim tinham apossibilidade paraqualificação por meio de novos projetos educacionais e profissionais.

 

Conclusão

A educação a distância é uma modalidade de ensino que está presente  na sociedade e vem sendo desfrutada de diversas formas sendo através de cursos educacionais ou profissionais, onde seus principais participantes são alunos interessados em concluir o segundo grau, curso técnico, de graduação, pós graduação, a procura maior é por aqueles que  não são providos de  tempo e necessitam de qualificação profissional e educacional.

Os avanços tecnológicos aprimorarama EAD, que passou por várias etapas e transformação desde a correspondência, ao Telecursos televisionados através entre outros meios o mais eficaz desde então veio através da tecnologia de informação e comunicação por meio do computador comauxílio da Internet.

O Brasil entre outros é um país que vem aprimorando o processo de Educação à distância, buscando   melhorar e adequar a modalidade nas melhores condições aos professores tutores e alunos, estudando meios de proporcionar o ensino embasado na qualidade, seja nas Instituições públicas e particulares com o apoio do Governo Federal.

 

Referência

Mugnol, Márcio. A Educação à Distância: conceito e fundamentos. Rev. Diálogo. Educ Curitiba, v. 9, n.27, p.335-349, maio/ agosto 2009. 

 

[1] Mestrandas em Ciências da Educação – FICS

[2] Doutoras em Educação – FICS e UEP