O conceito de metáfora na língua representa uma linguagem figurada ou linguagem simbólica. Mas se adentrarmos no aspecto filosófico a metáfora ganha uma importância ainda maior.  Isso porque a metáfora aponta para algo que é significativamente real, mas não verdadeiro no sentido literal da frase. Por exemplo quando dizemos que alguém fez alguma coisa de errado falamos: fulano meteu o pé na jaca.

Embora o discurso expresse uma verdade literalmente ninguém mete o pé em uma jaca quando faz algo de errado. Contudo "todo mundo" entende o que se está querendo dizer e com a vantagem de que a metáfora não precisa ir aos detalhes para causar a impressão desejada.

Do ponto de vista linguístico a metáfora não tem sentido em si porque não guarda o sentido literal das palavras. Esse sentido literal é classificatório e convencional dado a partir dos sentidos atribuídos a cada palavra para cada língua. Já a metáfora já nasce com o sentido em si, o sentido criativo e requer uma racionalidade reflexiva, capacidade nata do homem.

A linguagem está para o homem assim como as imagens estão para a parede da Alegoria da Caverna de Platão sendo a humanidade a caverna sobre o qual todos estamos aprisionados e sem poder olhar para os lados. Nesta comparação a metáfora equivale ao ato de, intuitivamente, podemos sair da caverna e olhar o mundo de fora dela. Pois a metáfora é a linguagem transcendente.

A metáfora está no campo da predicação e não no sujeito por isso toda metáfora tem um sentido em relação ao sujeito. Não existe metáfora sem sentido nem sem sujeito, fazer uma metáfora é em sim dá um mundo contextual ao sujeito abstratamente buscando uma ideia mais perfeita possível sobre a situação. Sem que para isso os nomes estejam empregados em seu sentido semântico formal. Até porque o que se busca na metáfora é a fuga do sentido formal que está preso a convenções limitantes da reflexão criativa do homem.

Metáfora é saber o uso da semelhança no discurso. Sempre que alguém não tem domínio de um vocabulário geralmente, mesmo inconscientemente, faz uso de metáfora para expressar o que está pensando. Isso demostra que a metáfora é intrínseca um processo natural. Fala em metáfora é a superação da relação dos signos.