Lúcia de Fátima Nunes Freitas, Daniela Beltrão Magalhães Cavalcanti, Desdra Lemos e Nadja Rolim

Prof.ª Dra. Jedida Melo

Introdução

O artigo trata dos problemas da saúde pública no Brasil, onde também são retratadas situações de corrupção e desvio de verbas pela classe política. Desse modo, impactando no desenvolvimento da saúde no país.

Desenvolvimento

Muito embora o texto aborde a importação de Médicos com a criação do programa Mais Médicos, esta medida não irá solucionar completamente esta questão, haja vista a existência de alguns extravios tais como: o desconhecimento do SUS, a dificuldade da língua local e a qualificação destes profissionais.

Vale também salientar que embora existam verbas destinadas à saúde, elas não são suficientes, principalmente pelo grande desvio por parte da classe política.

Como consequência da escassez dos recursos destinados a saúde surgem os grandes problemas dentro das unidades de saúde, sejam de atenção básica a alta complexidade. Problemas estes tais como: falta de insumos essenciais ao atendimento que contemplam medicamentos, macas, colchões, reagentes laboratoriais, alimentos e déficit de recursos humanos. Este último, incorrerá nas filas de demanda reprimida para realização de consultas, exames e cirurgias.

Os gestores das unidades de saúde trabalham gerenciando o caos, tentando administrar o escasso orçamento, onde em alguns momentos é preciso remover verbas, deslocando-as para situações mais prementes.

Conclusão

A solução para resolver os problemas da saúde pública no Brasil, deverá estar atrelada a resolução da corrupção com uma maior fiscalização das ações dos políticos. Além disso, deverá haver um maior investimento e verbas destinadas a saúde. Outro ponto que é essencial é a elaboração de planos de grade curricular dos cursos médicos com uma distribuição mais equitativa para a assistência da população, na tentativa de reduzir as discrepâncias.

Referência Bibliográfica

PORTAL DA EDUCAÇÃO- Saúde Pública no Brasil: Dias Atuais- acesso e, 18 de julho de 2018.