O CRISTÃO E A RIQUEZA

                                             Marcos Espindola Macedo

Resumo

O presente artigo tem como objetivo ressaltar qual a importância do termo dinheiro na Bíblia, ela é contra à favor, é lícito aos pastores e igrejas “barganharem” com Deus em favor do dinheiro? Será que Deus odeia o dinheiro? Deus quando derrama suas bênçãos sobre alguém, fala-se aqui em dinheiro? Ser abençoado na Bíblia, seria realmente ter riquezas?

Esse é nosso objetivo, aprender um pouco mais sobre esse tema tão debatido e muitas vezes tão pregado de forma totalmente errônea.

Palavras-chave: Deus, Dinheiro, bênçãos.

Abstract

This article aims to highlight how important the term money in the Bible, it is against the favor, is it permissible for ministers and churches "make deals" with God for money? Does God hate money? When God pours out his blessings upon someone, there is talk here of money? Be blessed in the Bible, you would really have wealth?

That is our goal, learn a little more about this issue much debated and often preached as totally erroneous way.

Keywords: God, Money, blessing.

1Introdução

 

 

 

 Iniciando nosso pequeno artigo sobre o dinheiro, temos que ter em mente que ele não é algo maligno, desde que seja usado de maneira correta; quando usado de forma errada se torna um deus o qual Cristo chamou de Mamom (Mateus 6:24) Tomemos como base a premissa de que Jesus Cristo usou dinheiro em diversas passagens da Bíblia, principalmente quando seu objetivo era dar bons exemplos e dar bom testemunho de si. (Mateus 17:27)

Jesus também foi em favor do dinheiro quanto as necessidades humanas e principalmente quando o homem tinha a obrigação de honrar suas dívidas para com a sociedade. (Marcos 12:17).

Vemos aqui que o dinheiro não é uma maldição o objetivo de Cristo não era em fazer do dinheiro algo que comandasse o homem ou que o prejudicasse e sim que fosse usado da melhor forma possível, principalmente para honrar dívidas com os homens.

1.1Barganhando com Deus

Continuando nossos estudos, será que é lícito aos “pastores” fazerem barganha com Deus? Se eu der mais Deus me dará em dobro, é isso que a Bíblia diz?

Bem primeiramente não esqueçamos que dificilmente Deus abençoará alguém pelo fato de Ele ter dado algo a Deus pelo simples fato de que tudo na Bíblia pertence a Deus e Deus é que nos dá como afirma Paulo: “Ou quem lhe deu primeiro a ele, para que lhe seja recompensado? (Romanos 11:35)” se partirmos dessa premissa de que tudo é D’Ele, como podemos lhe dar algo ou cobrar a Deus por algo? Vemos que esses “pastores” caem em um grandioso antagonismo, e podemos aqui usar um exemplo da própria Bíblia para refutarmos tal ideia; usaremos o exemplo de Salomão que Deus lhe concedeu direito de pedir algo à Ele, e tendo a oportunidade de pedir qualquer coisa, simplesmente desejou ter sabedoria para guiar o seu povo.

Podemos ter em mente também que Deus abençoou ao Rei Salomão com riquezas em dobro e isso, sem o próprio rei haver pedido. O ocorrido se deu em um momento onde Deus (abrimos aqui um parênteses para dizer que Salomão não deu nada a Deus) Dá-me, pois, agora, sabedoria e conhecimento, para que possa sair e entrar perante este povo; pois quem poderia julgar a este tão grande povo? (2 Crônicas 1:10) e o que lhe fez Deus? Eis a resposta Divina:

“Então Deus disse a Salomão: Porquanto houve isto no teu coração, e não pediste riquezas, bens, ou honra, nem a morte dos que te odeiam, nem tampouco pediste muitos dias de vida, mas pediste para ti sabedoria e conhecimento, para poderes julgar a meu povo, sobre o qual te constituí rei,
Sabedoria e conhecimento te são dados; e te darei riquezas, bens e honra, quais não teve nenhum rei antes de ti, e nem depois de ti haverá.”
2 Crônicas 1:11,12

Podemos notar aqui pelos textos tratados e exemplos da Bíblia que não há a necessidade de tentarmos “comprar” a Deus pois, Deus abençoa até aqueles que não o servem: “Porque faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”. Mateus 5:45

2 O ser abençoado

Quando nos deparamos com alguém que é abençoado por Deus, geralmente as pessoas perguntam: O que ele tem? Como se o “ser” abençoado fosse sinônimo de “ter”.

O próprio Senhor Jesus era um homem abençoado, mas ainda assim não possuía nada de material: “E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça”. (Lucas 9:58)

Obviamente que um dos meios de Deus abençoar alguém também pode ser financeiramente, mas isso não quer dizer que seja um final em si, e sim, um dos milhares de meios de Deus abençoar alguém: Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo. Romanos 14:17

3 Considerações finais

 

Vemos então que a paz a alegria e a justiça são bênçãos de Deus sobre os homens e nenhuma delas podem ser tocadas e sim sentidas.

Quantas pessoas dariam toda sua fortuna para ter um filho que foi perdido para as drogas?

Quanto dinheiro uma mãe que perdeu um filho daria para tê-lo de volta?

Quanto de serviço uma pessoas faria para ter seu pai ou sua mãe outra vez ao seu lado?

Muitas vezes Deus nos abençoa com uma infinidade de coisas que estão bem ao nosso alcance, longe dos olhos e de serem apalpadas, mas ainda assim podemos senti-las, Será que podemos agradecer a Deus pelo fato de estarmos bem e com saúde?

Podemos agradecê-lo por termos o ar para respirar?

Podemos agradecê-lo pelo filho que chora? Muitas mães dariam sua vida para poder ouvir outra vez o choro de seus filhos...

“Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores”

1 Timóteo 6:10

Referências

 Acesso em 11 de nov. de 2015 https://www.bibliaonline.com.br