Introdução

           (AMARAL, 2008) Conceitua culto ao corpo como uma relevância significativa que a modernidade se refere a sociedade.  E cada vez mais complexa a definição sobre o culto ao corpo,  podemos entender este fenômeno não e só apenas  as dietas exageradas  e exercícios físicos.  De acordo com o autor supracitado, a mídia exerce uma influência muito grande sobre as pessoas, fazendo com que as mesmas busquem todos os recursos necessários para não se tornarem “gordas”, já que para muitos esta terminologia é considerada como sinônimo de doença e desmazelo.

Desemvolvimento

         Culto ao Corpo, que de acordo com Diniz (2015, s/p)é definido como: “onde os indivíduos experimentam uma crescente preocupação com a imagem e a estética”.  A principal prova dessa afirmação está nas incontáveis linhas de cosméticos, academias, centros de estética e de cirurgia plástica, além de revistas sobre beleza e boa forma que prometem dietas milagrosas.

           A história do culto ao corpo segundo Berger (2007), deu-se partir de 1980 nos Estados Unidos da América (EUA) onde ocorreu um grande desenvolvimento do mercado do corpo magro e musculoso. Ainda o mesmo autor relata que, foi apenas por volta do ano de 1990 que o fenômeno de cultuar o corpo explodiu no Brasil.

          A mídia é uma expressão usada para designar os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - Emissoras de Rádio e TVs, Jornais, Revistas e agora a Internet, a grande mídia internacional(SFB,2015 s/p).

         Knoop (2008, p. 1) enfatiza que “a mídia influencia em massa na construção de estereótipos e padrões estéticos e seus impactos sobre a auto-percepção, a auto-estima e a idealização do corpo na sociedade brasileira”.l

         Assaritti(2011, p.2) relata que, cabe ao professor de Educação Física manter-se atento a fatores externos que possam exercer influência em seus alunos e consequentemente nas suas aulas. Uma dessas influências pode ser representada pelo fenômeno do culto ao corpo,uma tendência contemporânea associada aos meios de comunicação que se caracteriza pela disseminação de um modelo físico considerado como exemplo de corpo belo e saudável.

          Cruz (2008, p.2) adverte que cuidar do corpo é de extrema importância, querer um corpo magro e belo também é salutar, mas os limites que se tem ultrapassado para a conquista deste corpo é que devem ser avaliados e discutidos. Exageros têm sido vistos e isso é o que deve ser criticado.

 

[...]